Conhecido como guitarrista, compositor e arranjador pelo seu intenso trabalho colaborativo na música feita atualmente em Minas Gerais, PC Guimarães lança no dia 21 de outubro, Bem-te-vi, single que dá as boas vindas ao seu trabalho solo. A obra instrumental traz, com brasilidade, sentimentos da rotina diária do artista que compôs durante toda a pandemia em seu quintal. A gravação mostra a espontaneidade do quinteto formado por Bruno Vellozo (baixo), Davi Fonseca (piano), Gabriel Bruce (bateria), Natália Mitre (vibrafone), além de PC Guimarães (guitarra), gravando ao vivo.
Bem-te-vi fará parte do álbum Quintal (Grão Discos), composto, produzido e arranjado por PC Guimarães, que estará nas plataformas digitais no dia 4 de novembro. O conceito desse trabalho parte do lugar do encontro, do ócio, da descoberta, e da experiência de troca que a música e o quintal ambientam. O disco vai além dos limites de gênero, passando pelo acústico e elétrico, pela canção mineira, pelo improviso, pelo rock, pelo jazz, e pelo som que ainda não se pode dizer o que é.
- Publicidade -
“Uma das coisas que me salvou durante a quase infinita quarentena foi a rotina de passar as manhãs compondo no quintal, todo dia. E quando eu estava fechando o repertório do disco, achei essa música no meu celular, no meio de outras. E na gravação do celular, ouvia ao fundo os bem-te-vis que cantavam comigo e tenho certeza que me inspiraram”, conta PC.
Além de Bem-te-vi, farão parte do disco as faixas Montanha, Sopro de Luz, Redescobrir, Desde que o Samba é samba, Touch e Quebra cabeça. Todas as faixas foram compostas e arranjadas por PC Guimarães, exceto “Desde que o Samba é samba”, composta por Caetano Veloso e arranjada por PC Guimarães. O disco todo foi produzido por PC Guimarães, gravado, mixado e masterizado no estúdio Stereo Outono por Marcelinho Guerra.
PC Guimarães graduou-se na UFMG em música popular e estudou na New School for Jazz and Contemporary Music em Nova York. Atua como guitarrista, violonista, arranjador, compositor, professor e é um dos fundadores do selo musical mineiro Grão Discos. Como guitarrista, compositor e arranjador, PC Guimarães integra o quinteto de música instrumental Semreceita, com quem lançou os álbuns Semreceita (2017) e Pracutucá (2021). É também parceiro musical da percussionista e compositora Natália Mitre, formando o Duo Foz, com quem lançou o álbum Interseção dos Mundos (2021) e foi vencedor do Prêmio BDMG Instrumental em 2021 na categoria principal e também foi premiado pelo “Melhor Arranjo”. Também parceiro do cantor e gestor cultural Octávio Cardozzo, tendo sido responsável pela direção musical e arranjos (junto de Gabriel Bruce) dos trabalhos Âmago (2017) e “Pra Chorar Dançando” (2021) que excursionou por Portugal, Espanha e Itália em 2022
FICHA TÉCNICA
Bem-te-vi
Bruno Vellozo – baixo
Davi Fonseca – piano
Gabriel Bruce – bateria
Natália Mitre – vibrafone
PC Guimarães – guitarra
Fonte: Débora Venturini