Orquestra Forte de Copacabana se apresenta com participação de grupo folclórico peruano neste sábado, 27/7

Com entrada franca, orquestra carioca formada por 28 jovens da rede pública de ensino retorna ao Forte de Copacabana, desta vez com participação do grupo peruano Danza de Tijeras, em parceria com RioHarpFestival

Orquestra Forte de Copacabana se apresenta com participação de grupo folclórico peruano neste sábado, 27/7

Neste próximo dia 27 de julho, sábado, às 18h, a Orquestra Forte de Copacabana – anteriormente conhecida como Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom agora com novo nome – retornará ao seu tradicional palco, o Forte de Copacabana, para mais um concerto de sua série mensal no espaço, um dos pontos turísticos cariocas mais visitados. O concerto será uma celebração especial ao 87º aniversário do Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex) e vai contar com destaque especial para o cantor Felipe Adetokunbo – que ficou conhecido ao interpretar com maestria At Last, conhecida na voz de Etta James, no The Voice Kids em 2016. Felipe irá interpretar muitos dos hits que costumam emocionar e animar o público da Orquestra. Após a performance da OFC, haverá participação do grupo de folclórico peruano “Danza de Tijeras” em parceria com o XIX RioHarpFestival. 

Com o objetivo de difundir a dança de tesouras em nível nacional e internacional – uma expressão cultural reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 16 de novembro de 2010 pela Unesco – a  Asociación Nacional Femenina de Danzantes de Tijeras é pioneira em capacitar mulheres nesta arte ancestral, entre as quais se destacam Eulogia Martínez Quispe (renomada harpista), Julia Alejandra Cárdenas Llallire (mestra do violino no gênero musical tradicional), Ángel Miguel Peña Laban (jovem talento da dança tradicional).

Orquestra Forte de Copacabana

A Orquestra Forte de Copacabana teve início apenas com violões, mas hoje possui uma formação de big band e reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone e uma base formada por violão, baixo, guitarra, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público. 

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, por meio da Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL. Já o patrocínio é da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico (por meio da Pró Carioca – Lei de Incentivo à Cultura) e da TIJOÁ Energia. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e da Associação de Arte e Cultura RioMont.

- Publicidade -

O Instituto Rudá é especializado em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Forte de Copacabana é formada por 28 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.

“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.

Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.

SERVIÇO:

Orquestra Forte de Copacabana

Data: 27 de julho, sábado

Horário: 18h

Local: Alameda do Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.

60 minutos. Grátis. Livre.

Acesse o site oficial da OVFC: www.orquestrafortedecopacabana.com.br/  

Siga a Orquestra nas redes sociais:

Instagram: @orquestrafortedecopacabana

YouTube: https://www.youtube.com/@orquestrafortedecopacabana

Facebook: https://www.facebook.com/OrquestraFortedeCopacabana

Siga a Orquestra no Spotify:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.