O cineasta Felipe Brêtas, curador da distribuidora boutique Iconic Films, chega com novidades ao mercado das plataformas de streaming com algumas de suas últimas produções. Os longas começam a integrar o catálogo das plataformas de streaming Amazon Prime e MAB+ a partir de 1 de março. Entre os títulos, estão obras inéditas e adaptações de grandes sucessos, o que reforça a curadoria da distribuidora com foco em conteúdo impactantes e pertinentes para o público brasileiro.
“Mão na Cabeça”, estreia inédita, é livremente inspirado em um dos episódios mais chocantes da história recente do Rio de Janeiro: a Chacina de Vigário Geral. O filme tem um retrato intenso sobre o episódio, com direção de Milton Alencar Junior e produção de Felipe Brêtas.

“Mar de Lama”, outro título inédito, é um documentário que chega às plataformas após ser premiado em diversos festivais. Dirigido por Brêtas e Marcelo Caldas, a produção explora as tragédias ambientais de Brumadinho e Mariana, ressaltando as histórias humanas e o impacto deixado pelos desastres.

“Esse um filme que nasceu numa documentação da primeira tragédia que teve em Mariana. Logo que aconteceu a tragédia, eu fui lá ajudar a população, mas também documentar, e aí o filme foi sendo editado pouco a pouco, e depois teve a tragédia Brumadinho, que também fui ajudar e registar. É um filme que investiga as causas, as consequências da tragédia, mas também propõe soluções e foi premiado e selecionado para vários festivais pelo mundo”, conta.
- Publicidade -

“Rio”, com direção de Felipe Brêtas, é uma releitura da primeira série nacional de temática LGBTQIAPN+ a estrear na Amazon Prime video. Agora como um longa, a cidade e seus personagens são revisitados em uma narrativa que mistura realidade e ficção. “O Jogo”, que também tem direção de Felipe, faz uma sátira ao universo de reality shows. Com o sucesso da série, a produção ganha vida em formato de filme, trazendo uma visão crítica sobre os bastidores desse universo competitivo e midiático.

“O Jogo’ é uma sátira aos realities, com a fusão de histórias que a gente escuta de todos os realities, o famoso “Big Brother”, “De Férias com o Ex”, “A Fazenda”, todos esses realities apelativos, né? O filme rodou festivais gringos e nacionais e entrou como série na Amazon, agora vai estrear como filme também. “O Jogo” e ‘O Rio’ tiveram a mesma estratégia multiplataforma, entraram no mercado como série e pela boa repercussão se tornaram filme”, explica o diretor.

“É um prazer enorme ter os filmes distribuídos nacional e internacionalmente, porque o Prime Video é uma das maiores plataformas do mundo, e no Mab+ é sediada em Los Angeles, meca do cinema mundial. O MAb+ nasceu do Labriff, o maior festival de cinema brasileiro fora do território nacional, é uma plataforma curada especialmente para filmes de festival. É um prazer enorme ver os filmes sendo premiados pelo mundo e depois estarem acessíveis em plataformas para o público. É reconhecimento do trabalho, né? São projetos importantes, independentes em que cada um passa a sua mensagem”, diz.
Felipe acredita que o crescimento pelo interesse dos filmes nacionais é um motivo de muito orgulho. “Que bom que um filme do nosso país foi indicado pro Oscar! Isso deu um ânimo no cinema Brasileiro. Nós temos produções maravilhosas, mas muitas vezes poucos lugares pra exibir, então filmes premiados, que muitas vezes são feitos com recursos públicos outras vezes de forma independente com suor dos idealizadores, não chegam nas pessoas. Então pra mim é uma honra, filmes autorais que rodaram o mundo agora estarem disponíveis aos brasileiros”, completa o diretor.
Instagram oficial https://www.instagram.com/felipedebretas/