PT   |  ES |   EN

|

Ava Art Festival comemora dez anos com exposição sobre o papel e a arte japonesa na Ava Galleria Rio

A mostra começa no Rio de Janeiro, segue para Varkaus (Finlândia) e termina em Osaka (Japão), confirmando a importância da Ava Galleria na divulgação das artes

O papel e a arte japonesa são os temas do Ava Art Festival, exposição que começa no Rio de Janeiro, segue para Varkaus (Finlândia) e termina em Osaka (Japão), com curadoria do conceituado Edson Cardoso e artistas que trazem obras de intensidades, cores e estilos diversos, comemorando dez anos de existência do evento, criado em 2014,  reunindo artistas finlandeses e brasileiros no Enokojima Art, Culture and Creative Center, localizado em Osaka.  

A arte japonesa é uma fonte inesgotável de inspiração e fascínio, enriquecendo o mundo com sua beleza atemporal e sua capacidade de conectar as profundezas da alma humana e da natureza, inspirando os trabalhos dos artistas que, através da utilização do papel como material, ou através das técnicas, temáticas, formas ou cores, permitem ao visitante se conectar com a tradição artística japonesa.  

O Ava Art Festival abre no dia 16 de março, a partir das 15h, na Ava Galleria Rio, 2º andar da Fábrica Bhering, Rua Orestes, 28, Santo Cristo, RJ. A visitação pode ser feita até o dia 14 de abril, de quarta a sábado, das 11h às 17h.

- Publicidade -

Sobre o papel e a arte japonesaQuando o papel foi introduzido no Japão e passou a ganhar diferentes composições e fibras de origem japonesa, foram produzidos papéis com fibras locais, sem adição de produtos químicos. Essa técnica artesanal é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A tradição artística japonesa é um tesouro cultural que se desdobra em diversas formas de expressão, enraizadas em séculos de história e influenciadas por uma profunda conexão com a natureza, espiritualidade e estética. Dentro do contexto milenar da arte japonesa se destacam Ukiyo-e, Sumi-e, Ikebana e Arte contemporânea.

ServiçoExposição: Ava Art Festival
Artistas: coletiva
Curadoria: Edson Cardoso @cardosoedson_ava
Produção: Marcelo Rezende @palmarrezende
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Apoio assessoria: Rafael Lucena
Equipe de Produção: Glauco Cibella, Yume Weck, Gabrielle Queloni , David Sá, Luís Casemiro, Sandokan Montine, Romulo Rodrigues, Caio Giuliano
Abertura: 16 de março de 2024 às 15h
Visitação: até o dia 14 de abril de 2024
Dias e horários: quarta a sábado, das 11h às 17h
Local: Ava Galleria Rio – R. Orestes, 28 – 2º andar – Fábrica Bhering, Santo Cristo, RJ
Apoio: Arte Vida Arte / Paula Ramagem PR Comunicação / Ideex Comunicação Visual
Evento gratuito
Censura livre
Acessibilidade

Fotos artistas em anexoClara Fleiuss – DA GEMA / Marcelo Palmar Rezende – QUEIMEI MEUS NAVIOS E FUI VIVER EM POYAIS / Tathyana Santiago – NOTAS PARA 2000 / Renata Barreto – GRITARIA /  Agatha Faveri – LOVE YOURSELF / Eduardo Valdetaro – COM A LUZ VEM A SOMBRA / Guilherme Quintanilha – O MAQUINISTA

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.