Dia do Cantor Lírico: Conheça os destaques no Metal

No dia 22 de julho é comemorado no Brasil o Dia do Cantor Lírico. O profissional que geralmente encontramos em óperas usa de uma técnica específica para alcançar determinadas notas. O trabalho na área exige o uso da potência sonora e a impostação correta, num esforço físico e emocional grande, que se utilizado incorretamente pode trazer risco de lesões nas cordas vocais. Muito comum em concertos de câmara, principalmente durante o período Renascentista e na Idade Média, essas técnicas vocais aparecem também no coral e nos lieds, e claro, também no Metal. 

 

Existem seis tipos de classificações vocais: soprano (a mais aguda das vozes femininas), mezzo soprano (não tão grave como a contralto e não tão aguda quanto a soprano), contralto (a mais grave feminina), tenor (a mais aguda das vozes masculinas), barítono (não tão grave quanto o baixo e não tão aguda quanto o tenor) e baixo (a mais grave masculina). 

 

- Publicidade -

Separamos uma lista que conta com 10 nomes do canto lírico no metal. Conheça!

 

Tarja Turunen

 

 

Ficou conhecida no Nightwish e atualmente segue em carreira solo. É classificada como soprano e inclusive já se apresentou em óperas.

 

Bruce Dickinson

 

 

Frontman do Iron Maiden, ele também contou com uma carreira solo. Seu alcance vocal é classificado como tenor, chegando a alcançar quatro oitavas.

 

Andre Matos

 

 

Faleceu em 2019, porém sua voz nunca será esquecida. Capaz de alcançar mais de cinco oitavas, ele é classificado como tenor e ficou conhecido como a voz à frente do Angra, Shaman e também cantou em carreira solo.

 

Floor Jansen

 

 

Rosto à frente do Nightwish atualmente, a cantora holandesa passou anteriormente pelas bandas After Forever e Revamp. É uma soprano que consegue expandir seu vocal para belting e também gutural.

 

Aline Happ

 

 

Fundadora e vocalista do Lyria, a cantora se divide entre a banda de metal sinfônico e um projeto solo que une influências do folk e da música celta. É mezzo-soprano e canta utilizando diferentes técnicas do lírico e do popular, com uma extensão vocal de mais de quatro oitavas.

 

Klaus Meine

 

 

O cantor do Scorpions passou por uma crise vocal em 1980 chegando a perder a voz. Mas de lá para cá ele se dedicou a treinar sua voz de tenor para evitar passar novamente por crises de saúde.

 

Simone Simons

 

 

A vocalista do Epica é uma mezzo soprano e acompanha a banda desde o disco de estreia, em 2003. Já colaborou com bandas como Kamelot, Leaves’ Eyes, Primal Fear, Ayreon, Angra, e etc.

 

Ronnie James Dio

 

 

Considerado por muitos a melhor voz do heavy metal, o cantor morto em 2010 passou pelas bandas Black Sabbath, Elf, Rainbow, e muitas outras. É classificado como tenor.

 

Monica Possel

 

 

A cantora soprano a frente da Hamen conta com mais de 10 anos de experiência na área, chegando a atuar como soprano em corais profissionais. 


 

Tony Kakko

 

 

Capaz de alcançar 5 oitavas, o vocalista da banda Sonata Arctica é um tenor com capacidade de atuar como barítono agudo.

Fonte: OrBe Comunicação

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.