A música “61 91” é uma colaboração entre os artistas Ravi Brasileiro e Carlos Careqa, que refletem sobre criação, existência e a transição geracional. Com produção musical de Victória Ruiz e clipe por Oruê Brasileiro, os artistas apresentam uma coreografia marcada pela dança em um jogo narrativo estético desenhado por luzes e sombra.
A letra da música apresenta indagações geracionais entre dois artistas essenciais que compreendem a necessidade de investigar o processo da composição a partir da sabedoria artística de seus repertórios e experiências entre 1961 e 1991. O single está disponível nas plataformas de áudio e pode ser ouvido no link .
Carlos Careqa, aos 64 anos, sempre caminhou alguns passos à frente do seu tempo. Já Ravi Brasileiro, aos 34, aprendeu a habitar o presente com a intensidade de quem sabe ouvir o mundo. Entre eles, há três décadas de distância. Mas é justamente nesse intervalo, entre 1961 e 1991, que nasce “61 91”, o novo single e clipe que une dois artistas separados pela idade, mas conectados pela mesma inquietação criativa.
Os dois artistas se conheceram há quatro anos no Teatro do Paiol, onde Ravi procurou Carlos para conhecer melhor. A partir daí, surgiu a ideia de criar uma música que falasse sobre a diferença geracional entre eles. “Essa ideia surgiu há uns quatro anos, quando o Ravi me procurou no Teatro do Paiol. Eu fiz aquela inquirição normal quando você conhece alguém. Qual é o teu signo, e quantos anos você tem? E percebi que a gente tem uma diferença de 30 anos. Eu nasci em 1961 e ele em 1991. Aí pensei, vou fazer uma música falando sobre isso”, pondera o ator, cantor e compositor Carlos Careqa.
A música foi produzida por Victória Ruiz, que também toca percussão na música. A letra apresenta indagações geracionais entre dois artistas essenciais que compreendem a necessidade de investigar o processo da composição a partir da sabedoria artística de seus repertórios e experiências entre 1961 e 1991.
O clipe “61 91” é uma obra de arte que acompanha a mesma lógica de atravessamento temporal presente na música. Entre gestos, luzes e texturas, a direção de Oruê Brasileiro com a fotografia da Fernanda Simões, revelam um processo que combina simbolismo, experimentação e uma busca constante por uma estética fora do tempo.
“A gente queria trazer essa dança geracional, essa expressividade. No meu caso, isso vem muito do projeto que eu desenvolvo no ‘Dança Livre à Dois’. O Careqa vem do teatro, tem uma vivência única e muito especial. A gente quis usar vários elementos de forma simbólica e, ao mesmo tempo, com elegância e contrastes, para remeter ao passado e ao futuro, à vida e à morte”, afirma Ravi Brasileiro.
Com “61 91”, Ravi Brasileiro e Carlos Careqa utilizam a temporalidade geracional de forma anacrônica, apresentando uma obra que é ao mesmo tempo experimental e sensorial. A música equilibra densidade e leveza, humor sutil e reflexão profunda, características que marcam tanto a obra de Careqa quanto à sensibilidade contemporânea de Ravi.
Informações do Clipe
Direção: Oruê Brasileiro
Roteiro: Giulia Dorneles, Oruê Brasileiro e Ravi Brasileiro
Assistente de direção e produção: Giulia Dorneles
Produção Executiva: Ravi Brasileiro
Direção de Arte: Ju Choma
Coordenação de pós-produção: Oruê Brasileiro
Montagem: Luís Eduardo Paris e Giulia Dorneles
Colarização: Johann Stollmeier
Maquiadora: Lawana Abade
Direção de fotografia e operação de câmera: Fer Simões
1º Assistente de fotografia: Felipe novello
2º Assistente de fotografia e Logger: Carol Lopes
3º Assistente de fotografia: Amanda Sartor
Gaffer e maquinária: Aron colombo
Assistente de maquinária: Inrie maturano
Fotos: Carol Lopes e Amanda Sartor
Produção Musical: Victoria Ruiz
Apoio: Orb Set
Equipamentos: VideoLoc Estúdios e Backbros Locadora de Equipamentos
Figurino: Terno Perfeito
Barbearia: Vandyke Barbearia
Catering: Jeito Mineiro Restaurante, Família Farinha, Sem Culpa Cozinha Gluten Free e Bait Nazha
Realização: Odara Filmes e Sinergiza Cultura e Desenvolvimento
Informações da Música
Voz, guitarra e composição: Ravi Brasileiro
Voz e composição: Carlos Careqa
Produção Musical: Victória Ruiz
Baixo: Victor Vieira
Percussão: Téo Ruiz
Mixagem e masterização: Edson Borth
Estúdio de Gravação: Who Is
