A banda Meyot continua a mostrar as camadas profundas de seu álbum de estreia, “Sopa Primordial”, ao revelar o clipe do single “No Túnel”. Dirigido pela cineasta carioca Jo Sefarty, o vídeo expande a narrativa da música para novos horizontes, oferecendo uma experiência visual única e envolvente. As imagens duplicadas, os passos coreografados, os encontros e desencontros. Tudo se une para demonstrar a busca humana de si mesmo em outra pessoa.
Assista ao clipe “No Túnel”: https://youtu.be/-kzjF8Fdu9o
Ouça “Sopa Primordial”: https://ingrv.es/sopa-primordial
A visão de Meyot para o vídeo buscava transcender a simples transposição da música para o visual. Em sintonia com a direção de Jo Sefarty, eles conseguiram criar um clipe que adiciona outras possibilidades de interpretação à experiência auditiva da canção, levando os espectadores por uma viagem hipnótica de reflexão e autoconhecimento.
- Publicidade -
“A princípio, só tínhamos uma certeza: não queríamos que o clipe fosse uma mera tradução imagética literal da música. Quando trabalhamos com outra linguagem, preferimos que os profissionais envolvidos coloquem seus olhares, expandindo o campo interpretativo da canção. O desafio era encontrar realizadores que tivessem uma sinergia criativa com a banda e a capacidade/disponibilidade para gerir um projeto que demandava certa urgência. Então, por volta de julho do ano passado, tivemos o prazer de conhecer a diretora e roteirista carioca Jo Sefarty, que topou o desafio de roteirizar, dirigir e que ainda conseguiu montar uma equipe maravilhosa que colocou o projeto de pé em poucos meses”, revelam os músicos.
“No Túnel” é, por si só, uma narrativa sonora que combina elementos psicodélicos, progressivos e de rock brasileiro melódico. Com sua vibração atmosférica, a faixa serviu como um prelúdio para o lançamento do aguardado álbum completo da banda, “Sopa Primordial”, que chegou às plataformas de streaming no final de 2023, através do selo Eu Te Amo Records.
A canção foi o ponto de partida para a visão única que a diretora trouxe para o projeto. “O videoclipe se inspira em uma fantasmagoria da solidão e dos encontros e propõe uma estética que se conecta com uma atmosfera de alucinação. Dois dançarinos entram em busca pelo outro, mas essa busca se desenrola no reflexo de si mesmo. O encontro real torna-se uma espécie de ilusão noturna, escapando quando quase alcançado nesse mundo contemporâneo atravessado pelo narcisismo. Levando essa ideia adiante, o videoclipe persegue um espelhamento e duplicação, onde as imagens se replicam, os figurinos se assemelham, o toque é fugaz, nada permanece fixo, tudo se multiplica e flui opaco como em um bosque suspendido no tempo onde não há entradas e saídas”, explica Sefarty.
Já na segunda parte, o espectador adentra um baile da terceira idade. Entram em cena corpos de outras idades e um ritmo diferente se instaura, assim como outros olhares carregados de experiências de vidas amorosas e desamorosas. “Neste momento, os dançarinos estão em ambiente documental, sujeitos a outras presenças, se movimentam em ritmo desencontrado com o compasso do baile. A alucinação é uma vertigem, vazios e encontros convivem no mesmo salão”, completa a diretora.
Desde seu lançamento, “Sopa Primordial” tem sido bem recebido pela crítica e pelo público, consolidando ainda mais a posição da Meyot como uma das bandas mais instigantes do cenário independente nacional. A banda é formada por Arthur Montenegro e Giuliam Uchima e se tornou conhecida por incorporar influências que vão desde a MPB dos anos 1970 até o post-rock do século 21, passando pelo rock progressivo, jazz e música eletrônica. Essa exploração sonora guiou os tons e temas de “Sopa Primordial”, agora expandidos com o videoclipe de “No Túnel”. O álbum está disponível nas principais plataformas de streaming.
Crédito: Dieson Morais
Ficha técnica:
Direção e Roteiro: Jo Serfaty
Diretora de Produção: Zaza D’Aquino
Diretora de Arte: Renata Gāthā
Diretor de Fotografia: Pedro Pipano
Assistente de Câmera: Giulia Martins
Assistente de Produção: Jefferson Lopes
Elenco e Coreografia: Augusto Trainotti, Rafaela Tonela
Elenco de Apoio: Jefferson Lopes
Montagem: Eduardo Rizzo
Motorista: Alberto Pardo
Agradecimentos: Instituto Núcleo da Melhor Idade – Estação Vida, Tomaz Nobre, Douglas Viera, Lorenna Montenegro, Renatto Souza, On