Intérprete do sucesso “Sou Casa”, Elizeu Alves revela luta contra a depressão 

“Estava decidido a dar cabo da minha vida”, disse o cantor ao PodCrê

Intérprete do sucesso “Sou Casa”, Elizeu Alves revela luta contra a depressão 

O cantor e compositor Elizeu Alves é o convidado do episódio especial do PodCrê dedicado ao Setembro Amarelo, mês no qual se incentiva a valorização da vida e da saúde mental. Durante o bate-papo, o artista, que faz parte do cast da MK Music, abriu o coração e contou de sua luta contra a depressão.

Filho de pais separados e criado pelos avós, Elizeu nasceu em um lar evangélico na comunidade da Mangueira, no Recife (PE). Durante a adolescência, a bebida se tornou sua fuga dos problemas até que ele teve um encontro com Deus que impactou sua vida.

– Eu tive uma crise de ansiedade e pensei que ia morrer. Naquela hora, lembrei de uma promessa que tinha feito há alguns anos para Deus de que nunca mais ia deixar a igreja. Veio um medo de ir para o inferno e comecei a pedir perdão a Deus. Eu tive um processo muito perturbador de crise de identidade em resposta ao descaso dos meus pais. Voltei para a igreja, mas ainda não era convertido, porque carregava vícios, gatilhos e pecados domesticados. Até que, em 2016, eu tive um encontro real com Jesus – testemunha.

Autor do sucesso “Sou Casa”, que viralizou nas plataformas digitais, Elizeu conta que a música surgiu durante um momento de quebrantamento em uma ministração e se tornou, nas palavras do cantor, “um grito de alguém que estava sendo liberto de verdade”. A primeira versão de “Sou Casa” foi lançada em 2019 e tem mais de 85 milhões de views no YouTube. 

- Publicidade -

– Três meses depois que Deus me deu essa canção, eu entrei na pior crise de depressão que eu podia ter. Eu estava noivo e iria me suicidar. Chamei minha noiva; que hoje é minha esposa; para conversar e estava decidido a terminar o relacionamento, preparar uma carta e dar cabo da minha vida.  Na minha cabeça, eu achava que tirando a minha vida, eu teria paz – compartilha o artista.

Apesar da dor, Elizeu relata que, durante o processo de depressão, recebeu vários testemunhos de pessoas que foram curadas da mesma situação ao ouvirem “Sou Casa”, que traz versos como “O Teu perdão é completo / Ele sara a minh’alma”. 

– Eu ainda estava no processo de cura e, no dia da gravação do clipe, juntamente com meu pastor Ricardo e minha esposa Layne, eu falei: “Amor, como que eu vou dizer que eu sou casa de Deus com alegria se tudo que eu sinto é tristeza? Como é que eu vou fazer isso?”. Aí, eles falaram para eu declarar isso com fé, eles oraram por mim e falei que ia sorrir mesmo que eu não quisesse sorrir. Falei que ia gravar esse clipe todo com sorriso no rosto e declarando que essa é a verdade da minha vida. Havia dor por trás daquele sorriso, mas muitas pessoas foram curadas – relata.

Elizeu Alves recorda que começou a entender que havia um propósito em sua dor e que decidiu parar de questionar a Deus. Mesmo com sua fé, ele salienta que faz terapia para lidar com suas questões e aconselha que o cristão deve cuidar da sua saúde mental.

– Ainda existe muito preconceito relacionado à ajuda psicológica, muita gente banaliza o assunto e diz que é frescura da geração Z. Eu sou de 1992 e falta cuidado e ensino sobre isso. É muito importante se conhecer e a Palavra de Deus não te restringe de cuidar da sua saúde mental. Isso é uma ferramenta que Deus usa para tirar pessoas de lugares que ela nem mesma sabe identificar. Deus pode fazer aquilo que a gente não consegue, mas existe um uma parte que tem que partir de nós. Voltar para a terapia foi a melhor coisa da minha vida – finaliza.

Produzido pelo Pleno.News, o PodCrê está em sua terceira temporada falando sobre fé e vida espiritual e já conta com mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube. O podcast também está disponível no Spotify, na Deezer, no Apple Podcasts e na Amazon Music.

Confira a participação de Elizeu Alves no PodCrê no YouTube: 

BUSQUE AJUDA

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda, ligue para o número 188 ou acesse o site.

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.