Experimentalismo e esperança em novo clipe de Jean Mafra

O momento caótico do país e do mundo é retratado no single e clipe “Encruzilhada”, o mais novo lançamento de Jean Mafra (SC), cantor e compositor conhecido no Sul por seu trabalho à frente da banda Samambaia Sound Club. Com participação da cantora Renata Swoboda, a música sucede os singles/clipes “7º Dia”, “Brasil” e “Ainda”, que antecedem o novo álbum do artista, que será lançado em dezembro. O single é um lançamento independente e já está disponível nas principais plataformas de streaming.

 

Assista o clipe “Encruzilhada”

- Publicidade -

 

Com cerca de 25 anos vivendo na música, Jean Mafra buscou na música uma forma de retratar a experiência que todos vivemos de uns anos para cá. 

 

“O vídeo é o quarto que lanço esse ano. Desde março venho colocando na rua singles/vídeos atravessados pelos mesmos conceitos e por um olhar um tanto atônito diante do que estamos vivendo. Nas próximas semanas coloco no mundo um disco cujas canções, acho, retratam um pouco do que estamos vivendo, mas com certo verniz de esperança. Esse clipe em que brilham Ana Beatriz Mafra (minha filha de 9 anos), e a artista Gabriela Cordioli Coto, me parece, é bem representativo desse nosso momento e do álbum que virá”, detalha Jean Mafra.

 

 

A canção foi composta com e tem participação de Renata Swoboda, cantora e compositora de Florianópolis, com alguns singles e trilhas lançadas. Com cerca de 10 anos de careira, Renata é professora de música, abriu shows de artistas como Arnaldo Antunes, Ana Carolina e Tulipa Ruiz e lançou esse ano um álbum gravado ao vivo na pandemia.

 

Entre as influências musicais para a sonoridade experimental de Jean Mafra estão o Pet Shop Boys, João Gilberto, Wilson Baptista, Machado de Assis e Rita Lee. E ainda, Billie Eilish, Nação Zumbi e BaianaSystem.

 

“Acho que esses artistas ajudaram a me dar um senso de composição, de querer criar peças simples, e que contém uma história, que tragam em si algum estranhamento, pois assim você desperta atenção do seu interlocutor. Pet Shop Boys me ensinaram a amar a melodia, o groove, a ironia e os sintetizadores; João Gilberto me mostrou que era importante apostar na delicadeza, no suingue e que menos é mais; Wilson Baptista me mostrou como letra e música devem caminhar juntas, com potência, humor e acidez; Machado é o cara com quem aprendi a perseguir a ironia; E Rita Lee reúne tudo que apontei nos anteriores e traz consigo ainda uma veia roqueira displicente que nem um dos anteriores apresenta.”, detalha Jean.

 

Autodidata, Jean Mafra começou a fazer música na segunda metade dos anos 90, de lá para cá estudou Letras e fez parte do Samambaia Sound Club, que ganhou o primeiro prêmio no Festival Paredão Atlântida, da maior rádio do Sul do Brasil; e participou do Prata da Casa, no SESC Pompeia (SP), e realizou turnês pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Além disso, também criou o Coletivo Clube da Luta Floripa, que reuniu bandas e movimentou a cena musical em SC entre 2006 e 2009, chegando a tornar-se tema de documentário. 

 

Atualmente, Jean atua como DJ e curador musical, tendo trabalhado com Madeleine Peyrroux, Buena Vista Social Club, Egberto Gismonti, Lia de Itamaracá, o MIS SC e mais. Em carreira solo, o músico traz em sua discografia o EP “Micro-Alegria” (2013) e o álbum “Mafra + Melo” (2015).

 

O clipe de Encruzilhada contou com direção de Alexandre Sucupira (Belvedere Films) e Bianca Chiaradia, que por sua vez também participou da produção juntamente com Jean Mafra. A direção de fotografia e a edição ficaram por conta de Alexandre Sucupira. Participaram do clipe o elenco: Ana Beatriz Mafra, Gabriela Cordioli Coto, Jean Mafra e Renata Swoboda. A maquiagem e o figurino foram uma criação de Jean Mafra e Bianca Chiaradia. 

 

Já o single é uma produção, gravação, mixagem e masterização de Alexei Leão, do AML Estúdio (SC). A faixa contou com a participação dos músicos: Jean Mafra (voz e vocais), Alexei Leão (programações e synth bass), André Guesser (programação de bateria e percussões), Binho Manenti (seabord synth), Rafael Pfleger (synth bass 1 e synth) e Renata Swoboda (voz e vocais). A capa do single é de autoria de Jean Mafra.

 

Ouça “Encruzilhada”: https://ingroov.es/encruzilhada-jrn-1

Assista “Encruzilhada”: https://youtu.be/zXkvCpi0LtE

 

Acompanhe Jean Mafra

 

Instagram: https://www.instagram.com/mafraainda/

YouTube: https://www.youtube.com/user/nadanadaish

Fonte: Julia Ourique

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.