Com 22 anos de trajetória artística e reconhecido por sua relevância de trabalho no panorama da dança e do teatro, o Núcleo de Dança para Atores vem percorrendo, desde o início do ano, diversas cidades fluminenses com o espetáculo “Nossos Espaços Vazios – Projeto Circulação”, com realização da Aruten Produções Artísticas. Com entrada franca e direção artística de Roberto Lima, coreografia assinada por Rodrigo Gondim e Roberto Lima, o projeto, que estreou em Rio das Ostras e já passou por Búzios, Maricá e Saquarema, encerra sua programação com apresentações neste fim de semana. Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Retomada Cultural RJ 2, o espetáculo chega ao Rio de Janeiro no sábado, dia 4, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Tijuca) e em Niterói, no dia seguinte, no Museu de Arte Contemporânea.
Além dos espetáculos, o projeto também irá oferecer, em cada município, duas Master Classes: uma de Dança / Expressão Corporal, com o Roberto Lima, bailarino do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e professor de teatro com 20 anos de experiência na Escola de Teatro Martins Penna, e outra de Interpretação Teatral, com Dudu Gama, professor de teatro também com 20 anos de experiência na Escola de Teatro Martins Penna; além de uma Roda de Conversa (“Reflexões artísticas”, um bate-papo após os espetáculos). Uma intervenção cênica urbana, “Nossos Espaços Vazios – Projeto Circulação” traz uma coreografia que adota muros e paredes para experimentações artísticas que retratam pessoas comuns – personagens que se destacam nos cenários urbanos, inquietos, que buscam preencher o vazio cotidiano que os sufoca através de movimentos que propõem tentativas de contato com o outro, que nunca se realiza em sua plenitude.
A arte nos muros promove o contato dos cidadãos com o universo das artes visuais, através do Grafite. Desta forma, o projeto busca mostrar que é possível ampliar a utilização destes espaços para outras linguagens – a técnica do Teatro-dança. “O que dizem os muros da cidade, o que podemos expressar por meio deles e quais são os muros que criamos em nosso próprio entorno?”, indaga o diretor Roberto Lima.
Em cena, nove intérpretes apresentam a interseção entre as linguagens do teatro e da dança, uma pesquisa essencial para o trabalho cênico. Uma abordagem das dimensões simbólicas dos muros e paredes urbanos.
- Publicidade -
CRONOGRAMA
RIO DE JANEIRO
APRESENTAÇÕES/RODA DE CONVERSA + OFICINAS
DATA: 04/02/2023 (sábado)
HORÁRIO: 14h e 15h
LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Sala Multiuso do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
ENDEREÇO: R. José Higino, 115 – Tijuca
OFICINAS GRATUITAS
DATA: 04/02/2023 (sábado)
HORÁRIO: 9h30 às 11h30 (Dança / Expressão Corporal, com o Roberto Lima)
11h30 às 13h30 (Interpretação Teatral, com Dudu Gama)
LOCAL: Sala Multiuso do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
ENDEREÇO: R. José Higino, 115 – Tijuca
NITERÓI
APRESENTAÇÕES/RODA DE CONVERSA
DATA: 05/02/2023 (domingo)
HORÁRIO: 14h e 16h
LOCAL: Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC)
ENDEREÇO: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói
OFICINAS GRATUITAS
DATA: 12/02/2023 (domingo)
HORÁRIO: 13h às 15h (Dança / Expressão Corporal, com o Roberto Lima)
15h às 17h (Interpretação Teatral, com Dudu Gama)
LOCAL: Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC)
ENDEREÇO: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói
Inscrições nas oficinas e mais informações no Instagram:
@nucleodedancaparaatores
(link do formulário de inscrição na bio)
Fonte: Fabio Cezanne