PT   |  ES |   EN

|

“O Mundo depois de nós”: O filme recente mais chato da NetFlix

A adaptação cinematográfica de “Leave The World Behind” oferece uma exploração instigante de tensão apocalíptica, levando os espectadores a uma jornada de incertezas em um mundo à beira do colapso. Com um elenco estelar liderado por Julia Roberts e Mahershala Ali, o filme é dirigido por Sam Esmail, que se esforça para expandir a visão do romance original, em livro, de Rumaan Alam.

Sam Esmail, é um roteirista, diretor e produtor de televisão e cinema egípcio-americano. Ele é mais conhecido como o criador da série de televisão Mr. Robot, que é uma obra prima não muito conhecida como deveria ser devido ao contexto da trama que se desenrola sobre política internacional, tecnologia [dois temas que tem muito um público muito abrangente – considerando tecnologia real e não fictícias como a maioria dos filmes] e principalmente psicologia e psquiatria. Em “O mundo depois de nós” é possível perceber o ambiente tenso e caótico como o de Mr. Robot, com uma diferença: tinha começo, meio e fim.

Muitos podem dizer que esse texto é um pouco inculto, contudo, quando estamos tratando de coisas que poderiam ser reais, quando uma história não chega à um “fim definitivo” ainda acabamos por aceitar porque é assim na vida real, não tem um final claro e marcante, até mesmo quando é apenas escrito, como em “O cortiço” de Aluísio Azevedo. Talvez “O Mundo depois de nós” na versão original, em livro, nos dê uma sensação diferente.

As vezes, em um filme, havendo um final, mesmo que não explicado, faria mais sentido. Como não foi em “Tempo” (Old – disponível também na NetFlix) onde os personagens ficam presos numa praia em que o tempo passa de forma super rápida, que teria ficado melhor se não houvesse uma explicação para que aquilo acontece, mas ainda mantendo o final onde dois personagens conseguem sair. Para quem adora suspensa apenas por suspense e criar sua própria teoria sobre e ideias que podem divergir do autor ou de outros que assistiram pode ser bom.

- Publicidade -

Ou seja, assistir à “O mundo depois de nós” é como assistir a primeira temporada de uma série que é cancelada e você nunca vai saber o que acontece depois, ou um filme que tem de parar no meio porque tem um compromisso (ou porque a energia se foi e você assistia em transmissão de tv).

Sobre o filme

A trama começa com a tentativa de uma família de se desconectar e relaxar durante um fim de semana em uma casa isolada em Long Island. Contudo, o sossego planejado é interrompido pela chegada inesperada de dois estranhos, George (interpretado por Mahershala Ali) e Ruth (interpretada por Myha’la). O conflito que surge entre os personagens fornece uma base tensa para o desenvolvimento do enredo, abordando temas de tensão racial, social e de classes.

A performance do elenco principal é um ponto forte do filme, com Julia Roberts entregando uma interpretação convincente como Amanda, ao passo que Mahershala Ali cativa como George, construindo uma relação complexa e significativa com Amanda em meio ao caos. Ethan Hawke e os jovens atores, Charlie Evans e Farrah Mackenzie, também oferecem performances sólidas, embora alguns personagens secundários pareçam estereotipados em suas reações ao apocalipse.

Enquanto a adaptação cinematográfica amplia o universo do romance, tentando capturar a tensão e o terror do mundo que desmorona ao redor dos personagens, ela pode perder parte da sutileza e profundidade presentes na obra original. O diretor, Sam Esmail, opta por revelar mais detalhes sobre o evento apocalíptico do que o romance, tirando um pouco da ambiguidade que contribuía para o medo inicial, mas ainda assim mantém um senso de pavor e inquietação.

Embora possa não corresponder completamente às expectativas da obra literária, “Leave The World Behind” oferece uma narrativa inquietante sobre a possibilidade de um mundo conhecido chegar ao fim. A complexidade das relações entre os personagens e a abordagem dos temas sociais, embora não atinjam todo o potencial da obra original, ainda tornam este filme uma experiência cinematográfica cativante.

Com uma duração de 138 minutos e classificado como R por linguagem, conteúdo sexual, uso de drogas e algumas imagens breves de violência, “Leave The World Behind” está disponível para streaming na Netflix.

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.