Exames durante a gravidez: o que fazer a cada trimestre

Exames durante a gravidez: o que fazer a cada trimestre
Foto de MART PRODUCTION:

Os exames realizados ao longo da gravidez são essenciais para monitorar a saúde da mãe e do bebê. No primeiro trimestre, os riscos são maiores, mas o acompanhamento deve continuar durante toda a gestação.

Primeiro Trimestre

No início da gravidez, o primeiro ultrassom é solicitado para confirmar a gestação, geralmente após a ausência da menstruação e um teste positivo. Esse exame, feito por via transvaginal, pode detectar o saco gestacional a partir da quarta semana e o embrião cerca de 14 dias depois.

Outro ultrassom importante nesse período é o morfológico do primeiro trimestre, realizado até a 12ª semana. Dependendo da idade gestacional, pode ser feito por via transvaginal ou abdominal. Ele auxilia na identificação de condições como a Síndrome de Down, especialmente quando combinado com exames de sangue específicos.

Além disso, são realizados exames como:

- Publicidade -
  • Hemograma completo
  • Coagulograma
  • Análise bioquímica do sangue
  • Verificação do fator RH
  • Sorologia para hepatite B e C
  • Testes de anticorpos para citomegalovírus, rubéola e toxoplasmose
  • Exames de urina e culturas para identificar infecções
  • Papanicolau, se necessário

Segundo Trimestre

Entre a 20ª e a 22ª semana, é realizado o ultrassom morfológico do segundo trimestre. Esse exame avalia o desenvolvimento dos órgãos do bebê, mede seu tamanho e peso e permite a identificação do sexo com mais precisão.

Os exames de sangue e urina são repetidos, com atenção especial ao teste de toxoplasmose, principalmente se a gestante tiver animais de estimação.

Terceiro Trimestre

O quarto ultrassom ocorre por volta da 32ª semana, analisando o crescimento do bebê e verificando se ele está dentro dos padrões normais. Nessa fase, também é realizado o teste de tolerância à glicose, indicado para gestantes com histórico familiar de diabetes ou ganho de peso significativo.

Na 28ª semana, mulheres com fator Rh negativo podem receber uma injeção de imunoglobulina. Também é necessário testar a presença do estreptococo beta-hemolítico, pois se o resultado for positivo, será preciso seguir um tratamento para evitar a transmissão da infecção ao bebê durante o parto normal.

O quinto ultrassom, feito pouco antes do nascimento, verifica a posição do bebê e avalia se há necessidade de cesárea.

Exames Extras

Os cinco ultrassons mencionados fazem parte da rotina de acompanhamento. No entanto, se houver complicações, o médico pode solicitar exames adicionais para garantir uma gestação segura e saudável.

Compartilhe este Artigo

Flávio Venturini e Ivete Sangalo em “Espanhola” Flávio Venturini e Ivete Sangalo em “Espanhola”

O cantor e compositor Flávio Venturini abre 2025 em clima de celebração por seus 50 anos de carreira.  A comemoração terá uma trilha sonora especialíssima: o álbum “Flávio

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.