PT   |  ES |   EN

|

Abandonado pelo pai, Javier Bardem diz que passou fome: “Às vezes eu não tinha nada para comer!”

Sua constituição robusta e sucesso colossal escondem uma alma terrivelmente sensível com uma infância atormentada. Atrás de um ator do Oscar, encontramos um homem de rara modéstia. Não foi à toa que Penélope Cruz o escolheu para o bem ou para o mal!

Javier Bardem é como vinho. Com o passar dos anos, fica mais sexy e cada vez mais cheio de nuances. Embora tenha um físico impressionante e seja incrível em papéis negativos, o ator espanhol mostra uma sensibilidade especial e gentileza que o faz odiar visceralmente a violência.

Apesar de sua enorme notoriedade, junto com sua espetacular esposa, Penélope Cruz, eles formam um dos casais mais discretos do mundo do cinema. Eles têm dois filhos juntos, Leo Encinas Cruz (10) e Luna Encinas Cruz (7), mas afirmaram categoricamente que nunca os exporão nas redes sociais.

Recentemente, os dois foram pegos nas praias da Sardenha, e as fotos dos paparazzi, uma chance rara, deram a volta ao mundo. Logo após essas férias, Javier passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida: a morte de sua mãe, renomada atriz Pilar Bardem, 82 anos. Momentos ainda mais difíceis porque o ator, criado sem pai, sempre teve uma ligação especial com quem lhe deu a vida e também se dedicou pessoal com a educação.

- Publicidade -

Javier foi abandonado por seu pai quando era apenas um bebê, e Pilar Bardem, deixada com três filhos sob seus cuidados, fez esforços sobre-humanos para apoiá-los.

“Ela estava desesperada por dinheiro. De manhã ia à televisão, à noite ao teatro e à noite ao cabaré. Ela voltava para casa, dormiria por duas horas e então recomeçaria. Meu pai estava ausente, eu não tinha a referência masculina”, declarou o ator anos depois, na revista GQ, contando à Esquire que junto com sua irmã e seu irmão ficava dias sozinho em casa:” Às vezes eu não tinha nada para comer . Sem água quente. Muitas vezes eu nem tinha luz.”

Embora ele viesse de uma família de cineastas, com bisavô atores e um tio diretor, Javier costumava dizer que nos anos 60 e 70 atuar não era uma profissão respeitada, e sua mãe às vezes era tratada como uma “prostituta”.

O ator admitiu que não gostava muito da escola, mas, surpreendentemente, atuar não foi sua primeira escolha, embora aos seis anos já estivesse conseguindo seu primeiro papel. Tentou a sorte como pintor, mas sem sucesso, e entre os 9 e 24 anos jogou rúgbi, mas sem permanecer no mundo dos esportes.

Depois de uma adolescência barulhenta e de muitas surras no bairro, como o sangue não é feito de água, ele finalmente escolheu o caminho da atuação. Absolutamente espetacular, o filme que lhe trouxe a consagração foi aquele graças ao qual conheceu a sua atual mulher, que então fazia a sua estreia no cinema. Quando eles começaram a trabalhar no filme quente de sexo Jamón Jamón (1992), Penélope tinha 16 anos e Javier 21.

Em uma entrevista da GQ, talvez a única em que ele concordou em dar detalhes sobre sua história de amor, o ator admitiu que Penélope havia caído em suas graças desde então, embora, curiosamente, eles só tenham se tornado namorados 15 anos depois.

“Eu gostava dela, mas ela era menor. Nada aconteceu, embora a química fosse óbvia, foi tudo filmado. Basicamente, um documento da nossa paixão. Um dia mostraremos fotos às crianças e diremos: “Queridos, vocês devem levantar a taça em homenagem a este filme, por causa dele vocês estão aqui”. Muito sexy Ham Ham! Os pais de Penelope tiveram a coragem de deixar sua filha ficar assim. Se minha filha me mostrasse tal cenário aos 16 anos, eu não concordaria com nada daquilo.”

Anos depois, Javier não viu a morena gostosa, se mudou para Hollywood, até que o destino, os reuniu novamente, para Vicky Cristina Barcelona.

Eu mantive contato, mas cada um viajou em direções diferentes. Então começamos a filmar na Vicky Cristina Barcelona, ​​sem nenhum de nós dar o primeiro passo. Não sei porque, talvez por timidez, talvez por profissionalismo … Enfim, chegou o último dia de filmagem e eu ainda não tinha feito em nada. Eu disse a mim mesmo: “Que diabos!” Eu tenho que ficar bêbado. ‘ Felizmente, um amigo resolveu dar uma festa e o resto é história … ”, explicou Bardem na mesma entrevista à GQ.

Então, em 2007, Javier se juntao ao amor de sua vida, um relacionamento que eles reconheceram apenas três anos depois, alguns meses antes do casamento na casa de Johnny Depp nas Bahamas.

