O alcoolismo é um problema muito comum aqui no Brasil e pode atingir vários tipos de pessoas.
Esse problema pode atingir o corpo físico, a saúde mental e o convívio social e familiar da pessoa, fazendo com que vários outros problemas surjam, como o descontrole financeiro e a falta de moral.
Existem países em que a taxa de alcoólicos é de 9% da população, onde podem ser considerados consumidores excessivos do álcool.
Se você está passando por uma situação como essa ou conhece alguém que esteja, trouxemos algumas informações sobre qual a forma de se evitar o alcoolismo no Grupo Viver Agora.
Confira a seguir:
- Publicidade -
O QUE LEVA UMA PESSOA A SER ALCÓOLATRA?
As causas do alcoolismo podem ser as mais variadas possíveis. Sua dependência pode estar diretamente relacionada a fatores sociais, psicológicos e genéticos.
Essas questões podem acontecer de maneira gradual, dependendo do organismo e da mente da pessoa. As consequências do álcool podem ser bem negativas para a vida do dependente.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO ALCOOLISMO?
O maior sintoma do alcoolismo é a necessidade de consumir o álcool e não conseguir controlar esse consumo. Além disso, o dependente não consegue reduzir a quantidade de álcool consumida, pelo contrário, essa quantidade só aumenta.
Nessa mesma proporção, o organismo vai ganhando resistência aos efeitos do álcool, fazendo com que o indivíduo sempre tenha que aumentar a quantidade para sentir o mesmo efeito de antes.
Com a pressão social, a pessoa passa a consumir o álcool de forma descontrolada e faz isso em ambientes isolados, para não sofrer com os julgamentos alheios. A abstinência dessa substância no organismo faz com que a pessoa sinta enjoos, tremores e até suores.
Além desses sintomas, é possível que o álcool altere a memória da pessoa. Antes, as atividades comuns do dia a dia que eram feitas de forma rápida, passam a ser atividades desagradáveis, onde só se consegue realizar as tarefas com a ajuda do álcool.
Quando falamos sobre o alcoolismo, também podemos citar o grande risco de acidente que ele causa, além do risco aumentado de doenças hepáticas, cardíacas, sexuais e digestivas.
QUAL O TRATAMENTO CORRETO PARA O ALCOOLISMO?
Antes de listar quais são os tratamentos disponíveis para o alcoolismo, é interessante lembrar que o indivíduo precisa ter força de vontade e querer largar esse vício. Essa é a primeira forma de se evitar o alcoolismo.
Existem tratamentos médicos que podem ser feitos para combater o alcoolismo, mantendo uma série de acompanhamentos com vários profissionais da saúde, como psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos.
Além da colaboração da própria pessoa e acompanhamento médico, a família também é parte importante para conseguir evitar o alcoolismo.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO ALCOOLISMO?
Quando um indivíduo torna-se dependente de alguma substância, ele fica mais vulnerável a doenças, assim como o risco de acidentes é aumentado. Outro problema que pode acontecer com pessoas alcoólicas é atrapalhar a sua vida profissional, social e familiar.
Evitar o consumo de álcool pode ajudar muito a diminuir alguns problemas como:
- Distúrbios comportamentais
- Distúrbios mentais
- Perda de memória
- Dificuldade de aprendizagem e raciocínio
- Cirrose hepática
- Agressividade
- Doenças cardiovasculares
- Insônia
- Câncer
- Problemas na gestação.
COMO EVITAR O ALCOOLISMO?
A prevenção do alcoolismo precisa ser de interesse do indivíduo e a ajuda de pessoas do mesmo círculo de relacionamento dele. É importante encontrar maneiras de relaxar e lidar com o stress do dia a dia para não descontar na bebida.
Veja algumas dicas de qual forma de se evitar o alcoolismo:
- Escolha apenas um dia para consumir bebidas alcoólicas
- Não compre bebidas para a sua casa
- Tenha o autocontrole em dizer não quando oferecerem bebidas a você
- Evite estar em situações em que a bebida é o principal foco
- Tenha metas para alcançar
- Procure por ajuda profissional.
Como dissemos, para tratar e evitar o alcoolismo, é muito importante que a pessoa se conheça e saiba quais são os seus limites. Assim, ela vai conseguir abrir mão do que é superficial, no caso a bebida, para garantir uma qualidade de vida maior.
Evitar o alcoolismo não é uma tarefa fácil e requer muita paciência, esforço e dedicação. É uma doença que tem tratamento, mas deve ser acompanhada de profissionais capacitados para que os resultados sejam satisfatórios.
Com anos de experiência, as clínicas de recuperação do Grupo Viver Agora diz que a família pode e deve procurar ajuda psicológica, tanto para o dependente químico, como para si mesmos, pois estar bem consciente e decidido é importante para emitir força ao paciente, e continuar na luta contra o vício, seja ele qual for.
Para conhecer mais sobre a clínica, seus métodos de tratamento e demais informações, acesse o site:
WhatsApp: (11)94797-6909