Celebs | Bruno Albert antecipa EP com single duplo “Pre-Tu”
Topo
Por Daniel Pandeló Corrêa / Publicado quarta-feira, 04 dez 2019 11:25

Bruno Albert antecipa EP com single duplo “Pre-Tu”

Crédito: Pedro Gomes

Prestes a lançar seu EP de estreia, o cantor e compositor Bruno Albert faz de sua música um mergulho profundo nas questões raciais no Brasil com “Pre-Tu”. O single duplo digital, que acaba de lançar pelo selo Diáspora, está disponível em todas as plataformas de música.

Natural de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, Bruno Albert começou a compor muito jovem e sempre viu na música um meio de experimentação e produção artística para expressar seus questionamentos e afetos. Após imersão no campo expandido da arte contemporânea, ele faz um mergulho interno em suas músicas.

“‘Pre-Tu’ surgiu de uma maneira bem arrebatadora. O chamado do início da música evoca várias questões, sobretudo a complexidade da presença, origens e transformações destas matrizes africanas no Brasil. Eu também tenho estas questões, pois me encontro em processo de desenvolvimento individual tanto quanto às origens quanto ao que me difere destas, este diálogo é o que vejo como interessante nisso tudo. Preto não é só a origem, mas sim o que já nos tornamos hoje com nossas próprias identidades”, explica ele.

O EP já tinha sido antecipado por “Razão”, faixa que dialoga com a b-side do single duplo. “‘Ódio’ surgiu como harmonia em diálogo com ‘Razão’. É uma canção que toca o tema de manipulação social sem deixar de lado a beleza da inevitabilidade dos processos humanos. Aprendemos a respeitar o medo, a força e a agir de forma reativa, logo seria inevitável isso ser utilizado como estratégia em algum momento”, conclui.

A produção musical e as linhas de baixo são de Hugo Noguchi, conhecido por projetos como Ventre, SLVDR e Posada e o Clã. A arte de capa é uma das fotografias da série Ìyá (que significa mãe em Yorùbá), feita pelo coletivo Pangeia (Pedro Gomes, Silvia Medeiros, Fabiana Pernambuco). Embora não tenha sido concebida para ser a capa do single, a imagem retrata parte de sua letra, incorporando o sincretismo brasileiro e a transformação da tradição em um discurso atual e pungente. 

O single é uma aposta do novo selo Diáspora, projeto iniciado por Noguchi que pretende dar visibilidade para que artistas racializados se insiram de modo profissional no mercado musical, buscando descendentes das diásporas africana e asiática, bem como das internas brasileiras. “Pre-Tu” está disponível em todas as plataformas de streaming musical.

Ouça “Pre-Tu”: http://smarturl.it/Pre-Tu


É permitida a reprodução desde que de forma individual (não de todas as matérias), citadas a fonte (Site Celebs.com.br) e créditos de fotos.