O Abelha & Banda Ilusão Sonora traz a mistura do punk rock com axé music no disco “The Clash com Banana”

Já se foi o tempo em que a axé music e o punk rock antagonizavam na música brasileira. Trazendo esses dois estilos sob uma única perspectiva, o artista O Abelha lança, nesta segunda-feira (13/3), junto com a banda Ilusão Sonora, o disco “The Clash com Banana”, o primeiro do quinteto mineiro. Autoexplicativo, o título do trabalho resume o clima festivo e pungente que também está presente nos shows do conjunto.

Com seis faixas, “The Clash com Banana”, gravado durante 2022, traz canções inéditas e mais três que já foram lançadas em formato de single, incluindo o hit “Chuva”, que conta com um videoclipe lançado no final do ano passado. O disco já está disponível nas principais plataformas de streaming desde a meia-noite desta segunda-feira.

 

Link para o disco “The Clash com Banana”: https://ffm.bio/abelha

- Publicidade -

 

Na verdade, O Abelha é um personagem incorporado pelo músico e Mauro Novaes, 34, baterista com mais de duas décadas de rodagem pela cena de rock independente de Belo Horizonte. A criação do alter-ego aconteceu durante a pandemia, quando o artista espontaneamente sentiu a necessidade de escrever canções na guitarra elétrica que estava encostada em sua casa. Foi aí que nasceu a mistura inusitada do punk rock com a música baiana.

 

“O Abelha é uma simplificação dos ritmos brasileiros, com muita influência principalmente da música baiana, que é algo que foi muito presente na minha infância, nos anos 1990. Sempre gostei muito. Depois, fui me enveredar para os lados do punk rock, onde fiz a minha escola musical”, conta.

A proposta também era manter a simplicidade na produção, ‘sem firulas’, o que foi aa encontro a um dos ídolos de Mauro, os Ramones. “Eles também faziam isso com a música americana. Não tinham amplo domínio dos instrumentos”, diz o músico, que também cita como influências, além dos óbvios The Clash e Chiclete com Banana, artistas como Serguei, Daniela Mercury, Buzzcocks, Calypso e Bob Marley.

 

Assista ao clipe de “Chuva”: 

 

 

Uma ilusão sonora

Os resquícios da juventude de Mauro Novaes para a criação do Abelha não estão apenas no sucesso comercial do axé music durante a última década do século passado. Segundo ele, a figura do inseto, de quem ele nutria certa fobia, era recorrente em seus sonhos durante a infância.

“Nesse sonho, eu me via através do olhar de uma abelha, que me seguia. Ao fundo, havia uma narração, basicamente falando alguns termos técnicos sobre os costumes da abelha. E acabava quando ela me levava para um espaço aberto, que era na verdade um abismo. Mas também era uma imensidão aberta, que para mim, hoje, é a possibilidade – um mundo aberto, que às vezes nos dá medo, mas que temos de enfrentá-lo”, explica o artista.

Para concretizar o outro sonho, o de dar vida às próprias canções autorais, O Abelha conta com a banda Ilusão Sonora. O conjunto é formado por Vinikov de Moraes (guitarra solo), Pedro Vasseur (baixo), Pedro Fontenelle (bateria) e Claudão Pilha (percussão), além, é claro, de Mauro Novaes (vocais e guitarra). As seis faixas de “The Clash com Banana” foram gravadas e mixadas no Minotauro Estúdio, em Belo Horizonte, com produção de Pedro Fontenelle e Vinikov de Morais, que também compõe grande parte das músicas do grupo. A capa do disco tem assinatura da Estranha Dupla.

Antes de “The Clash com Banana”, a banda já havia lançado três singles, “Vermelho Pede Vingança”, “Maletinha” e “Uma Música de Natal”, com as duas últimas tendo ganhado videoclipes já disponíveis no YouTube. Para o ano que vem, a banda prepara um novo álbum, com mais músicas, todas inéditas.

“A abelha é um animal curioso, às vezes temido, mas também frágil. As canções transparecem certa fragilidade, mas também a perspicácia de algo pontiagudo. É melódico, é pop, mas tem uma pungência punk. É o amarelo e o preto; o fofo e o perigoso. É o mel com sua sensualidade e com sua doçura também”, descreve e conclui Mauro, ou melhor, O Abelha.

 

 

Tracklist:

1.   Lágrima de Crocodilo

2.    Eu Te Quero Toda Hora

3.    Diva

4.    Preciso de Um Chope

5.    Chuva

6.    Quero Você Aqui 

 

Ficha técnica

Gravado no Minotauro Estúdio, Belo Horizonte/MG. 

Mixagem e masterização: Pedro Fontenelle e Vinikov de Morais

Produzido por O Abelha & Banda Ilusão Sonora

Capa: Estranha Dupla (https://www.instagram.com/estranhadupla)

Fotos: Claudão Pilha

O Abelha & Banda Ilusão Sonora:

 

Mauro Novaes: Guitarra e Voz

Vinikov de Morais: Guitarra e backing vocals

Pedro Vasseur: Baixo e backing vocals

Pedro Fontenelle: Bateria e backing vocals

Claudão Pilha: Percussão e backing vocals

 

Instagram: instagram.com/oabelha_oficial/

Fonte: Assessoria

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.