Panchiko lança o álbum Ginkgo após renascimento como viral

Panchiko lança o álbum Ginkgo após renascimento como viral

Após décadas longe dos holofotes, a banda britânica Panchiko retorna com força total com o álbum Ginkgo. Formado originalmente nos anos 1990 por adolescentes de Nottingham que tocavam para plateias vazias e chegaram a abandonar a carreira musical, o grupo renasceu após um curioso episódio: em 2016, um usuário do 4chan encontrou um CD demo da banda — D>E>A>T>H>M>E>T>A>L, lançado em 2000 — em um brechó e o compartilhou online. A redescoberta viralizou e se tornou um clássico cult, levando a banda a turnês internacionais esgotadas, mais de 100 milhões de streams e de volta ao estúdio, onde apresentam um novo trabalho que reflete uma sonoridade mais madura, introspectiva e cinematográfica.

Ouça Ginkgo: https://panchiko.ffm.to/ginkgo 

O sucesso na internet reativou a banda, que se reformou oficialmente em 2021 com os membros fundadores Andy Wright (teclado e produção), Owain Davies (voz e guitarra) e Shaun Ferreday (baixo), agora acompanhados por Robert Harris (guitarra) e John Schofield (bateria). Eles deixaram empregos, montaram um estúdio em sua cidade natal — “um sonho adolescente realizado”, nas palavras de Wright — e passaram a se dedicar integralmente à música. O resultado veio em 2023, com o lançamento de Failed At Maths, o primeiro álbum oficial em mais de duas décadas.

Ginkgo é o trabalho maduro que surge após realizar um sonho, com 13 faixas que apresentam uma banda mais coesa e contemplativa. Com produção mais refinada e tempo para experimentar, o novo disco transita entre a melancolia poética e uma energia renovada, como em “Chapel of Salt”, que ganhou clipe.

- Publicidade -

A sonoridade da banda sempre foi uma fusão inventiva de estilos, unindo o lo-fi com do folk ao rock setentista. O novo álbum une essas sonoridades a elementos mais pesados, como trip hop, nu-metal e hip-hop melancólico, criando uma fusão entre juventude e vida adulta. Músicas como “Lifestyle Trainers” abordam os compromissos e as curvas de longo prazo da vida, enquanto “Shandy in the Graveyard”, com participação do rapper billy woods, resgata a sensibilidade adolescente dos integrantes e do público majoritariamente jovem que lota seus shows.

Apesar da notoriedade tardia, Panchiko não perdeu sua essência. A arte da capa do novo álbum é uma foto espontânea tirada pela filha de Wright — um gesto simples, mas que representa bem a pureza e autenticidade que sempre guiaram a banda. “Pagamos um adiantamento generoso a um artista para fazer a capa, mas essa imagem disse tudo”, conta o tecladista. Davies completa: “É pura. Não tem nada de forçado”.

O álbum marca o início da turnê mais ambiciosa da Panchiko, com datas esgotadas em cidades como Nova York, Los Angeles e Paris, e passagens por festivais como Levitation e Pitchfork Music Festival. A nova etapa da jornada da banda é uma celebração à força do acaso, da internet e da perseverança, e o álbum Ginkgo está disponível em todas as plataformas de música digital.

Compartilhe este Artigo

Banda Forró do Pistolão se prepara para um São João incrível Banda Forró do Pistolão se prepara para um São João incrível

A contagem regressiva para o São João já começou, e a Banda Forró do Pistolão com mais de 15 anos de existência está pronta para

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.