Com visão de juventude periférica, coletivo teatral ‘Fale sobre mim’ faz filme sobre bicentenário da república

Fundado em 2018, o coletivo teatral ‘Fale sobre mim’, dirigido por Luiza Rangel, reúne em cena cinco jovens atores, que pesquisam o uso das narrativas de si como construção imagética e textual. Atualmente, o grupo produz o filme “Meu Corre”, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, que trata do bicentenário da independência do Brasil na visão da juventude da periferia. O projeto é realizado com jovens atores da zona oeste do Rio de Janeiro e será lançado no início de 2023, com produção de Dani Carvalho e orientação dramatúrgica de Laís Lage.

 

– Pensamos na potência que seria criar um curta-metragem que revira um pouco as narrativas oficiais, afinal, de quem é o ponto de vista exposto nos livros? Nos inspiramos em histórias que acabam ficando invisibilizadas. Os pequenos grandes movimentos de resistência e luta contra o domínio colonial são a base desta criação – explica a diretora Luiza Rangel.

 

- Publicidade -

O filme investiga as diversas camadas da palavra “Independência” através do olhar da juventude. A primeira parte do processo de criação será acompanhada pela professora e historiadora Cecília Matos, que conduzirá a pesquisa sob uma perspectiva decolonial. A partir dessas provocações e estudos, o elenco criará composições cênicas autoriais.

 

– Olhando para a história do nosso Brasil, começamos a nos perguntar: com que independência sonhamos? Como a juventude enxerga a luta pela liberdade e pela equidade de oportunidades? A composição das cenas nasce a partir do desejo de cada um, em projetar futuros possíveis – afirma Rangel.

 

O grupo, que já produziu espetáculos teatrais, tem como base fomentar a pesquisa, criação e produção artística de forma democrática e descentralizada. Para eles, é importante desenvolver uma autoralidade plural, diversa e conectada com o território. O lançamento do curta será feito em escolas, espaços de diálogo e inspiração.

 

– Vamos apresentar um ponto de vista que reflete a nossa comunidade e traz questões coletivas. Queremos pensar nosso lugar na cidade e no mundo, revisitar e escrever a nossa história de independência – completa Wilson Ruan Primo, um dos atores que compõe o “Meu Corre”.

 

Mais informações em https://www.instagram.com/falesobremimteatro/

Fonte: Leonardo Minardi

Compartilhe este Artigo

Naiara Azevedo realiza show exclusivo em comemoração ao Dia das Mulheres em Goiânia Naiara Azevedo realiza show exclusivo em comemoração ao Dia das Mulheres em Goiânia

Na noite de ontem, 10, a cantora Naiara Azevedo protagonizou um evento marcante em Goiânia, realizado na sede da ASMEGO (Associação dos Magistrados do Estado de Goiás),

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.