Rio Memórias lança primeiro volume de livros sobre a história do Rio de Janeiro em evento no MUHCAB

Publicação, que tem organização de Fred Coelho e textos de Heloisa Starling, Mônica Lima e Rafael Freitas, celebra os cinco anos do museu virtual

Rio Memórias lança primeiro volume de livros sobre a história do Rio de Janeiro em evento no MUHCAB

No sábado, 12 de abril, das 16h às 19h, o museu virtual Rio Memórias faz um evento de lançamento de seu primeiro livro no MUHCAB (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira), na Gamboa. A publicação “História – Volume 1 – Rio Memórias”, que tem distribuição gratuita para escolas públicas e professores do ensino médio, reúne textos que abordam a história da cidade do Rio de Janeiro, em diferentes épocas, a partir de cinco galerias temáticas disponíveis no site do Rio Memórias. O evento tem classificação livre e inscrição gratuita pelo site https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/acc06e10ccce35da6d2ef755473b4c8106b31276.

Com 223 páginas ilustradas com fotografias e imagens históricas e contemporâneas, o primeiro volume da Coleção Rio Memórias tem organização de Fred Coelho e textos de Heloisa Starling, Mônica Lima e Rafael Freitas. Ao todo, são quatro capítulos principais: “O Rio antes do Rio” sobre os povos originários; “Rio Atlântico”, sobre a vinda e a influência dos escravizados africanos na cidade; “Rio de Conflitos”, sobre revoltas, golpes de estado e marchas que marcaram a história carioca e nacional; e “Rio Febril”, sobre as diferentes epidemias e seus desdobramentos no Rio.

“Para celebrar nossos cinco anos, decidimos materializar todas essas narrativas em um livro voltado justamente para os estudantes das escolas públicas: os cidadãos cariocas que moldarão os contornos da cidade nas próximas décadas. É para eles e elas que esse livro é dedicado. Para que conheçam o passado e, inspirados nele, possam construir um novo futuro”, conta Lívia Baião, fundadora e diretora do Rio Memórias.

O evento no MUHCAB começa com uma conversa com Fred Coelho (curador e organizador), Elizama Almeida (coordenadora editorial) e Monica Lima (curadora e atual diretora geral do Arquivo Nacional), seguida de coquetel e distribuição de livros para professoras e professores. Completa a tarde uma atividade musical e dançante com o Baile Black Bom, que propõe uma viagem no tempo da Black Music com releituras dos maiores clássicos do gênero, desde o soul dos anos 70 até o hip hop contemporâneo. O coletivo foi criado em 2013, no Quilombo Pedra do Sal, região portuária do Rio de Janeiro. O projeto arrasta multidões mensalmente levando cultura gratuita para as ruas do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

SOBRE O RIO MEMÓRIAS

A Associação Rio Memórias é uma organização sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, mediante a difusão da história e cultura da Cidade do Rio de Janeiro, bem como a promoção de projetos e atividades relacionadas à educação.

O museu virtual Rio Memórias – www.riomemorias.com.br – completou cinco anos em setembro de 2024, somando números expressivos:

– 40 mil seguidores no perfil do Instagram;

– Mais de 600 mil visitas no site que conta com 21 galerias temáticas e 3 exposições virtuais;

– 5 temporadas de podcast e 160 mil plays;

– 190 oficinas realizadas em escolas públicas com 2.500 alunos; 

– 60 percursos pedagógicos com 1.500 alunos impactados;

– 3 exposições presenciais “Rio Cidade Luz” e “Rio 64, a capital do golpe” (ABI e MHC);

– 41 placas com códigos QR instaladas na cidade com mais de 14 mil acessos.

SOBRE O LIVRO 

Rio Memórias lança primeiro volume de livros sobre a história do Rio de Janeiro em evento no MUHCAB

O livro HISTÓRIA – VOLUME 1 – RIO MEMÓRIAS foi patrocinado pela Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura; e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual, EloGroup, InterRisk e DinsmoreCompass através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Para mais informações, acesse o site www.riomemorias.com.br ou o perfil

@riomemorias.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Rio Memórias

Dia e horário: 12 de abril, sábado, das 16h às 19h

Local: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ

Entrada: gratuita, inscrições pelo link https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/acc06e10ccce35da6d2ef755473b4c8106b31276

Classificação indicativa: livre

Compartilhe este Artigo

Jay Wheeler, astro do reggaeton, se reinventa no álbum Girasoles Jay Wheeler, astro do reggaeton, se reinventa no álbum Girasoles

Um dos principais nomes do reggaeton da atualidade, Jay Wheeler compartilha Girasoles, trabalho mais pessoal até agora, representando o nascimento de uma versão renovada de

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.