PT   |  ES |   EN

|

Danilo Gusmão inicia ciclo de EPs audiovisuais com “Peleja”

Com o álbum “OGÓ”, Danilo Gusmão traduziu a poética de suas letras em uma sonoridade ao mesmo tempo clássica e contemporânea, com influências que vão de Dorival Caymmi a Kiko Dinucci, de Baden Powell a Alessandra Leão. Agora, o artista paulistano reinterpreta o repertório em um álbum audiovisual a ser lançado em quatro EPs temáticos, começando por “Peleja”. A coleção de canções reúne faixas de inspiração política e social em um diálogo potente com o atual cenário nacional. As músicas estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e os vídeos, no canal de YouTube do artista.

Assista a “Peleja”: https://youtu.be/7T9FrS8BS2I
Ouça “Peleja”: https://smarturl.it/PelejaDaniloGusmao


O projeto “OGÓ – um álbum visual em quatro atos” tem apoio do ProAC e foi imaginado como uma turnê de 8 apresentações, inviabilizadas pela pandemia. Diante das recomendações de saúde, o espetáculo foi reestruturado para um formato em vídeo. As canções de “OGÓ” foram regravadas com os novos arranjos elaborados para o show, incluindo quatro inéditas. “O intento inicial do projeto de aproximar artista e público se reconfigurou, mas o desejo de potencializar a criação artística como forma de luta cotidiana contra sistemas de opressão e em favor das coletividades possíveis se manteve, ainda mais emergencialmente diante do necessário distanciamento a que fomos submetidos”, analisa Danilo. 

Cada EP reorganizará tematicamente as canções do primeiro álbum em novos arranjos estruturados para o espetáculo que não pôde estrear devido ao isolamento social. Para além de “Peleja”, o segundo fragmento, “Poema”, passeia pela palavra como ferramenta transformadora do mundo. O terceiro, “Aqui”, fala sobre a materialidade daquilo que é transcendental. E o último, “Além”, para abrir o ano de 2021, pede a benção de Exu e todas as forças e conjura novas possibilidades por meio da música. 

- Publicidade -

Em “Peleja” surge a primeira das canções inéditas do novo trabalho, “Breu”. As outras duas faixas, “Bandeira” e “Oração a Dandara”, aparecem completamente rearranjadas e repaginadas. “Bandeira” single alguns dias antes e ganhou um clipe filmado na Vila Maria Zélia, primeira vila operária do Brasil, assinado por Luiz Fernando Marques. Já a última ganha percussões e um vídeo em homenagem a Dandara Kettley, travesti assassinada em 2017. 

Assista a “Bandeira”: https://youtu.be/0_N9SIM_nFs

O primeiro trabalho foi todo realizado de forma independente por Danilo Gusmão e viabilizado por meio de um financiamento coletivo. Em sua nova encarnação, o disco entrega outros caminhos criativos do artista, que já prepara novas composições inéditas.

Além do single e dos EPs, “OGÓ – um álbum visual em quatro atos” sairá, por fim, em formato de álbum, nas principais plataformas digitais. Cada um dos quatro fragmentos será lançado em vídeo durante lives com convidados especiais, que posteriormente se tornarão podcasts.

Fonte: Build Up Media

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.