A partir do dia 2 de março, o Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) receberá a estreia nacional do espetáculo musical “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval”. O espetáculo tem como protagonista o ator Paulo Verlings e direção de Vilma Melo. A temporada se estenderá até 2 de abril e tem patrocínio do Banco do Brasil. A peça foi concebida pela dramaturga Marcéli Torquato e tem duas versões, uma para o público a partir de 14 anos e outra com classificação livre. A trilha sonora é composta de músicas que têm base no aché music, destacando Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, entre outros. A peça é uma fábula, um universo inventado dentro de uma cidade chamada Ermo, que abriu as portas para a pressa, onde ninguém tem tempo e não há um bem cultural.
Na história, o protagonista chega nessa cidade em busca da namorada que sumiu no dia do casamento. A partir daí, começa uma jornada tanto para encontrar o amor como para tentar resgatar a cidade da pressa, da falta da poesia e de música. Nessa cidade não tem música, ninguém canta, ninguém dorme, ninguém morre, ninguém nasce. É uma cidade parada no tempo. A peça faz um paralelo com a vida da maioria das pessoas, cujos dias parecem iguais, com repetição do acorda, trabalha, come, dorme, de modo incessante.
A atriz Ester Dias, da aclamanda série “Bom Dia Verônica” da Netflix, nos contou um pouco da sua personagem, Margarete:
“Margarete é a unica cidadã de Ermo que não se desencantou e segue firme acreditando que pode fazer a cidade voltar a ser o que era, quando Salvador chega à cidade eles se encontram e prometem ajudar um ao outro. Ele a encontrar sua namorada e ela a recuperar sua cidade desencantada, a partir daí eles seguem uma jornada regada à muito axé em busca dos seus sonhos”, revela Ester.
- Publicidade -
A ideia da peça foi de Paulo Verlings, que levou a ideia para Marcéli Torquato de que o espetáculo se passasse no carnaval baiano, cujo protagonista se chamasse Salvador, e fosse uma história de amor. Embora a trilha musical não faça parte do repertório das crianças, em particular, “elas fazem muito parte da vida dos pais e das mães. Acho que vai ser gostoso”, disse Marcéli. O elenco multirracial é composto por oito atores e atrizes e quatro músicos. Os ingressos têm preços populares de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site.
A peça “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” é uma grande oportunidade para as pessoas de todas as idades assistirem a um espetáculo musical de qualidade e que trata de questões importantes da sociedade atual, como a pressa e a falta de tempo para desfrutar a vida e as coisas simples. Com um elenco talentoso e uma trilha sonora composta por músicas baianas famosas, o espetáculo promete agradar a todos. Além disso, o CCBB RJ é um local de fácil acesso, com ingressos a preços populares, e que privilegia a acessibilidade do público. Por isso, vale a pena conferir essa bela produção teatral.
“O espetáculo está lindo e tem um elenco incrível, divido a cena com o Paulo Verlings que é um ator que eu admiro muito e que tem um currículo enorme em teatro, além da direção luxuosa da Vilma Mello. Me sinto muito privilegiada de poder fazer esse espetáculo, que conta com uma equipe criativa e técnica de altíssimo nivel. Trabalhar com a Vilma Mello tem sido uma experiência única , aprendo muito com ela, não é todo dia que a gente tem a chance de trabalhar com alguém que a gente tem como referência e inspiração, ela foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio Shell e agora está novamente indicada, ela abriu caminhos para muitas mulheres negras“, disse Ester Dias.
Serviço:
Estreia dia 02 de março até 02 de abril de 2023.
A temporada seguirá no @ccbbrj de quarta a domingo, e aos sábados haverá sessão dupla.
Horário:quarta à sábado, às 19h30
Classificação indicativa: 14 anos
Sábados e domingos às 16h
Classificação indicativa: livre
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II (Rua Primeiro de Março, 66, Centro)
Informações: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site bb.com.br/cultura
Fonte: Redação Celebs / Elaine Cruz