Os dois então estrelaram juntos dois outros filmes, The Counselor (2013) e Everybody Knows (2018), mas é bastante óbvio, se olharmos para a carreira de Bardem, que sua relação com Penélope também lhe deu um impulso no filme.

Indicado ao Oscar por sua atuação em Before Night Falls (2000), seu primeiro filme em inglês, o ator colocou as mãos na estatueta logo após iniciar seu relacionamento com a bela atriz, graças ao filme No Country For Old Men, dirigido pelos irmãos Cohen.

O papel de psicopata, tão bem interpretado, rendeu-lhe o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, mas também uma estreia em seu país: o primeiro ator espanhol a ganhar um Oscar.

Curiosamente, apenas um ano depois, Penélope também trouxe para casa o Oscar por seu papel coadjuvante em Vicky Cristina Barcelona. O que mais se pode dizer sobre Biutiful (2010), filme de grande sucesso de público, que lhe rendeu uma nova indicação ao Oscar e o troféu de Melhor Ator em Cannes …

Embora os personagens negativos venham a calhar, Javier Bardem odeia a violência. Tanto que quase recusou o papel de sua vida, o de psicopata criminoso em No Country For Old Men. Depois de cada cena dura filmada, ele exigia que a arma fosse tirada de seus olhos. Sua fobia de violência é baseada em duas experiências infelizes de sua juventude.

Aos 22 anos, foi espancado quase até a morte em um clube depois de tentar ajudar uma garota que estava sendo enforcada com por namorado. Que ele insultou.

Meu parceiro e seus amigos me tiraram do bar. Felizmente eu estava com ele. Estávamos todos no time de rúgbi e ainda levávamos isso a sério. Um ficou com um ombro fraturado, outro com uma perna quebrada … Espancamento feio! Muito feio! Se eu não estivesse com meus amigos, eles me matariam. Desde então, não agüento mais violência, nem assisto cenas como essa”, confessou Javier.

Antes deste episódio, quando já tinha se tornado um nome conhecido na Espanha, fui deixado com o nariz quebrado porque alguns meninos simplesmente “resolveram caçoar de mim” uma noite. Desde então, não agüento mais violência, nem assisto cenas como essa”.

Apesar de seu nariz nunca se recuperar, sua fisionomia permaneceu interessante, muitas vezes catapultando-o para o topo do ranking de sexy symbol.

“Mesmo? Olha a minha cara”, comentou o ator com auto-ironia esse título.

O fato de gostar de me colocar na pele de alguns personagens não significa que goste de me ver atuando em filmes. Não suporto esse nariz feio, a voz, esses olhos ridículos. Não consigo assistir algo assim ”. acrescentou um dos atores mais sexy do planeta, que certa vez espalhou o boato dizendo:

“Não acredito em Deus, só acredito no Al Pacino!”. Na verdade, ele ainda tem, depois de quase 20 anos, a gravação telefônica na qual o grande ator o parabenizou por um papel.

Com a mesma modéstia específica, ele reconheceu na Esquire que sua aparição no Oscar em 2016 com Meryl Streep o assustou completamente:

Fiquei confuso com as palavras, não sabia para onde olhar, não conseguia ver o que estava escrito no prompt.

Foi assim que ele reagiu ao encontro com Angus Young, o guitarrista de sua banda favorita, AC / DC : caiu de joelhos de alegria. “

Eu ia começar a chorar um pouco mais. Acho que o homem estava se perguntando quem diabos eles eram e de onde eu vim.”

No mesmo registro do bom senso, Javier Bardem abordou a questão do dinheiro, fazendo uma rara declaração de uma estrela de seu calibre:

“Eu trabalho muito menos do que eu queria. Não entendo esses cenários porque as pessoas pensam que moro na América e vou pedir somas astronômicas, o que não é verdade. Se um filme tem orçamento, sim, é claro que prefiro ser pago, mas se não tiver, encontraremos outro jeito. Sou flexível“, disse o marido de Penelope Cruz em um festival de cinema em Nantes.

Precisamos acrescentar que ele faz terapia há anos? Com dois psicólogos: um falando espanhol e outro inglês. Apesar de seus papéis fenomenais e sucesso colossal, Javier Bardem continua um homem com os pés no chão, um marido discreto, mas muito envolvido, e um pai dedicado.

“Se fico longe dos meus filhos por mais de duas semanas, fico louco, começo a me sentir fisicamente mal por causa da saudade deles“, disse ele ao The Guardian.

Aos 52 anos, o ator tem muito a oferecer, mas está feliz que:

Eu tenho a consciência limpa. Eu paguei minhas dívidas. Eu resolvi minhas questões importantes. Se eu morrer hoje … sei que consegui o que queria na vida, estou reconciliado”, finaliza Javier Bardem.

Esperamos que não aconteça tão logo e vejamos ele ainda por mais tempo nas telas.

Fonte: Redação Celebs

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.