Daniela Versiani apresenta exposição de pinturas inspiradas nas inscrições encontradas nos monumentos e paredes de Roma

Daniela Versiani apresenta exposição de pinturas inspiradas nas inscrições encontradas nos monumentos e paredes de Roma


A artista visual e escritora Daniela Versiani apresenta exposição de pinturas na Galeria Dobra, produzidas entre 2023 e 2024, inspiradas nas milhares de inscrições encontradas nos monumentos, muros e paredes de Roma, da antiguidade à contemporaneidade. Na realidade, sua inspiração teve início quando ainda adolescente conheceu o Coliseu – a grandiosidade e as escritas anônimas nas arquibancadas, o luxo e a decadência da cidade convivendo como o que ela chama de ‘marcas de presença’, uma forma de vencer o esquecimento e o anonimato. 

Seus trabalhos trazem como elementos visuais garatujas, rabiscos e desenhos encontrados nas paredes de Roma; frases, ditados  e versos em latim; e também trechos de um conto-poema de Daniela Versiani intitulado “Para entender a grande beleza”, inspirado no filme ‘A Grande Beleza’ (2013), do cineasta italiano Paolo Sorrentino.

A exposição abre no dia 24 de agosto, das 14h às 19h, na Galeria Dobra, 2º andar da Fábrica Bhering, na Rua Orestes, 28 – Santo Cristo, RJ, e pode ser visitada até o dia 07 de setembro, aos sábados, das 14 às 19h. De segunda a sexta, com horário agendado. 

Sobre Daniela Versiani


Daniela Versiani é artista visual, escritora e tradutora. Formada em Jornalismo (Casper Libero-SP) e Ciências Sociais (USP), tem doutorado em Letras pela PUC-Rio (2002). Foi professora de graduação e pós-graduação nessa mesma instituição, lecionando disciplinas de literatura e teoria da literatura (2008-2016) e orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. É autora de inúmeras publicações: ensaios de crítica e teoria literária, ficção, poesia e traduções. Foi bolsista Capes e Fulbright. A partir de 2012, expande seus interesses para o campo das artes visuais. Estuda na Escola de Artes Visuais do Parque Lage com os professores Alexandre Sá, João Modé, Franz Manata, Ronaldo do Rego Macedo, Suzana Queiroga e Martin Ogolter. Suas técnicas de escolha são sobretudo a pintura, a colagem e a encáustica. 

- Publicidade -

E-mail: Daniela.versiani@pobox.com 
Instagram: @daniela.versiani 
WhatsApp: 5521988684649  

Sobre Bruno Castaing e a galeria Dobra

“Criar uma obra unicamente a partir do meu talento e poder assinar o resultado com a minha mão, é um charme quase vintage, que se perdeu na fotografia e que me atrai na pintura”, diz Bruno Castaing, fundador da Galeria Dobra, que foi criada para ser um espaço para artistas conceituados e emergentes, valorizando a diversidade das trajetórias artísticas. Mensalmente, são realizadas exposições que passeiam por vários estilos e fomentam a arte nacional e internacional.

Nascido em Paris/França, mas radicado no Rio de Janeiro desde 1987, Bruno Castaing é artista visual e atua nas artes plásticas e fotografia. Com forte atração pelo figurativo, seu trabalho artístico demonstra cores vibrantes, traço bem definido, com inspiração na mitologia, na representação clássica, tendo a musa feminina como recorrência.

Depois de 30 anos atuando preferencialmente com a fotografia, dedica-se agora à pintura, atraído por sua força autoral, calcada pelo processo manual e artesanal, únicos, e pela alquimia e magia do uso das tintas. Mas o seu olhar é profundamente influenciado pela fotografia através dos enquadramentos e movimentos formais. Estudou artes visuais na EFET – École Française Privée d’Enseignement Technique.

Instagram: https://www.instagram.com/galeriadobra/

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.