Bratislava faz viagem emocional e madura em quinto álbum de estúdio

Bratislava faz viagem emocional e madura em quinto álbum de estúdio

Há momentos na vida em que o acaso se impõe e as mudanças são inevitáveis. Pensando nessas transições e mutações, a Bratislava faz de seu quinto disco um relato de aceitação e maturidade após chegarem ao quinto trabalho de estúdio. Homônimo, o lançamento é uma coleção sincera de histórias que chegam ao fim, relacionamentos que precisam ser repensados e outras finitudes.

Como um amigo abrindo o coração, o disco não é só uma banda sendo um livro aberto, mas abrindo as veias e corações para a conexão do ouvinte. Para que no meio da poesia se encaixe a vida de cada um. O disco traz desde intensa pressão emocional e existencial e momentos de paralisia diante de crises até a luta por deixar um legado.  Se canções como “Nossa Voz” e “Casa em Chamas” capturam a urgência e o desespero de se enfrentar um desastre iminente,  “Deixa a Criança Dançar” e “Te Deixar Pra Trás” fazem uma busca  por autenticidade e alívio dos fardos.

Desejo e apatia, vida e morte, paixão e finais. O disco cria paralelos entre dilemas e apresenta uma banda colocando a arte como uma ponte que interliga tudo. Se reinventando em lutos, lutas, poesia e dureza, a banda encara o momento como um fechamento de ciclo e espaço para um marco de recomeço: por isso o disco homônimo, como uma bandeira quadriculada que tanto dá a largada quanto sinaliza a chegada.

Fundada há quase 15 anos pelos irmãos baianos Victor Meira e Alexandre Meira, a banda lançou 4 discos, fez turnês pelo Brasil e tocou em grandes festivais como Lollapalooza, COMA, Bananada, Conexão e Festival DoSol. Agora colocam um álbum que une todos os pontos dessa história, criando não só uma discografia coesa, mas a ideia de uma obra central única.

- Publicidade -

“Estamos trazendo vibes de toda a carreira da banda para esse disco. Canções mais carinhosas, outras mais brabas. Letras mais acessíveis e fáceis de se compreender, assim como letras mais enigmáticas e imagéticas também. Enfim, reúne tudo o que a Bratislava já foi e que pode ser. O disco que finalmente leva o nome da banda é o disco com o qual a banda tá confortável em dizer: isso aqui é a gente”, conta Victor Meira, responsável pelas letras, vozes e teclas da banda, que conta também com José Roberto Orlando (baixo), Felipe Gonçalves (guitarra), Gustavo Franco (bateria) e Jonas Andrade (guitarra).

O álbum novo da Bratislava é uma produção da Inova Com Cultura e da Abstrato Coletivo, com apoio da Inova Com Valor e realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas – #ProAC2023. “Bratislava” está disponível em todas as plataformas de música e seus vídeos, no canal da banda no YouTube.

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.