Henry Freitas, um dos mais notórios nomes do forró, está comemorando o ano novo da melhor forma. Nesta quarta, 08, o artista alcançou o topo do Spotify com a canção “Imã de Problema”, parceria com MC TH que faz parte do projeto “Toca Que Eu Quero Ouvir”. O hit chegou nas plataformas em agosto de 2024 e já ostenta mais de 65 milhões de streams somados. A conquista é celebrada com muito fervor pelo artista, que vem de origem humilde, mas nunca desistiu de batalhar pelo seu sonho de viver da música.
Atualmente com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, 283 milhões de reproduções apenas no YouTube e mais de 9.6 milhões de ouvintes no Spotify, Henry relembra que nem sempre foi assim. Nascido em Recife/PE e criado no interior da Paraíba/PB, o artista, que é cantor, compositor e músico, consolidou-se profissionalmente no Rio Grande do Norte/RN, em 2017.
O sonho de Henry inicialmente era ser jogador de futebol, porém a música o conquistou. Ele revela que o anseio por ser cantor nasceu enquanto assistia uma das edições de ‘Malhação’ (Globo) ainda na adolescência. Foi vendo o personagem de Fiuk tocando violão que nele despertou o interesse pela música e a partir daí, começou a investir nesse recém descoberto sonho.
A primeira vez que uma música de Henry tocou na rádio foi quando ele mesmo a colocou. O artista juntou dinheiro o suficiente, lançou uma música e a transmitiu algumas vezes na estação onde trabalhava como operador de rádio. Depois disso, recebeu convites para participar de algumas bandas e, ainda na Paraíba, iniciou oficialmente sua carreira.
- Publicidade -
Henry passou os anos seguintes dividindo seu tempo entre estudar e cantar e, já no final do ensino médio, desistiu de entrar na faculdade para seguir na música. Participou de diversas bandas, entre elas, Forró na Dela e Forró Poderoso – esta criada por ele e alguns amigos. Foi nesta época que uma das canções do artista se destacou na região do Rio Grande do Norte, já que um grupo influente começou a adicionar as composições de Henry ao seu repertório. Foi então que o cantor se apresentou no aniversário do grupo e, depois disso, a carreira dele começou a deslanchar.
No final de 2017 nasceu o ‘Henry Freitas’ como artista solo no forró. Pouco antes da pandemia, em 2019, o cantor emplacou seu primeiro hit. “Tudo Ok” é uma canção de Thiaguinho MT, Mila, Márcia Fellipe e JS Mão de Ouro que também conta com a participação de Henry. A virada de chave começou no final 2020 com “Me Bloqueia”, faixa que entrou para o repertório de grandes nomes do forró e do arrocha. A partir de então, o nome de Henry se tornou cada vez mais conhecido. Em 2021, ele emplacou “Mantenha Distância”; no ano seguinte, foi a vez de “Eu Nem Lembro” ganhar os holofotes. Em 2023, o público apelidou os shows de Henry de “Terapia” – nome da atual label do artista – e, em 2024, “Tem Café” impulsionou nacionalmente o nome de Henry Freitas.
Agora, com a exposição do TOP 1 com “Imã de Problema”, hit que combina o arrocha com elementos de dance music e forró eletrônica, Henry é também viral nas redes sociais, onde comemorou a conquista:
“Quando comecei com o sonho de ser cantor o ano era 2012, e eu tinha 15 anos de idade. Desse dia em diante eu corri atrás dos meus sonhos com todas as minhas forças, e busquei evoluir dia após dia. Com o passar dos anos Deus foi me dando a certeza que no futuro”, escreveu. “Não é só um número, não é só um ranking, é o sonho de alguém que sonha em viver da música e levar alegria para as pessoas. Sou eternamente grato a cada um que tira um minuto do dia pra me ouvir cantar, seja qual músicas for! A VITÓRIA É NOSSA!”
E a vitória vai além do Spotify. A música está em #34 no Billboard Hot 100 e se une a grande lista de sucessos do cantor como “Tando” e “Toque de Romance”. No Instagram, são mais de 14 mil criações a partir do áudio original, enquanto no Tiktok os vídeos criados ultrapassam a marca de 31 mil.
Celebrando este novo tempo, Henry se prepara para o primeiro show da label “Terapia do Henry”, um equilíbrio perfeito entre mistura de ritmos e performances vibrantes. A primeira edição acontece no dia 22 de fevereiro em Brasília.