Há 5 anos o fotógrafo paraense Celso Lobo vem mantendo uma relação muito próxima com a Vila de Caraparu, em Santa Izabel do Pará. Prova disso é a materialização de um sonho depois de tantas saídas fotográficas: o lançamento do livro ‘Caraparu e Seus Encantos’.
A obra vai trazer fotografias do Círio de Caraparu, de paisagens e do estilo de vida local – quase sempre se relacionando com o Rio Caraparu, além de depoimentos de alguns moradores mais antigos.
- Publicidade -
O lançamento será dia 29 de junho, no restaurante Rio Caraparu, às 10h. Em Belém, a previsão é de que o lançamento seja em 11 de outubro na Livraria Fox.
O fotógrafo buscou apoio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, a Lei Semear. Em julho de 2018, depois de ter o projeto aprovado, Celso iniciou a captação de recursos. “Enfim eu consegui final do ano passado uma empresa disposta a apoiar essa obra. A F. Cardoso e Cia. Ltda. – Shopping da Saúde, acreditou no projeto e resolveu patrocinar, disponibilizou o recurso e estamos aqui, logo mais entregando esse presente à Caraparu”, relata.
Após o lançamento, como parte de uma promessa pessoal e contratual, Celso vai disponibilizar 25 livros às escolas de Santa Izabel, a todas as faculdades e universidades do Pará com cursos em Jornalismo, Comunicação Social, Fotografia e Designer, também serão disponibilizados 1 livro para cada biblioteca pública do estado do Pará, que segundo a Fundação Cultural do Estado do Pará são 123.
Também serão enviados 115 Livros para um grupo seleto de Galerias, Agencias de Turismo e Bibliotecas.
Cidadão de Belém com título Izabelense
Em 2018, o fotógrafo, que nasceu e vive em Belém, recebeu o título de cidadão Izabelense pela Câmara de Santa Izabel. Com uma única fotografia, Celso levou Caraparu à Liechtenstein, um principado localizado no centro da Europa entre a Áustria e a Suíça; à Oslo, na Noruega; ao Tajiquistão (Ásia); recebeu a medalha de prata no concurso Brasília PhotoShow de 2016 e o primeiro lugar no lV Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis, em Belém.
Motivação
A ideia do livro surgiu com uma simples conversa com os canoeiros do balneário. Para aumentar o acervo fotográfico, Celso foi se desafiando cada vez mais a buscar um olhar diferente, que contemplasse toda a riqueza e singularidade que a vila tem.
Para o fotógrafo, o livro vai valorizar mais a região fomentar não só o turismo religioso, levando novos devotos ao Círio de Nossa Senhora da Conceição, mas também provocar mais turistas dispostos a conhecer o balneário, além de alertar para a preservação do Rio
“Passear no Rio Caraparu é lindo demais, a gente tem a sensação de estar num filme. Quem é do Pará, mas mora na cidade já fica paralisado com aquilo, imagina quem vem de fora? Então, acredito que qualquer pessoa que ver o livro e tiver um certo apego com a Amazônia, vai colocar a cidade na sua rota, no seu passeio, e para isso a cidade precisa estar preparada para receber.”
Como todo artista, Celso percebeu logo na primeira visita que Caraparu tinha características singulares capazes de ecoar a beleza da região.
“Quando fui ao Círio e vi aquela procissão com pessoas em canoas, aquele rio espelhado em meio à floresta alagada, um colorido das embarcações, as pessoas da própria vila extasiadas com tudo aquilo, não aquietei até voltar e fazer novas imagens. E assim fiz várias vezes, sempre com a provocação de produzir imagens diferentes”, completa.
O trabalho de Celso Lobo pode ser acompanhado nos sites:
e nas redes sociais do artista:
www.facebook.com/
www.flickr.com/photos/
Lista de exposições e premiações:
• Exposição no Carrossel Du Louvre em Paris – out.2016
• II Salão de Arte Brasileira – Vaduz Saal – Liechetenstein – jun.2017
• Entre Cores – Exposição Coletiva – Shopping Cassino Atlântico-RJ – ago.2017
Premiações
• Brasília PhotoShow – Medalha de Prata – nov.2016
• Exposição Belém 400 Anos – 4º Festival Int. Cacau Amazônia – set.2016
• Cultural Week Brazil-Norway 2017 – Embassy of Brazil in Oslo – set.2017
• IV Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis – nov.2017 ABRAJET– 1º Lugar
Faz parte das entidades:
• Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ
• International Federation of Journalists – IFJ
• Inspiration Photographers
• Photographic Society of America – PSA
• Embaixador da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture – Paris
• Foto Cine Club Grão Pará
Ganhou destaques na Revista de Fotografia do México Fotozoom
• Edição 492 => https://issuu.com/
• Edição 491 => https://issuu.com/
Fonte: Celso Lobo




