Musas da Copa, Nívia Abreu, representante dos Estados Unidos, e Lu Gatuza, da Costa Rica, usaram as redes sociais para falar sobre o autoexame de mama que é, ainda hoje, o mais eficaz na hora de detectar o câncer de mama.
Nivia Abreu trava uma batalha junto a uma amiga que acaba de retirar a mama após descobrir a doença, contou como reagiu quando soube que a amiga estava com câncer e como foi “devastador” torcer para que a amiga, Edina, vencesse essa batalha.
“Foi muito difícil receber a notícia de que uma amiga tão próxima, tão querida, começaria uma batalha contra essa doença tão devastadora. O câncer de mama fere não só o corpo da mulher, ele machuca a cabeça, a alma, e a todos que estão por perto. Como ela descobriu a tempo, foi retirada a mama e está se recuperando”, conta Nivia.
Já Lu Gatuza, a Musa da Costa Rica, não aceita o fato de ainda não ter sido descoberta uma vacina ou um tratamento menos agressivo e que evite a doença.
“A Covid-19 chegou do nada, parou o mundo, trancou a todos dentro de casa e, como num passe de ‘mágica’ inventaram vacinas para conter a doença. Como pode, o câncer, uma doença mundial, que mata mulheres dia e noite nos quatro cantos da terra não ter, ainda, algo similar que evite que ele chegue até nós? É triste não saber se falta empenho ou se é só manobra da indústria” questiona Lu.
Fonte: Romulo Moreira