No próximo dia 9 de abril, a partir das 19h30, será lançado na cidade de Camaragibe o website PATRIMÔNIO CAMARAGIBE. O projeto é fruto do Inventário Participativo dos Bens Culturais de Camaragibe, que possibilitou a identificação e o levantamento de 25 bens culturais da cidade. O local do lançamento será na Secretaria de Educação do município, localizado na Rua José Belém de Lima, 70, Timbi, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (RMR). Na ocasião, estarão presentes os idealizadores do site, o antropólogo Cássio Raniere e o fotógrafo Josivan Rodrigues, além de representantes da Secretaria de Educação, agentes culturais convidados, alunos da Rede Pública de Ensino. O evento será gratuito, acessível a todas as idades e contará com tradução em libras.
O projeto tem a metodologia participativa e segue as diretrizes do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A construção do site contou com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.
Segundo Cássio Raniere, coordenador da pesquisa, o formato de website possibilitará a promoção e difusão dos bens culturais de Pernambuco ao reunir bens culturais documentados em fascículos completos, que integram o Inventário de Camaragibe e ainda destaca que a iniciativa é inovadora e se destaca entre iniciativas participativas no campo do patrimônio cultural em âmbito nacional.
“O site é resultado da produção de conhecimento e da sensibilização da comunidade, estimulada a participar ativamente da seleção, sistematização, interpretação e difusão das referências culturais que compõem o patrimônio da cidade. Para a realização da pesquisa, foi necessário articular a rede de agentes locais de maneira estratégica, ampliando o escopo da primeira fase da pesquisa, que era de 15 bens, para mais 10 bens que, agora, totalizam 25 referências culturais reunidas e acessíveis para toda a população, através do website disponível no endereço patrimoniocamaragibe.com e que estará disponível a partir do dia 09 de abril, quando haverá o lançamento oficial na cidade de Camaragibe”, informa o idealizador.
- Publicidade -
Sobre o projeto
O projeto PATRIMÔNIO CAMARAGIBE apresenta o resultado da pesquisa que inventariou bens culturais de Camaragibe de forma participativa, segundo metodologia do IPHAN. Em formato de website, o projeto apresenta na íntegra 10 bens culturais que foram selecionados na segunda fase do projeto. Além disso, disponibiliza um arquivo único com os 15 bens coletados na primeira etapa, reunindo, assim, ao todo, 25 bens culturais da cidade.
Conforme as categorias definidas no modelo de Inventário Participativo do IPHAN, a pesquisa contempla as celebrações, os objetos, os saberes, as formas de expressão e os lugares que compõem o enredo cultural da cidade. A pesquisa, a partir das escutas públicas, incluiu ainda a categoria de pessoas, o que permitiu a inclusão de personalidades como Mestre Zé Negão, reconhecido coquista que inventou o gênero Coco de Senzala. Ele despontou na escuta, alcançando 96,3% das indicações em sua categoria.
“O PATRIMÔNIO CAMARAGIBE é uma das experiências participativas mais potentes já realizadas no campo do patrimônio cultural em Pernambuco. Ao longo do seu desenvolvimento, as escutas públicas obtiveram 377 respostas, com participação de residentes de Camaragibe e outras cidades, como Recife, Olinda, Jaboatão, dentre outras. Ao todo, foram mais de 150 bens arrolados e, com o engajamento da comunidade, 25 bens culturais foram eleitos de maneira democrática e participativa”, afirma Josivan Rodrigues, um dos realizadores do projeto.
Com o objetivo de estimular atividades em educação patrimonial, o projeto fará duas rodadas de apresentações. Assim, serão feitas 04 palestras, sendo a primeira no município de Vicência, a segunda, no município de Glória do Goitá, sediada no Museu do Mamulengo. Já as demais palestras ocorrerão em escolas de Camaragibe, com o apoio da Secretaria de Educação de Camaragibe.
Reconhecimento
O PATRIMÔNIO CAMARAGIBE está alcançando ainda mais destaque, com reconhecimento de órgãos públicos e concorre a prêmios em âmbito estadual e nacional. O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC) aprovou uma Moção de Aplausos em reconhecimento aos esforços empregados, através da mobilização da sociedade civil e agentes culturais, promovendo o registro de manifestações culturais e monumentos. Ainda, destaca-se no documento da moção o cumprimento dos princípios constitucionais na promoção e proteção do patrimônio cultural brasileiro, reforçando a importância da colaboração da comunidade em sua valorização.
Incentivo
O Projeto Patrimônio Camaragibe conta com recursos provenientes do FUNCULTURA (Fundo Pernambucano de incentivo à Cultura), FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), SECULT (Secretaria de Cultura) e Governo de Pernambuco.



Site
SERVIÇO
Lançamento em Camaragibe, PE
Local: Secretaria de Educação de Camaragibe
Data: 09 de Abril de 2025
Horário: 19h30
Endereço: Rua José Belém de Lima, 70. Timbi. Camaragibe, PE.
Palestra em Vicência, PE
Local: Câmara Municipal
Data: 10 de Abril de 2025
Horário: 10h
Endereço: Rua Treze de Maio, 77. Centro. Vicência, PE.
Palestra em Glória do Goitá, PE
Local: Museu do Mamulengo
Data: 10 de Abril de 2025
Horário: 14h
Endereço: Rua Cleto Campelo, s/n. Centro. Glória de Goitá, PE.
Palestra em Camaragibe – Escolas
Local: Escola São José
Data: 14 de Abril de 2025
Horário: 9h30
Endereço: Rua Sérgio Romero, 340. Vera Cruz. Camaragibe, PE.
Local: Secretaria de Educação de Camaragibe, PE
Data: 14 de Abril de 2025
Horário: 19h30
Endereço: Rua José Belém de Lima, 70. Timbi. Camaragibe, PE.
Atividades gratuitas, acessíveis a todas as idades e contará com tradução em libras.
FICHA TÉCNICA
Cássio Raniere
Idealizador e coordenador de pesquisa do PATRIMÔNIO CAMARAGIBE, é antropólogo e cientista social, especialista em museus, comunidades e identidades. Atua como produtor cultural e pesquisador com ênfase em patrimônio cultural e cultura popular.
Josivan Rodrigues
Idealizador, coordenador de pesquisa fotográfica e design gráfico/diagramação do PATRIMÔNIO CAMARAGIBE, é fotógrafo, produtor cultural e mestre em Design. Atua como produtor cultural e pesquisador com ênfase em paisagem urbana, patrimônio construído, memória gráfica e acervos históricos.