“Elas cantam Donato” chegou às plataformas nesta quinta-feira, dia 30

“Elas cantam Donato” chegou às plataformas nesta quinta-feira, dia 30

Chegou às plataformas dia 30 de janeiro “Elas cantam Donato” (Biscoito Fino), álbum que, como o título sugere, reúne apenas vozes femininas em novas versões para clássicos do músico, compositor e arranjador João Donato.  As canções de Donato, que nos deixou em 17 de julho de 2023, foram gravadas por inúmeras cantoras, aqui representadas por artistas muito próximas do compositor, e outras com as quais ele planejava trabalhar.

Ouça o álbum:  https://orcd.co/elascantamdonato

Gravado em 2024, quando João Donato completaria 90 anos, o álbum foi idealizado por Regina Oreiro, que o produziu em parceria com a jornalista e gestora cultural Ivone Belém, viúva do compositor. O elenco inteiramente feminino reúne Wanda Sá, Joyce Moreno, Simone, Mônica Salmaso, Mart’nália, Zélia Duncan, Teresa Cristina, Luedji Luna e Tulipa Ruiz.

Regina Oreiro conta mais sobre o projeto: “Queria fazer uma coisa diferente, então pensei em um disco só com cantoras.  A primeira ideia que me veio foi juntar Joyce Moreno e Wanda Sá em um dueto, já que as duas têm tudo a ver com a história do Donato. Ele queria muito que a Simone gravasse uma música dele, coisa que veio a acontecer agora, neste disco. Convidei também artistas de outra geração, como Tulipa Ruiz e Luedji Luna. Achei forte reunir apenas mulheres, por tudo que elas vêm conquistando nos últimos tempos”.

- Publicidade -

Os arranjos das 8 faixas do projeto levam as assinaturas de quatro craques: Itamar Assiere, Marcos Valle, Lula Galvão e Gustavo Ruiz, que se revezam ao longo das faixas selecionadas.  São elas: Surpresa (João Donato e Caetano Veloso), Não sei como foi (João Donato e João Bosco), Lugar Comum (João Donato e Gilberto Gil), Bananeira (João Donato e GIlberto Gil), Verbos do amor (João Donato e Abel Silva), Azul Royal (João Donato e Maurício Pereira), Naturalmente (João Donato e Caetano Veloso) e Sambou, sambou (João Donato e João Mello).

“Elas cantam Donato”, por Ivone Belém

A notória preferência do João pela música instrumental não fazia dele um compositor de música apenas para músicos. Pelo contrário, é fácil cantarolar suas melodias, mesmo as mais complexas e carregadas de acordes dissonantes. E como ele ficava feliz quando ouvia alguém assoviando um pedacinho de “Amazonas” ou “Jodel”! Só para citar dois temas que originalmente foram criados e gravados nos anos 60, na forma instrumental.

João ficava todo contente, e eu podia sentir isso naquele olhar curioso de guri, quando ele recebia o telefonema de alguma cantora encomendando música para um novo disco.

No ato de compor, quando o tema estava pronto, muitas vezes sem letra, ele dizia com o característico jeito de falar arrastado de nortista: esta é para a voz da cantora tal.

João ouvia tudo que caía nas suas mãos. Não se demorava no que não o interessava. Mas quando um som ou uma voz prendiam a sua atenção, ele passava dias escutando aquilo.

No período de isolamento, em 2020, ele aprendeu a usar os aplicativos e plataformas digitais de música. Descobriu cantoras que até então não haviam passado no seu radar.

Logo após o seu encantamento, quando a Regina Oreiro chegou com a ideia de produzir este disco inteiro com vozes femininas para comemorar os 90 anos de nascimento do João, eu logo imaginei a felicidade dele: a sua obra delicadamente interpretada pelas cantoras que ele amava, a grande maioria com quem ele gravou, compartilhou o palco, viajou pelo mundo.

E para selar com laço de fita, somaram-se intérpretes com quem ele já vinha flertando!

“Elas cantam João Donato” é para cantar, dançar e eternizar a obra de um compositor cuja musa sempre foi a música!

Repertório Elas cantam Donato

1- Surpresa (João Donato e Caetano Veloso)
Zélia Duncan

Arranjo: Itamar Assiere

2- Não sei como foi(João Donato e João Bosco)
Simone
Arranjo: Marcos Valle

3- Lugar Comum (João Donato e Gilberto Gil)
Mônica Salmaso
Arranjo: Itamar Assiere

4- Bananeira (João Donato e GIlberto Gil)

 Luedji Luna
Arranjo: Itamar Assiere

5- Verbos do amor João Donato e Abel Silva
Teresa Cristina
Arranjador: Lula Galvão

6- Azul Royal (João Donato e Maurício Pereira)
Joyce Moreno e Wanda Sá

Arranjo: Itamar Assiere

7- Naturalmente (João Donato e Caetano Veloso)
Tulipa Ruiz
Arranjo: Gustavo Ruiz

8- Sambou, sambou (João Donato e João Mello)
Mart’nália

Arranjo: Itamar Assiere

Idealização: Regina Oreiro

Direção artística: Regina Oreiro e Ivone Belém

Produção Executiva: Regina Oreiro

Gravação de voz de Luedji Luna: Fernando Ianni, no estúdio Refinaria Sonora (SP)

Gravação, Mix e Master: Lucas Ariel (estúdio Biscoito Fino, RJ)
Capa: Liene Rosa

Compartilhe este Artigo

Confira ‘Filme do Almodóvar’, nova música de Jaydson inspirada na pretensão de alguns fãs de cinema Confira ‘Filme do Almodóvar’, nova música de Jaydson inspirada na pretensão de alguns fãs de cinema

Música e cinema têm uma estreita relação. Além de complementares, podem servir de inspiração um para o outro. É o caso de ‘Filme do Almodóvar’,

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.