PT   |  ES |   EN

|

Corpo em Chamas: A Série espanhola da Netflix baseada em uma história real

Um caso onde os assassinos foram, literalmente, condenados por excesso de provas.

A série espanhola de suspense e drama, “Burning Body”, “El cuerpo en llamas,” ou “Corpo em Chamas” da Netflix, tem como base uma história real envolvendo um misterioso assassinato em Barcelona, onde o corpo carbonizado de um policial foi encontrado dentro de seu carro. Embora afirme ser baseada em eventos reais, a série também menciona ser dramatizada em algumas áreas, e é essa segunda afirmação que se revela mais verdadeira. Com oito episódios de cerca de 50 minutos cada, a narrativa é frequentemente intencionalmente desconexa, conferindo-lhe um apelo de teledrama. Além disso, a maneira como os personagens são apresentados também parece distante da realidade, tornando o programa uma experiência de visualização razoável.

“Burning Body” é baseada no sensacional caso de Rosa Peral, no qual dois policiais foram presos como suspeitos pelo assassinato de um terceiro colega policial. No início do mês de maio de 2017, o corpo de Pedro Rodriguez foi encontrado dentro do porta-malas de seu próprio carro, abandonado na desolada área do reservatório de Foix, na Catalunha. O carro havia sido incendiado, e o corpo estava tão queimado que a polícia teve que fazer grandes esforços para simplesmente identificar o homem. Quando a atual parceira de Pedro, Rosa Peral, foi interrogada pelos investigadores, ela também ficou imensamente chocada com essa morte misteriosa. Apesar de planejarem se casar posteriormente, Rosa e Pedro aparentemente tiveram uma grande briga, após a qual o homem saiu de casa em 2 de março e não entrou em contato com Rosa desde então.

Conforme a polícia investigava os registros de localização de Pedro em seu telefone, havia, de fato, rastros de que ele havia circulado pela cidade em 2 de março, juntamente com mensagens de texto enviadas a alguns de seus amigos. A última localização conhecida do homem era no bairro de um certo Javier Guerrero. Javier, também policial, era o ex-marido de Rosa, e a mulher instantaneamente afirmou que deve ter sido Javier quem matou Pedro, já que o ex-marido estava bastante ciumento de seu parceiro atual. Na verdade, havia muitos ressentimentos entre Rosa e Javier, pois os dois estavam envolvidos em uma disputa legal pela custódia de sua filha, Sofia. No entanto, uma vez que a investigação começou, Rosa e um suposto amante dela, Albert Lopez, foram presos como principais suspeitos pelo assassinato.

“Burning Body” mantém os elementos básicos o mais fiel possível à realidade, começando pela decisão de não alterar os nomes das pessoas envolvidas. No entanto, a série continua a adicionar camadas de ficção a essas pessoas, ou aos personagens baseados nelas, a ponto de a ficção dramática superar os fatos. É mais óbvio que Rosa Peral seja o primeiro alvo gritante dessa dramatização, pois ela é feita para parecer uma pessoa verdadeiramente má. A série foca em sua série de amantes diferentes, a maioria dos quais estava tendo casos ilícitos com ela. Embora a série não mencione isso diretamente, há claramente um senso de perseguição que se espera que o personagem de Rosa enfrente devido às suas escolhas pessoais. Alguns personagens em situações relevantes também se manifestam contra Rosa, chamando-a pelos nomes mais ofensivos e questionando sua moralidade à menor provocação. Na verdade, a sequência de abertura da série deixa muito claro como pretende retratar Rosa Peral – como uma típica femme fatale que também é uma sedutora mestra, colocando os homens sob seu controle.

- Publicidade -

Rosa sendo percebida dessa forma parece ter acontecido em toda a mídia e na sociedade na vida real também, depois que ela foi inicialmente detida pela polícia como suspeita. Sua vida pessoal logo se tornou o assunto de discussões e debates em grande escala na sociedade, à medida que notícias sobre seus amantes eram apresentadas da maneira mais sensacionalista possível. A humilhação que ela teve que enfrentar, é claro, não contradiz as conclusões finais do caso criminal de forma alguma, mas a série poderia ter feito mais para discutir esses elementos. Na minha opinião pessoal, “Burning Body” perde a oportunidade de levantar questões sérias sobre o efeito da percepção pública nos casos judiciais, ou pelo menos a necessidade de manter uma sensibilidade em certo grau ao lidar com certos casos. A realidade era realmente muito sombria, já que tal perseguição realmente aconteceu na vida real. Mas, uma vez que a série já era uma obra de ficção, poderia ter feito coisas mais promissoras com isso. Em vez disso, a série da Netflix apresenta apenas uma versão altamente dramatizada dos personagens, da trama e do resultado final de toda a questão.

Assistindo a “Burning Body”, que é uma releitura fictícia de eventos criminais reais, não pude deixar de lembrar da série “The Staircase” da HBO Max, de 2022, que tinha uma intenção semelhante e também tinha estilos semelhantes em certa medida. Embora aquele programa, que cobria a história de Michael Peterson, não tivesse necessariamente muitas informações novas sobre o caso, ele conseguiu expor a rede de problemas e camadas de ambiguidade que existiam no assunto. Há muito menos ambiguidade no caso de Rosa Peral, e, portanto, a série da Netflix poderia ter se concentrado mais no nível de pensamentos ou ideias do que apenas ação.

Documentário

Se alguém assistir à série simplesmente para acompanhar o caso, então “The Rosa Peral Tapes”, “O caso Rosa Peral” seria uma opção melhor. A Netflix também lançou este documentário ao mesmo tempo que a série “Burning Body”, fornecendo tanto uma oferta baseada em fatos quanto uma oferta fictícia para o mesmo caso criminal. Por ser muito complexa, em eventos, pessoas, tempo, o adequado é assistir a série primeiro e mais tarde o documentário, onde o depoimentos dos condenados, Rosa, Albert, e da advogada de Rosa, Olga Arderiu, as vezes chega ser hilário de tão absurdo. Os argumentos dela nos faz lembrar em muito o documentário de Elize Matsunaga, onde ela usa o comportamente de terceiros como justificativa, e que por incrível que pareça, recebeu muito apoio de mulheres na internet, mesmo elas sabendo que Elize conheceu o marido na mesma situação em que ela estava quando o matou.

O estilo de produção de “Burning Body” é adequado e mediano, sem momentos visuais excepcionais. A música também adiciona um toque dramático, deixando evidente que pretende manter esse estilo. As atuações também são boas o suficiente, com Ursula Corbero, estrela de “La Casa de Papel,” liderando a maior parte. Embora “Burning Body” pudesse ter sido muito mais, a série ainda proporciona uma experiência de entretenimento razoável e vale a pena assistir, principalmente pela trama.

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.