Sucesso em 2018, “Desculpa Doutor” alcança a marca de 100 milhões de plays no Spotify

Produtor musical responsável pelo projeto ao lado de San Joe, Freitera celebra marca e revela os detalhes que tornaram a faixa um sucesso nacional  

Sucesso em 2018, “Desculpa Doutor” alcança a marca de 100 milhões de plays no Spotify
(Créditos: @thainatn)

O ano era 2018 e o mercado de música urbana no Brasil vivia um grande momento de inovações e novas tendências, como a ascensão do trap, as primeiras intersecções com o funk e a popularização do lo-fi.  Em meio a esse contexto, uma faixa ganhou as paradas brasileiras e se tornou um verdadeiro sucesso nacional: “Desculpa Doutor”. Criada por Freitera e San Joe, a faixa alcançou a marca de 100 milhões de plays no Spotify e mostra que ainda é um hit mesmo sete anos depois do lançamento. 

“É incrível ver que mesmo depois de tanto tempo essa canção ainda é um sucesso. Ela foi e é um reconhecimento do trabalho do artista independente e eu só tenho a agradecer ao público por nos mostrar através dela que era possível viver da música. Foi “Desculpa Doutor” que abriu as portas para mim e para o San Joe enxergar a música para além do sonho”, celebra Freitera. 

Com uma melodia cativante e uma letra que não sai na cabeça, “Desculpa Doutor” se tornou um fenômeno antes mesmo do lançamento. Responsável pela produção musical do projeto, Freitera conta que na época da gravação, realizada em um estúdio improvisado em um quarto na sua casa, ele e Joe não imaginavam a repercussão que a canção teria, mas que tudo mudou após um vídeo publicado no Facebook. 

“É muito louco pensar que essa música estourou na prévia. Gravei um vídeo com o celular do Joe e ele soltou no Facebook, meio despretensioso. De repente, vimos que a prévia tinha viralizado e quando a música foi lançada de fato, já era um sucesso, e nos proporcionou viajar o Brasil e acessar ambientes musicais onde nunca imaginamos estar”, relembra. 

- Publicidade -

Para o produtor musical, que hoje se consolidou na área e se tornou uma das referências do Dub no Brasil, a marca alcançada é um reconhecimento ao trabalho do artista independente. “’Desculpa Doutor’ trouxe uma série de transformações na minha vida, como entrar no mercado fonográfico e ver como as coisas funcionam de fato. Isso tudo me fez valorizar ainda mais o corre do artista independente e mostrou que é possível fazer as coisas dessa forma, sem precisar estar vinculado a grandes gravadoras”. 

Sucesso atemporal

Apesar dos 100 milhões no Spotify e mais de 20 milhões no YouTube, “Desculpa Doutor” foi um marco para além dos números. A canção era presença certa na playlist de qualquer DJ ou fã na época e também serviu de inspiração para vários artistas iniciantes, que emprestaram suas vozes para covers e novas versões ao longo desses quase sete anos. 

“Ela teve um impacto muito grande e é lindo ver o lugar que alcançou. Se você pesquisa no YouTube, é de ficar vários dias vendo as inúmeras versões e publicações da música, uma melhor que a outra. Penso que de certa forma, esse single ajudou a movimentar a cena independente”, analisa. 

Para Freitera, o sucesso com o público se dá por conta de três fatores: instrumental, voz e composição. “O instrumental foi todo pensado para ser extremamente leve, ser ‘super vibe’ de ouvir, e o San Joe teve uma entrega perfeita no vocal e na letra, foi uma verdadeira ‘canetada’ dele”. 

“Ele conseguiu apresentar uma dualidade muito legal em que ao mesmo tempo é leve, romântica e envolvente, mas que também não deixa de lado a revolta social do rap e do funk, e fala sobre o preconceito não só racial, mas também de classe e traz uma autoestima do menino que vem de periferia. Por isso, acredito que ela tende a permanecer com o público a longo prazo, porque a mensagem dela fica”, completa. 

Perfil do artista: https://www.instagram.com/gomes_freitera/ 

Compartilhe este Artigo

Duda Ruas sobre feedback de “Vem Cá Dançar”: “Muita gente se identificou, e isso é muito gratificante” Duda Ruas sobre feedback de “Vem Cá Dançar”: “Muita gente se identificou, e isso é muito gratificante”

Com muitos elogios, Duda Ruas comemora o lançamento de “Vem Cá Dançar”, seu empoderado single lançado recentemente em todas as plataformas digitais. A faixa, criada

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.