Carta para Clarice Lispector: ícone da música italiana celebra literatura brasileira em álbum colaborativo

Carta para Clarice Lispector: ícone da música italiana celebra literatura brasileira em álbum colaborativo
Divulgação

Em diálogo entre a pista de dança e a literatura existencial, o duo formado por Chiara Civello e Clap! Clap! transforma leituras em um antídoto poético e dançante

Em um diálogo entre a música eletrônica contemporânea e a literatura universal, o álbum de estreia do duo CCCC revela uma curiosidade poética fascinante: o processo de composição da faixa “Clarice My Dear” nasceu como uma carta pessoal endereçada à icônica escritora ucraniano-brasileira Clarice Lispector. O duo é formado pela cantautora italiana Chiara Civello e pelo produtor eletrônico Clap! Clap!.

Durante o processo de criação do disco, marcado por temas densos e reflexivos imersos em batidas dançantes e orgânicas, Chiara Civello encontrou refúgio e cumplicidade na escrita da autora de “A Hora da Estrela”. O que começou como um pedido de socorro no papel transformou-se em uma celebração da complexidade humana ao som do violão, do piano napolitano e dos beats de Clap! Clap!.

“Para mim, ‘Clarice My Dear’ começou como uma carta, quase um pedido de ajuda. Eu me sentia atraída pela habilidade de Clarice de entrar nos cantos mais assustadores do ser humano e encontrar algo vivo ali. Escrever para ela me ajudou a abordar minhas próprias contradições com curiosidade. No final, canto ‘I’m in love with the abyss I am made of’ (‘Estou apaixonada pelo abismo de que sou feita’), abraçando as minhas próprias contradições”, conta  Chiara Civello

- Publicidade -

A curiosidade literária de “Clarice My Dear” não é um caso isolado dentro de CCCC. O álbum funciona como um mosaico de referências poéticas e filosóficas que guiaram a inspiração de Chiara enquanto ouvia os arranjos rítmicos e hipnóticos de Clap! Clap!. Em “Tudo Passa”, a canção entrelaça quatro versos da poeta norte-americana Emily Dickinson sobre a possibilidade da eternidade ao lado de quem se ama com o mantra em português “tudo passa”, colocando em coexistência o desejo de algo eterno e a aceitação da efemeridade.

Image

Crédito: Umberto Lopez

Já “The Way Out Is The Way In” é inspirada pelos livros do mestre zen-budista Thich Nhat Hanh emprestados a Chiara pela mãe. A faixa utiliza a respiração e a atenção plena como um caminho de volta para dentro de si no meio do caos.

Lançado pelo selo Quarter Moon Records, o álbum CCCC prova que a música para a pista de dança pode ser também um território fértil para a poesia existencial, onde o peso da literatura e a leveza do ritmo se abraçam em perfeita sintonia.

O álbum CCCC e o single “Clarice My Dear” estão disponíveis em todas as plataformas de streaming de música digitais.

Siga Chiara Civello:

SITE / INSTAGRAM

 

Siga Clap! Clap!:

BANDCAMP / INSTAGRAM 

Image

Siga HQ Music:

SITE / INSTAGRAM / LINKEDIN

Compartilhar

Myrath traz a turnê de “Wilderness of Mirrors” ao Brasil em dezembro Myrath traz a turnê de “Wilderness of Mirrors” ao Brasil em dezembro

O Myrath, a banda tunisiana que mistura heavy metal, rock progressivo e influências da música árabe, retornará ao Brasil em dezembro de 2026 para a…

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.