Rio Memórias e Museu Histórico da Cidade inauguram exposição sobre o golpe civil-militar de 1964

Mostra gratuita “Rio 64 - a capital do golpe” ficará em cartaz de 13 de julho a 13 de outubro

Rio Memórias e Museu Histórico da Cidade inauguram exposição sobre o golpe civil-militar de 1964

O museu virtual Rio Memórias inaugura a exposição “Rio 64 – a capital do golpe” no dia 13 de julho, às 14h, em parceria com o Museu Histórico da Cidade (MHC). Instalada no espaço “Casarão”, ao lado do prédio principal do MHC, no Parque da Cidade, na Gávea, a mostra relembra os principais acontecimentos que culminaram no golpe civil-militar na madrugada do dia 01 de abril de 1964, explorando os contextos político, cultural e intelectual da época.

O evento de inauguração faz parte do calendário de celebrações dos 90 anos do MHC, uma importante instituição museal voltada para a preservação da memória e divulgação da história da cidade – objetivo em comum com o Rio Memórias.

A curadoria da exposição é assinada por Heloisa Starling, escritora, historiadora, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Projeto República; e Danilo Marques, doutor em história pela UFMG e pesquisador do Projeto República. Trata-se de uma versão ampliada da exposição que ficou em cartaz na sede da ABI (no centro) entre os dias 13 de março e 13 de abril de 2024, baseada na exposição virtual de mesmo nome, disponível no site do Rio Memórias (www.riomemorias.com.br).

- Publicidade -

A mostra ficará em cartaz de 13 de julho a 13 de outubro de 2024, com visitação de terça a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e há possibilidade de agendar visitas mediadas pelo e-mail mhc.educativo.culturario@gmail.com.

Sobre o Rio Memórias

O Rio Memórias é um museu virtual fundado em 2019, e tem como missão registrar, valorizar e divulgar a história e a diversidade cultural do Rio de Janeiro. Além do museu virtual, a instituição promove exposições físicas e atividades educativas em escolas públicas. Desde 2021, também produz o Podcast Rio Memórias, que já tem 4 temporadas no ar. As galerias do museu virtual são temáticas e contam a história da cidade sem seguir uma ordem cronológica, favorecendo a construção de roteiros próprios pelos visitantes.

O Rio Memórias é patrocinado pela Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura; e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual e Adam Capital através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Sobre o MHC

O MHC (Museu Histórico da Cidade) é um museu público que integra a rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, ao lado do Museu de Arte do Rio- MAR, do Museu do Amanhã, do Muhcab – Museu da Cultura e da História Afro-Brasileira e do Ecomuseu de Santa Cruz.

Serviço:

Inauguração

Data: 13 de julho de 2024, às 14h

Local: Museu Histórico da Cidade (MHC) – Estrada Santa Marinha (Parque da

Cidade – Gávea)

Entrada: gratuita

Obs.: Na data da inauguração (13/07), será disponibilizada uma van partindo da Praça Antero de Quental, no Leblon, nos seguintes horários: 12h30, 13h10 e 13h50. O valor do transporte é de R$ 5,00 e pode ser reservado pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/transporte-para-inauguracao-da-exposicao-rio-64-a-capital-do-golpe-no-mhc/2523623  

Exposição

Temporada: de 13 de julho a 13 de outubro de 2024

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 16h.

Entrada: gratuita

Compartilhe este Artigo

Odhiil apresenta seu novo single “Ayayay”. com mais sabor do que nunca Odhiil apresenta seu novo single “Ayayay”. com mais sabor do que nunca

Em colaboração com Alexia Lillo e sob a produção de Emiliano de Chile (ex Km55), o novo trabalho de Odhiil promete ser uma bomba que

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.