Levando o jazz para seu lugar de origem, o gueto, o Favela Jazz Festival é uma experiência audiovisual em forma de um evento gratuito e online que visa a entreter, divertir, informar e trazer conteúdos que permitam o aprofundamento no contato, vivência e reflexões acerca desse gênero que ainda é visto com muito elitismo. A partir do dia 03/04, em datas não-consecutivas, serão exibidos shows, filmes e cursos no site www.jazznakombi.com.br/favelajazzfestival.
A produção do evento é do conceituado Jazz na Kombi, que atua desde 2014 nas ruas de São Paulo, de cidades no interior do estado e até mesmo no Rio de Janeiro e eventos internacionais no chamado “O Menor Festival de Jazz do Mundo”. O evento, que tradicionalmente acontece no Jardim Boa Vista, com a pandemia ganha um novo formato para atingir todas as quebradas.
- Publicidade -
As apresentações foram gravadas em uma pedreira desativada que fica ao lado da comunidade, um local onde as crianças da favela brincam há gerações e que foi transformado no palco do jazz. Entre as performances, nomes consagrados no cenário brasileiro como Bocato Sexteto, além de outros grupos expoentes e inovadores como Conde Favela Sexteto, Átrio Jazz part. Joy Salles e LOQÜAZZ.
A programação inclui também palestras com especialistas da área. Letieres Leite apresenta a aula “O Universo Percussivo Baiano”, método que busca ensinar a música popular brasileira a partir da consciência de um conceito estrutural rítmico ligado às suas matrizes negras. O músico e pesquisador musical Edson Ikê falará das origens negras do gênero em “A História Social do Jazz” e o músico Rob Ashtoffen mostrará a ligação entre essa música e o cinema em “O Jazz como trilha sonora”.
Por fim, a intervenção artística temática “Zoociedade” por Leila Monsegur completa a programação, que se encerra com o filme “Flos & Dona Val”, uma narrativa que une dois cenários e presta honras a duas ilustres personalidades que faleceram no período de produção desta edição do Favela Jazz Festival. O clipe de “Patinete Rami Rami” por Letieres Leite Quinteto é uma homenagem a Flávio Oliveira, artista e produtor cultural baiano; e uma versão jazz da música “Sabiá”, de Luiz Gonzaga por Lilian Estela e banda, compõe uma homenagem à Dona Val, mãe do proponente do projeto, uma das fundadoras da comunidade onde ocorre o festival.
A quarta edição do Favela Jazz Festival foi contemplada pelo ProAc Expresso Lei Aldir Blanc nº 40/2020, realizado com recursos do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Acesse o site www.jazznakombi.com.br/favelajazzfestival para mais informações.
SERVIÇO
Favela Jazz Festival 2021
Programação:
Zoociedade
Data: 03/04 (Sábado)
Horário: 16h
Bocato Sexteto
Data: 03/04 (Sábado)
Horário: 17h
A história Social do Jazz (parte 1) – Edson Ikê
Data: 04/04 (Domingo)
Horário: 16h
Conde Favela Sexteto
Data: 04/04 (Domingo)
Horário: 17h
A história Social do Jazz (parte 2) – Edson Ikê
Data: 11/04 (Domingo)
Horário: 16h
Átrio Jazz
Data: 11/04 (Domingo)
Horário: 17h
O Jazz como trilha sonora – Rob Ashtoffen
Data: 18/04 (Domingo)
Horário: 16h
LOQÜAZZ
Data: 18/04 (Domingo)
Horário: 17h
O Universo Percussivo Baiano – Letieres Leite
Data: 25/04 (domingo)
Horário: 17h
Flos e Dona Val (Filme de Encerramento)
Data: 25/04 (domingo)
Horário: 18h
Onde: www.jazznakombi.com.br/favelajazzfestival.
Gratuito
Fonte: Build Up Media