Lendas do jazz brasileiro Flora Purim e Airto Moreira retornam aos estúdios com Ricardo Bacelar em “Aqui, Oh!”

Parceria de Toninho Horta e Fernando Brant ganha nova interpretação em projeto que reunirá álbum completo e documentário sobre os ícones da música

Lendas do jazz brasileiro Flora Purim e Airto Moreira retornam aos estúdios com Ricardo Bacelar em “Aqui, Oh!”
Arte: Maria Bacelar

O cenário musical brasileiro recebe um presente especial com o retorno aos estúdios de dois de seus maiores embaixadores internacionais. Flora Purim e Airto Moreira, ícones indiscutíveis do jazz mundial, voltaram a gravar sob a produção de Ricardo Bacelar, resultando no single “Aqui, Oh!”, que chega às plataformas digitais em 29 de setembro.

Ouça o single: https://ffm.to/jasmin_aquioh

A composição clássica de Toninho Horta e Fernando Brant ganha nova vida através da imersão criativa realizada no estúdio Jasmin Music, em Fortaleza. Este lançamento representa o primeiro fruto de um projeto maior que culminará em álbum completo previsto para início de 2026, acompanhado de documentário dirigido pelo premiado cineasta Jom Tob Azulay.

A conexão entre Ricardo Bacelar e os lendários músicos surgiu através do próprio diretor. “Conheci o trabalho da Flora Purim e do Airto Moreira ainda muito jovem. Desde cedo acompanho a obra dos dois, com muita admiração. Fui apresentado a eles por Jom Tob Azulay, que me convidou para participar, como diretor musical, de um documentário sobre os dois. Depois que iniciamos o trabalho, conversei com a Flora sobre a possibilidade de fazermos um disco — um álbum dela com o Airto —, que funcionasse em conjunto com o filme do Jom”, relata o produtor.

- Publicidade -

Para Flora Purim, que havia lançado recentemente “If you will” – seu primeiro álbum em 15 anos, gravado durante a pandemia -, a experiência no Ceará trouxe descobertas inesperadas. “Foi uma imensa surpresa chegar ao estúdio Jasmin, em Fortaleza, e encontrar um time de músicos fantásticos, que jamais vou esquecer. Graças ao Ricardo Bacelar, que escolheu a música, produziu e tocou na gravação. Aprendi com ele coisas que eu não sabia… e eu achava que sabia tudo!”, revela a cantora.

Em “Aqui, Oh!”, Flora divide os vocais com Ricardo Bacelar, enquanto Airto Moreira contribui com sua percussão característica e participações vocais. A escolha da composição reflete a sensibilidade do produtor para o repertório brasileiro de qualidade.

“Apresentei a música a Flora, ela gostou muito, e veio a ideia de gravarmos juntos. Airto fez vocais e gravou percussões”, explica Ricardo. “Flora e Airto seguem com o espírito experimentalista, sempre buscando o novo e fugindo do óbvio. E tudo isso com uma brasilidade impressionante. A performance de ambos é marcante, com muita maturidade, inventividade e delicadeza musical.”

Airto Moreira, por sua vez, demonstrou satisfação com os resultados obtidos. “O som que tiramos foi bem diferente do que eu esperava. Tudo correu muito bem: fui muito bem recebido, com uma vibração positiva alta”, comenta o percussionista, que também gravou material inédito em duo com Ricardo Bacelar.

O projeto transcende o ámbito puramente musical. Todo o processo está sendo documentado para compor um longa-metragem sob direção de Jom Tob Azulay e direção de fotografia de Luís Abramo. “Este é o segundo documentário que faço no Jasmin Estúdio: minha intenção é investir cada vez mais em documentários musicais, com material de relevância artística e histórica”, destaca Bacelar.

O lançamento de “Aqui, Oh!” acontece simultaneamente no Brasil, Estados Unidos, Japão, França, China e Portugal, demonstrando o alcance internacional dos artistas envolvidos. A faixa será posteriormente incluída como bônus no álbum completo de Flora Purim e Airto Moreira.

Legado internacional consolidado

Flora Purim e Airto Moreira construíram uma parceria que ultrapassa seis décadas, combinando música e vida pessoal. Flora mudou-se para os Estados Unidos em 1967, casando-se com Airto cinco anos depois. Sua trajetória inclui o reconhecimento como melhor cantora de jazz dos EUA por quatro anos consecutivos (1974-1977), três indicações ao Grammy e participação em dois álbuns vencedores do prêmio.

Durante os anos 1970, colaborou com gigantes do jazz como Stan Getz, Bill Evans e Miles Davis. Junto com Airto, integrou o celebrado grupo de jazz fusion “Return to Forever”, de Chick Corea e Stanley Clarke.

Airto Moreira é reconhecido como um dos maiores músicos brasileiros e considerado pioneiro da percussão contemporânea. Sua mudança para os Estados Unidos na década de 1960 resultou em colaborações históricas, incluindo participação na banda de Miles Davis e gravações de álbuns seminais como “Bitches Brew” e “Live-Evil”.

Seu currículo inclui trabalhos com Wayne Shorter, Dave Holland, Jack DeJohnette, Chick Corea, John McLaughlin, Keith Jarrett, Santana, Joe Zawinul, Jaco Pastorius, Al di Meola, Stan Getz e George Benson, entre outros mestres do jazz.

Atualmente estabelecidos no Rio de Janeiro após décadas em Los Angeles, Flora e Airto continuam ativos e experimentais, como demonstra esta nova parceria com Ricardo Bacelar.

Informações técnicas:

Ficha Técnica – “Aqui, oh!” (Toninho Horta e Fernando Brant) Ricardo Bacelar – Voz, piano e teclados Flora Purim – Voz Airto Moreira – Percussão e vocal André Rass – Percussão Stênio Gonçalves – Guitarra e Violão Márcio Resende – Flauta Nélio Costa – Baixo Pantico Rocha – Bateria

Equipe técnica: Gravado por Melk Dias, Geu Bahia e Amedício Junior no Jasmin Studio Assistente de Studio: Eliel Ferreira Mixado por Alex Reis e Luiz Orsano no Jasmin Studio Masterizado por Carlos Freitas Produzido por Ricardo Bacelar Jasmin Music

Compartilhar

O Carnaval em Foco: Amanda Françozo recebe convidados em seu programa O Carnaval em Foco: Amanda Françozo recebe convidados em seu programa

Com o Carnaval em pleno ritmo, a TV Aparecida está preparada para celebrar a maior festa cultural do Brasil. O programa "De Papo com Amanda…

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.