Single “O meio do mundo” reúne Ricardo Bacelar e Jaques Morelenbaum, e chega às plataformas nesta sexta-feira, dia 3 de novembro

Single “O meio do mundo” reúne Ricardo Bacelar e Jaques Morelenbaum, e chega às plataformas nesta sexta-feira, dia 3 de novembro

Ouça o singlehttps://ffm.to/jasmin_meiodomundo (3/11)

Chega às plataformas dia 3 de novembro “O meio do mundo” (Jasmin Music), single inédito que celebra o encontro inspirado do piano de Ricardo Bacelar com o violoncelo de Jaques Morelenbaum. Os dois se encontraram pela primeira vez na gravação do álbum “Andar com Gil”, no início de 2023, quando Gilberto Gil e Jaques participaram como convidados de Bacelar e Délia Fischer na faixa “Prece”, do compositor baiano. Morelenbaum participou ainda do show de lançamento do projeto, no Rio de Janeiro.

“Mostrei ‘O meio do mundo’ para o Jaques, ele gostou, e acabamos optando por gravá-la em duo, o que valorizou ainda mais os dois instrumentos”, pontua Ricardo, que recebeu o violoncelista e arranjador carioca no Jasmin Studio.

O arranjo final foi escrito a quatro mãos, já que ambos são craques no assunto: Jaques é arranjador de projetos de Tom Jobim, Caetano Veloso, Marisa Monte, Ryuichi Sakamoto e Sting, entre outros artistas, e Ricardo, por sua vez, é autor dos arranjos de seus álbuns solo e de projetos como “Nós e o mar”, que dividiu com Roberto Menescal e Diego Monzo.

- Publicidade -

Um dos mais conceituados músicos brasileiros, Jaques Morelenbaum conta mais sobre o processo: “Ricardo me apresentou um arranjo para o cello escrito por ele, com bastante abertura pra que eu adaptasse e sugerisse algumas pequenas mudanças, aqui e ali. Com toda a calma e tempo, ensaiamos até que nós dois ficássemos satisfeitos com o resultado. O som fantástico tirado no seu magnífico estúdio facilitou muito o processo de preparação do tema, pois a qualidade sonora é altamente inspiradora e animadora”, conclui.

Já Ricardo Bacelar ressalta o entrosamento entre os dois: “Jaques é um grande arranjador e um grande músico, foi uma satisfação enorme poder tocar e gravar com ele. Temos vontade de fazer novos projetos juntos, porque tudo fluiu de maneira muito natural. Ele é um mestre, sempre oferece para a música uma saída, uma alternativa de beleza, e o seu violoncelo tem muita personalidade”, conta Ricardo Bacelar, dando um spoiler do que pode vir por aí…

O single “O meio do mundo” é mais um projeto a ser editado pelo selo Jasmin Music, que nasceu a partir do estúdio de Ricardo Bacelar, em Fortaleza. Pelo selo foram lançados o single “De passagem”, com a participação deToninho Horta, além dos álbuns “Paracosmo” (Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante),“Congênito”, “Andar com Gil” (Ricardo Bacelar e Delia Fischer) e o já citado “Nós e o mar”. “No processo de construção do Jasmin Studio, me veio a ideia do selo, para que eu possa gravar os meus discos e também trabalhos com outros músicos e artistas”, pontua Bacelar.

No estúdio de Bacelar foram gravadas faixas do novíssimo álbum de Ivan Lins, “My Heart Speak’s”, superprodução musical lançada no Brasil e no exterior. “O Jasmin está entre os estúdios mais importantes da América Latina, porque traz muita tecnologia embarcada, como o Dolby Atmos e som em 3D. A ideia é poder exercer o ofício de produtor, músico e compositor de uma forma mais intensa”, finaliza Ricardo.

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.