Bryan Ferry lança coletânea Retrospective: Selected Recordings 1973-2023

Bryan Ferry lança coletânea Retrospective: Selected Recordings 1973-2023

Bryan Ferry lança Retrospective: Selected Recordings 1973-2023, um álbum de 81 faixas que explora toda a profundidade de sua carreira solo, abrangendo mais de 50 anos de música e 16 álbuns de uma verdadeira lenda do rock. O trabalho destaca a jornada musical única de Ferry, desde versões de músicas de Velvet Underground, Tim Buckley e Amy Winehouse até “Star”, seu primeiro single inédito em mais de uma década, composto em parceria com o Nine Inch Nails.

Bryan Ferry ganhou reconhecimento pela primeira vez na década de 1970 como criador, cantor e principal compositor da lendária banda Roxy Music. Sempre inquieto, inspirando-se em arte, cinema, poesia, literatura e amor, ele gravou 24 álbuns ao longo de uma carreira que já dura seis décadas, sempre com espírito vanguardista.

Uma figura única e de influência duradoura em todo o mundo, Ferry foi premiado pela Ordem do Império Britânico em 2011 por sua contribuição à música. Em 2012, recebeu a honraria nacional francesa de Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres. Em 2014, foi nomeado Doutor Honorário em Música pela Universidade de Newcastle. O Roxy Music foi incluído no Rock and Roll Hall Of Fame em 2019.

Seu catálogo, que ainda soa atemporal, passa de momentos futuristas, inspirados na música eletrônica; nostálgicos, apresentando canções e estilos dos anos 1920 e 1930; dançantes, dominando as pistas de dança; e o indivíduo que quer apenas ficar sozinho, em sonoridades urbanas que evocam neon e noir. Retrospective: Selected Recordings 1973-2023 ilustra sua capacidade de reinventar canções de diferentes épocas e estilos, consolidando seu lugar como um dos principais intérpretes da história da música.

- Publicidade -

O lançamento foi antecipado pelos singles “She Belongs to Me”, uma assombrosa reinterpretação do clássico de Bob Dylan; “Star”, uma faixa ansiosa e sombria com batidas de pós-techno, com a participação da artista performática Amelia Barrett, e “I Thought”, uma colaboração com o ex-companheiro do Roxy Music, Brian Eno.

Retrospective: Selected Recordings 1973-2023 celebra a vida e obra de um artista versátil e que caminhou do rock ‘n’ roll ao R&B, das baladas ao piano até música eletrônica, passando por ambiente, jazz, country, folk, blues, avant-garde e new wave. A coletânea é um lançamento da BMG disponível em todas as plataformas de música.

Compartilhe este Artigo

‘Antonio Candido, anotações finais’, de Eduardo Escorel, estreia no Canal Brasil ‘Antonio Candido, anotações finais’, de Eduardo Escorel, estreia no Canal Brasil

Além da essencial obra publicada, Antonio Candido (1918-2017) deixou 74 cadernos inéditos. Baseado nos dois últimos, o documentário "Antonio Candido, anotações finais", de Eduardo Escorel,

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.