PT   |  ES |   EN

|

‘A Sereia e o Grito dos Oceanos’ pode ser visitada na exposição ‘ Ser Mulher: um Percurso de Papéis’, de Carla Carvalhosa


“A Sereia e o Grito dos Oceanos”
 é uma instalação provocativa, que pode ser visitada na exposição ‘Ser Mulher: um Percurso de Papéis’, mergulhando nas profundas reflexões sobre as relações complexas entre os seres humanos e os oceanos. A obra transcende a superficialidade dos perigos físicos do mar e adentra os perigos que os seres humanos representam para os ecossistemas marinhos e suas criaturas.

Cada elemento da instalação carrega uma carga simbólica profunda – a sereia, o peixe, a rede, o barco, a tartaruga, os materiais jogados no mar, e convida os espectadores a refletirem sobre o destino que estamos construindo tanto para si quanto para o planeta. Seu objetivo é conscientizar sobre a necessidade urgente de se preservar os oceanos, o cuidado com o descarte dos materiais na natureza, repensando as múltiplas possibilidades como a própria instalação: a produção de arte.

‘Ser Mulher: um Percurso de Papéis’, a icônica exposição da artista plástica Carla Carvalhosa, está no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria de Marcia Costa, trazendo pinturas e esculturas diferenciadas, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade em geral, além da mensagem sobre sustentabilidade.

A protagonista da exposição é a técnica única desenvolvida por Carla para a confecção de suas esculturas, além de seu compromisso com a sustentabilidade. A artista utiliza materiais que se tornariam resíduos, reaproveitando garrafas pet e embalagens como base para suas esculturas, que depois de ganharem forma, são cobertas por papéis ou jornais rasgados, e cola. A Sereia e o Grito dos Oceanos ressignifica materiais de descarte em uma obra de arte que possui vida própria e transmite uma mensagem que deve ser ouvida e disseminada agora.

- Publicidade -

Além das esculturas, serão expostas pinturas e a  Árvore da Vida, com  aproximadamente 2,50 metros de altura, símbolo que aparece em diferentes mitologias. Diz-se que quem come os frutos desta árvore, que cresceu no Paraíso, ganha a imortalidade. A árvore representa a Grande Mãe e contém profundos significados simbólicos.

‘Ser Mulher: um percurso de papéis’ pode ser visitada até 15 de junho, nas salas I e II, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h.

Sobre Carla Carvalhosa

Carla Carvalhosa nasceu no Rio de Janeiro em 1967 e desde muito jovem descobriu sua paixão pelo desenho. Sua trajetória é marcada por várias premiações e participação em diversas exposições. Há 30 anos ministra cursos onde vem formando vários artistas e desenvolvendo trabalhos terapêuticos através da arte. Sua maior característica sem dúvida é a versatilidade,onde usufrui total liberdade em técnicas e estilos, sem com isso, perder sua identidade artística. Apropria-se de diversos materiais de maneira espontânea e autodidata expressando suas emoções e faz isso com maestria.

Em janeiro de 2020 apresentou a exposição individual com o tema “LIBERDADE” no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. E em setembro/2020 no Espaço Cultural Correios Niterói. Carla Carvalhosa propôs, através de suas obras, uma reflexão sobre o que é viver em uma época tão conturbada, tempos de pandemia, quando o significado de liberdade estava sendo tão questionado, sendo assim, ela também se desafia a criar em novas e múltiplas linguagens plásticas buscando a própria liberdade de criar.

Sobre Márcia Costa

Curadoria e Coordenação da exposição ‘Fios da Vida’.Curso EAV – Exposições de Artes Visuais – da Ideia à Realidade – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Pós-Graduação em Psicologia Junguiana – Universidade Estácio de Sá. Especialização em Arteterapia – Clínica POMAR/SPEI.  Formação em Arteterapia – Clínica POMAR. Graduada em Filosofia.

Docente no Curso Formação e Pós- Graduação em Arteterapia da Clínica Pomar. Docente da Disciplina de Oficinas Criativas da Pós-Graduação em Envelhecimento, Subjetividade e Arte. Professora de Pintura Decorativa.

Em maio de 2022, A mostra, “MULHER, o que te sustenta?” sob o olhar e a delicadeza das mãos de Carla Carvalhosa e curadoria de Márcia Costa, propôs homenagear a mulher brasileira na representação de sua afetividade, de sua força, do seu poder, de sua essência, inspiradas no simbolismo das Deusas de diversas culturas, importantes representações simbólicas para a evolução da sociedade.

Texto curatorial

“SER MULHER: Um Percurso de Papéis”, de Carla Carvalhosa, é uma jornada visual que explora a complexidade e a multiplicidade dos papéis desempenhados pelas mulheres ao longo de suas vidas, vivendo e ressignificando seus papéis. Ao explorar essa rica temática, a artista utiliza o reaproveitamento de materiais descartados na natureza para construir suas esculturas em papietagem, transformando embalagens e papéis rasgados e colados em obra de arte.

Ao penetrarmos neste espaço, somos convidados a mergulhar na exploração artística de Carla Carvalhosa sobre a identidade feminina. Utilizando a pintura em diversas técnicas e estilos, e através da papietagem, a artista dá vida a esculturas que transcendem as limitações do papel, capturando a essência dos variados aspectos que as mulheres assumem em suas jornadas.

A exposição é uma expressão de resistência contra as limitações históricas impostas às mulheres. Inspirada pelo questionamento de Simone de Beauvoir em “O Segundo Sexo” – “Afinal, o que é ser mulher?” – Carvalhosa desafia a noção de que a mulher é o “outro” em relação ao homem. Suas obras são um convite para redefinir as narrativas preestabelecidas, instigando as mulheres a se tornarem autoras de suas próprias histórias. (…)

Márcia Costa


SERVIÇO

Exposição: “Ser Mulher: um Percurso de Papéis”
Artista: Carla Carvalhosa
Curadoria: Marcia Costa
Instagram: @carlacarvalhosa   @costaregmarcia
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Visitação: até 15 de junho de 2024
Dias e horários: de terça a sábado, das 12h às 19h
Local:  Centro Cultural Correios RJ – 3º andar – salas I e II @correioscultural
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Evento gratuito
Censura Livre.

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.