Chegou às plataformas dia 30 de janeiro “Elas cantam Donato” (Biscoito Fino), álbum que, como o título sugere, reúne apenas vozes femininas em novas versões para clássicos do músico, compositor e arranjador João Donato. As canções de Donato, que nos deixou em 17 de julho de 2023, foram gravadas por inúmeras cantoras, aqui representadas por artistas muito próximas do compositor, e outras com as quais ele planejava trabalhar.
Ouça o álbum: https://orcd.co/elascantamdonato
Gravado em 2024, quando João Donato completaria 90 anos, o álbum foi idealizado por Regina Oreiro, que o produziu em parceria com a jornalista e gestora cultural Ivone Belém, viúva do compositor. O elenco inteiramente feminino reúne Wanda Sá, Joyce Moreno, Simone, Mônica Salmaso, Mart’nália, Zélia Duncan, Teresa Cristina, Luedji Luna e Tulipa Ruiz.
Regina Oreiro conta mais sobre o projeto: “Queria fazer uma coisa diferente, então pensei em um disco só com cantoras. A primeira ideia que me veio foi juntar Joyce Moreno e Wanda Sá em um dueto, já que as duas têm tudo a ver com a história do Donato. Ele queria muito que a Simone gravasse uma música dele, coisa que veio a acontecer agora, neste disco. Convidei também artistas de outra geração, como Tulipa Ruiz e Luedji Luna. Achei forte reunir apenas mulheres, por tudo que elas vêm conquistando nos últimos tempos”.
- Publicidade -
Os arranjos das 8 faixas do projeto levam as assinaturas de quatro craques: Itamar Assiere, Marcos Valle, Lula Galvão e Gustavo Ruiz, que se revezam ao longo das faixas selecionadas. São elas: Surpresa (João Donato e Caetano Veloso), Não sei como foi (João Donato e João Bosco), Lugar Comum (João Donato e Gilberto Gil), Bananeira (João Donato e GIlberto Gil), Verbos do amor (João Donato e Abel Silva), Azul Royal (João Donato e Maurício Pereira), Naturalmente (João Donato e Caetano Veloso) e Sambou, sambou (João Donato e João Mello).
“Elas cantam Donato”, por Ivone Belém
A notória preferência do João pela música instrumental não fazia dele um compositor de música apenas para músicos. Pelo contrário, é fácil cantarolar suas melodias, mesmo as mais complexas e carregadas de acordes dissonantes. E como ele ficava feliz quando ouvia alguém assoviando um pedacinho de “Amazonas” ou “Jodel”! Só para citar dois temas que originalmente foram criados e gravados nos anos 60, na forma instrumental.
João ficava todo contente, e eu podia sentir isso naquele olhar curioso de guri, quando ele recebia o telefonema de alguma cantora encomendando música para um novo disco.
No ato de compor, quando o tema estava pronto, muitas vezes sem letra, ele dizia com o característico jeito de falar arrastado de nortista: esta é para a voz da cantora tal.
João ouvia tudo que caía nas suas mãos. Não se demorava no que não o interessava. Mas quando um som ou uma voz prendiam a sua atenção, ele passava dias escutando aquilo.
No período de isolamento, em 2020, ele aprendeu a usar os aplicativos e plataformas digitais de música. Descobriu cantoras que até então não haviam passado no seu radar.
Logo após o seu encantamento, quando a Regina Oreiro chegou com a ideia de produzir este disco inteiro com vozes femininas para comemorar os 90 anos de nascimento do João, eu logo imaginei a felicidade dele: a sua obra delicadamente interpretada pelas cantoras que ele amava, a grande maioria com quem ele gravou, compartilhou o palco, viajou pelo mundo.
E para selar com laço de fita, somaram-se intérpretes com quem ele já vinha flertando!
“Elas cantam João Donato” é para cantar, dançar e eternizar a obra de um compositor cuja musa sempre foi a música!
Repertório Elas cantam Donato
1- Surpresa (João Donato e Caetano Veloso)
Zélia Duncan
Arranjo: Itamar Assiere
2- Não sei como foi(João Donato e João Bosco)
Simone
Arranjo: Marcos Valle
3- Lugar Comum (João Donato e Gilberto Gil)
Mônica Salmaso
Arranjo: Itamar Assiere
4- Bananeira (João Donato e GIlberto Gil)
Luedji Luna
Arranjo: Itamar Assiere
5- Verbos do amor João Donato e Abel Silva
Teresa Cristina
Arranjador: Lula Galvão
6- Azul Royal (João Donato e Maurício Pereira)
Joyce Moreno e Wanda Sá
Arranjo: Itamar Assiere
7- Naturalmente (João Donato e Caetano Veloso)
Tulipa Ruiz
Arranjo: Gustavo Ruiz
8- Sambou, sambou (João Donato e João Mello)
Mart’nália
Arranjo: Itamar Assiere
Idealização: Regina Oreiro
Direção artística: Regina Oreiro e Ivone Belém
Produção Executiva: Regina Oreiro
Gravação de voz de Luedji Luna: Fernando Ianni, no estúdio Refinaria Sonora (SP)
Gravação, Mix e Master: Lucas Ariel (estúdio Biscoito Fino, RJ)
Capa: Liene Rosa