PT   |  ES |   EN

|

Longa-metragem ‘Delicadeza’ começa filmagens na capital paulista

Com direção e roteiro de Eduardo Mattos, gravações vão até dia 16 de setembro

Longa-metragem ‘Delicadeza’ começa filmagens na capital paulista
Leonardo Freire Miguel e Vinícius Nascimento em cena de 'Delicadeza' -  crédito: Diogo Andrade (@dgandradee)

Em Salvador, Antônio (Vinícius Nascimento) e Miguel (Leonardo Freire Miguel) são jovens irmãos muito próximos e de identidade de gênero distintas. Quando uma quadrilha de tráfico de adolescentes leva Miguel para São Paulo, Antônio parte para encontrá-lo. Esta é a trama de “Delicadeza”, longa dramático em produção na capital paulista até 16 de setembro de 2024. Entre as locações previstas estão a Praça Roosevelt, Rua Augusta, o Club Jerome e o Art Pizza.

Em agosto foram realizadas as filmagens da etapa baiana do filme com gravações em Salvador, com o apoio do Esporte Clube Bahia e sua torcida LGBTQIAP+. Tomando o afeto fraternal como ponto de partida, “Delicadeza” propõe uma visão original sobre a vulnerabilidade dos adolescentes LGBTQIAP+, especialmente os expostos a questões socioeconômicas, abondono familiar e discriminação de gênero. Fatores que os tornam alvos evidentes do tráfico humano para exploração sexual. 

“Delicadeza” marca a estreia na direção de longas de Eduardo Mattos, premiado realizador de curtas como “Cadarço” (2017), “Cigano” (2008), “Pimenta” (2010) e “Chapô” (2012). A produção é da Cigano Filmes (SP), com produção executiva de Denise Ferreira e Talita David, e produção associada da Olho de Vidro (BA). Taís Nardi e Fernando Timba assinam direção de fotografia e arte, respectivamente. Também estão no elenco Naruna Costa, Gilda Nomacce, Luciana Souza, Lilian Blanc, Donizetti Mazonas, Yantó, Marina Sutton, Atlas Xavier, Jhonnã Bao, Amaurih Oliveirae Jorge Julião.

“Este filme é a oportunidade que eu tenho de conectar Salvador, que é a cidade onde eu nasci, com São Paulo, que é a cidade que eu escolhi para viver”, explica o diretor. “Estou muito feliz com essa realização”, prossegue o cineasta, que reuniu para esta empreitada vários dos profissionais que participaram de seus curtas. “Eu também fico feliz que a gente esteja fazendo um melodrama, que é um gênero que eu gosto muito e valorizo demais”, destaca.

- Publicidade -

Projeto desenvolvido com recursos do FSA através do edital PRODAV 05/2014, Edital Fomento ao Cinema Paulista PROAC 2017 e Edital complementação de Produção de Longas-Metragens SPCINE/ FSA 2019.

Sinopse

Em Salvador, Antônio e Miguel são jovens irmãos muito próximos e de identidade de gênero distintas. Quando uma quadrilha de tráfico de adolescentes leva Miguel para São Paulo, Antônio parte para encontrá-lo.

Créditos

Roteiro e Direção: Eduardo Mattos

Empresa Produtora: Cigano Filmes

Produção: Denise Ferreira

Produção Executiva: Denise Ferreira e Talita David

Diretor de Fotografia: Taís Nardi

Diretor de Arte: Fernando Timba

Diretor de Produção: Renan Lima

Produtor associado: Leandro Tadashi

Produtora associada: Olho de Vidro 

Elenco: Vinícius Nascimento (Antônio), Leonardo Freire Miguel (Miguel), Naruna Costa (Gleide), Marina Sutton (Dulce), Atlas Xavier (Vander), Jhonnã Bao (Joana), Amaurih Oliveira (Lucas), Lilian Blanc (Brigitte) e Jorge Julião (Oscar).

Sobre Cigano Filmes

Cigano Filmes é uma produtora independente de audiovisual baseada em São Paulo, fundada em 2011, Cigano Filmes é uma produtora independente de audiovisual baseada em São Paulo, fundada em 2011 pelos cineastas Taís Nardi, Eduardo Mattos, Denise Ferreira e Leandro Tadashi. Com o objetivo de criar histórias que não apenas entretenham, mas também provoquem reflexão no espectador. Ao longo dos anos, a Cigano Filmes tem se destacado por seu compromisso em desenvolver conteúdos diversificados e de alta qualidade, abrangendo vários gêneros cinematográficos.

Entre os trabalhos mais notáveis da produtora estão curtas-metragens premiados como “Bá” (2015), vencedor do prêmio de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular no Festival de Cinema de Gramado, e “Xavier” (2016), exibido em festivais internacionais de prestígio como o BFI Flare em Londres e o Frameline em San Francisco. Em 2016, a produtora também lançou o documentário “São Paulo em Hi-Fi”, que se tornou um dos documentários mais vistos do ano no Brasil, com uma exibição contínua por 27 semanas em cinemas de todo o país.

A Cigano Filmes foi contemplada por três anos consecutivos na Chamada Prodav 5 do FSA, o que permitiu o desenvolvimento dos longas-metragens *Melhor que seja ela* (comédia), *Acalanto* (suspense), e *Delicadeza* (drama), todos projetos que reforçam o compromisso da produtora com a diversidade de narrativas. Em 2017, lançou a série documental *Cinema Diversidade* no canal Prime Box Brazil, que explora o cinema LGBTQIAP+.

Com uma sólida trajetória e uma visão clara de promover histórias impactantes, a Cigano Filmes continua a expandir seu portfólio e a contribuir de forma significativa para o cenário audiovisual brasileiro.

Sobre Eduardo Mattos

Eduardo Mattos nasceu em Salvador em 1965. Mudou-se para São Paulo em 1992, onde graduou-se em Letras (FFLCH-USP) e em Audiovisual (ECA-USP). 

Dirige e roteiriza filmes desde 2002, participando de diversos festivais: Mix Brasil, Mostra Internacional São Paulo, Festival de Gramado, Curta Cinema, Curta Taquary, Close e Jornada Internacional de Cinema da Bahia. 

Nos últimos anos trabalhou no desenvolvimento de dois projetos de longa-metragem com suporte do FSA, através das Chamadas Prodav 5/2013 e 2014. “Delicadeza” e “Melhor que seja ela”, seu próximo filme.

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.