O espólio de Michael Jackson divulgou um comunicado acusando a ABC News de violar sua propriedade intelectual com o seu especial sobre os últimos dias do cantor.
A ABC vai levar ao ar o documentário de duas horas “Os Últimos Dias de Michael Jackson”, hoje, quinta-feira, explorando a vida e o legado do Rei do Pop, de sua complicada infância aos concertos, “This Is It”, que ele não viveu para se apresentar.
No entanto, o espólio Jackson deixou claro que não aprova o documentário, chamando-o de “outra tentativa grosseira e não autorizada de explorar a vida, música e imagem de Michael Jackson sem respeitar o legado de Michael, os direitos de propriedade intelectual ou seus filhos”. “
A proprietária da marca Jackson ficou particularmente ressentida com a promoção do uso de material protegido por direitos autorais pertencente à propriedade pela ABC: “Somente após a notificação de nossos advogados à ABC News, indicando que eles estavam infringindo nossos direitos de propriedade intelectual, os materiais foram removidos”.
- Publicidade -
A proprietária também observa que “a ABC pretende usar música e outras propriedades intelectuais de sua propriedade, como fotos, logotipos, obras de arte e muito mais no próprio programa, sem ter licenciado os direitos sobre qualquer material desse tipo”.
Apresentando entrevistas nunca vistas antes com Jackson por Barbara Walters e Diane Sawyer, o especial também inclui novas entrevistas com a professora de dança de Jackson e Lisa Staub, a operadora de turismo que estava na frente de sua casa no dia em que ele morreu.
Em resposta às acusações do espólio de Jackson, um porta-voz da ABC News negou que o conteúdo do especial violasse seus direitos. “O documentário da ABC News explora a vida, carreira e legado de Michael Jackson, que continua a ser de grande interesse para as pessoas em todo o mundo. O programa não infringe os direitos de sua propriedade, mas, como cortesia, removemos uma imagem específica do material promocional.” disseram.
Leia a declaração completa da proprietária de Jackson:
Queremos que os consumidores saibam que The Last Days, de Michael Jackson, um especial de televisão exibido na ABC TV (uma subsidiária da The Walt Disney Company) amanhã, 24 de maio, não é patrocinado ou aprovado pela proprietária de Michael Jackson. É particularmente desanimador que a Disney, uma empresa conhecida por acreditar firmemente na proteção de seus próprios direitos, decida ignorar esses direitos pertencentes ao Estado.
A ABC estava usando uma foto com direitos autorais e imagens de silhueta de nossa propriedade nos trailers e material promocional para o especial. Somente após a notificação de nossos advogados à ABC News, indicando que eles estavam infringindo nossos direitos de PI, os materiais foram removidos. Somos informados de que a ABC pretende usar música e outras propriedades intelectuais de propriedade, como fotos, logotipos, obras de arte e muito mais no próprio programa, sem ter licenciado os direitos sobre qualquer material desse tipo. Imagine se isso fosse feito com qualquer propriedade intelectual da ABC. Acreditamos que o especial seja outra tentativa grosseira e não autorizada de explorar a vida, a música e a imagem de Michael Jackson sem respeitar o legado de Michael, os direitos de propriedade intelectual ou seus filhos.
A proprietária da marca de Michael Jackson”
“Os Últimos Dias de Michael Jackson” está programado para estrear quinta-feira, 24 de maio às 8 / 7c na ABC.
Fonte: Ronaldo Marcos