As pessoas que éramos no início de 2020 não são as mesmas que terminam o ano de 2021. Muito além das experiências que adquirimos, as tragédias desse ano também nos moldaram. E é sobre este período de mudança que a Parafuso Silvestre (SC) retrata em seu novo single, Absurdo Feroz, que traz mais peso e complexidade de arranjo, com forte influência do rock alternativo dos anos 90. A música é um lançamento independente e já está disponível nos streamings.
Ouça Absurdo Feroz nos streamings: https://tratore.ffm.to/absurdoferoz
“Acho que conseguimos transmitir um senso mágico nos versos e a urgência de um momento nos refrãos. Essa música representa um aperfeiçoamento na representação de um contraste emocional que é tão presente no nosso trabalho. É delicado na mesma medida em que é visceral, antes de colapsar numa epifania esmagadora e retornarmos à ruína inicial que agora acessamos à luz de uma nova compreensão interna.”, explica Taro Löcherbach, vocalista e guitarrista da Parafuso Silvestre.
- Publicidade -
Gravado em casa, o single permitiu que a banda investisse em novas abordagens para com seus instrumentos. De acordo com Bruno Arceno, guitarrista, a Parafuso Silvestre buscou incluir “efeitos usados de forma não convencional, afinações de guitarra alternativos, misto de bateria eletrônica com acústica, entre outros”. A música vem sendo amadurecida desde 2013 e somente durante neste tempo de reclusão ela encontrou espaço para ser finalizada.
“É uma baita canção, muito divertida de fazer e gravar. Absurdo Feroz tem proporções épicas e sonoridade bem atual. É como se Space Oddity do Bowie encontrasse beats de trap e sintetizadores modernos. Ela vem numa fase nova da banda, até por conta da pandemia que colocou a gente para produzir cada um sentado no seu computador. A canção traz uma sonoridade que dialoga com a música pop e eletrônica, deslocando elementos que você escuta nos hits de trap e pop para um contexto de canção de rock psicodélico, com forma irregular e uma letra muito urgente, boa de cantar alto para exorcizar nossos monstros.”, avalia Julio Victor, baixista.
“Esta mistura de sonoridades é fruto dos ouvidos sempre atentos dos músicos da Parafuso Silvestre, que buscou na guitarra a influência de Pearl Jam, Pink Floyd, Rush, Incubus e Radiohead. O baixo sintético do dubstep acompanhado de uma bateria que mistura ritmos e o digital com o acústico. E a melodia de Björk que traz selvageria e docilidade, representando a humanidade em seu estado mais natural.
“O gênero rock alternativo dá margem para a utilização de elementos e possibilidades diversas: da orquestração aos samples; misturas de ritmos com abordagens mistas, acústicas e digitais que flertam com a vanguarda da composição. É um novo momento da banda, que após uma grande pandemia se move para continuar unida e desenvolver a maturidade do projeto.”, finaliza Juarez Mendonça Junior, baterista.
A Parafuso Silvestre é uma banda catarinense de rock alternativo com influências do pop e trilhas sonoras. Um dos destaques da cena de rock em Santa Catarina, chegou a participar de festivais como Semana do Rock Catarinense, Maratona Cultural e o festival de bandas da Udesc. A discografia traz os EP’s “Contra o corpo e Contra a Mente” (2017) e “Atos Mortos” (2018) além de uma série de singles Fazem parte do grupo os músicos Taro Löcherbach (voz e guitarra), Juarez Mendonça Júnior (bateria, synths e samples), Julio Victor (guitarra e baixo) e Bruno Arceno (guitarra e baixo)
O single “Absurdo Feroz” traz letra de Taro Löcherbach, com arranjo e música da Parafuso Silvestre. A mixagem e masterização é uma realização de Rafa Pfleger, com produção executiva de Luanda Wilk. A gravação foi realizada em casa durante a pandemia de Covid-19 em 2021 pelos integrantes da Parafuso Silvestre. A capa do single é uma criação de Laser Demon (persona artística de Julio Victor), colorizada por Mayer Soares e design de Maurício Peixoto.
Ouça Absurdo Feroz nos streamings: https://tratore.ffm.to/absurdoferoz
Acompanhe a Parafuso Silvestre
Linktree: https://linktr.ee/parafusosilvestre
YouTube: https://www.youtube.com/ParafusoSilvestre
Instagram: https://www.instagram.com/parafusosilvestre/
Bandcamp: https://parafusosilvestre.bandcamp.com/
Fonte: Julia Ourique