Em turnê, Leandro Maia lança LP Guaipeca em Porto Alegre e segue para a Costa Rica

Ainda em setembro, músico gaúcho apresenta-se no complexo cultural Theatro São Pedro no dia 8 e segue em turnê por três cidades do país centro-americano.

Em turnê, Leandro Maia lança LP Guaipeca em Porto Alegre e segue para a Costa Rica

O show de lançamento do LP Guaipeca: uma ilusão autobiográfica, de Leandro Maia, acontece dia 8 de setembro (sexta-feira), às 19h, no palco do Teatro Oficina Olga Reverbel do complexo cultural Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N). “Guaipeca: uma ilusão autobiográfica” é o espetáculo de Leandro Maia que celebra o lançamento de seu quarto disco, realizado através de financiamento coletivo. Ingressos à venda no site do Theatro São Pedro.

O show conta com participações de Marcelo Delacroix (voz), Ronald Augusto (voz), Maria Falkembach (performances) e João Marcos “Negrinho” Martins (contrabaixo acústico).

Vinculado ao documentário “Paisagens – O Filme”, dirigido por Juliano Ambrosini e Nando Rossa, da Bumbá Produtora de Conteúdo, o show comemora mais de duas décadas de carreira musical do artista e suas andanças pelo mundo com as faixas que compõem o álbum e também canções inéditas.

Guaipeca, por sua vez, será lançado exclusivamente no formato de LP – disco de vinil. Os discos estão à venda na página do artista, onde também é possível solicitar acesso virtual às músicas. “Guaipeca: uma ilusão autobiográfica” não será disponibilizado em outras plataformas de streaming, após uma avaliação do autor sobre o panorama do mercado digital.

- Publicidade -

O espetáculo apresenta o olhar de Leandro sobre o Brasil e o Sul Global, após quatro anos no exterior, tendo como mote sua entrada clandestina na Argentina em 2006, passando pelas experiências na Costa Rica, entre 2008 e 2011, sua permanência em Pelotas (RS) e suas passagens pela Inglaterra, Holanda, França e Espanha (2015 a 2019).

A convite da Embaixada do Brasil em San José, Leandro embarcará depois do show em turnê por três cidades do país centro-americano pelo programa de Diplomacia Cultural. Lá, apresenta em formato solo o show Zaguates Guaipecas – zaguate é o equivalente “tico”, expressão relacionada aos habitantes da Costa Rica, para vira-lata – em shows dias 12, 13/09 e 16 de setembro nas cidades de Heredia, San José e Alajuela.

As canções homenageiam personagens da literatura e personalidades da canção mundial como os costarriquenhos Walter Ferguson (1919-2023) e Max Goldenberg, Chartwell Dutiro, do Zimbábue (1957-2019) e os gaúchos Dona Conceição dos Mil Sambas (Pelotas), o riograndense Aparício Torelly, o Barão de Itararé (1895-1971), e Jerônimo Jardim (1944-2023), compositor gaúcho falecido recentemente e parceiro de Leandro na faixa Feito São Thomé.

O álbum é composto por 12 composições autorais, entre elas o Guaipeca que dá nome ao LP. As músicas Milagres do Barão de Itararé, Infinito e Além (Ia) e Perto de Você foram criadas com apoio do 1° Concurso Ibero-Americano de Composición de Canción Popular Ibermúsicas. Além da parceria com Jerônimo Jardim, outros parceiros compõem Guaipeca com Leandro: Pablo Lanzoni e Ronald Augusto.

A Costa Rica ocupa lugar de destaque na canção Raining in Cahuita, praia do Caribe onde Leandro teve a honra de conhecer o mestre do calypso Walter Ferguson. O músico gaúcho tem colaborado com artistas centro-americanos como Dionísio Cabal (em memória), Manuel Monestel, do Grupo Cantoamérica, e Stephie Davis, tendo recentemente produzido faixas para seu último disco “Queen of the Sea”.

Que bicho é esse? 

Guaipeca é como se chama o cachorro vira-lata. Uma palavra de origem indígena, muito utilizada no sul do país para o “cachorro de rua”, “bicho solto”. Desde a vida sem documentação, no Brasil, antes de 2006 até o doutorado na Inglaterra, até 2019, Leandro relata diversas experiências como vira-lata em sua “ilusão autobiográfica”, passando pela conclusão de que sempre fora um vira-latino, mais do que um vira-lata.

Guaipeca é avatar, o alter ego, o duplo do artista escolheu para contar histórias em três eixos narrativos interligados: o amor, o humor e a política (crítica social), sendo o humor a grande novidade do disco, em canções como Lourdes e o Esquerdomacho, As vaca ouvindo Mozart e Minha Barba é meu Blush, dedicada à Rita Lee

O escritor e professor de Literatura Luís Augusto Fischer designa Guaipeca, em seu Dicionário de Porto-Alegrês (2007), o “cachorro de raça qualquer, ou melhor, de raça indefinida. Mais raramente se usa para gente interiorana e bruta, não acostumada com a cidade”.

Conforme o memorável escritor fronteiriço Aldyr Schlee, em seu “Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Riograndense” (2019), o Guaipeca é um “cusco, cachorrinho, cachorro de pequeno tamanho e de raça indefinida”.

Em Guaipeca, não se trata de louvar o complexo de vira-lata criticado por Nelson Rodrigues, mas de celebrar a vira-latinice do sul global. Guaipeca não tem complexo de vira-lata. A vira-latinice guaipeca descoloniza, ao mesmo tempo em que problematiza identidades e estereótipos. Para o vira-latino, fronteiras não são barreiras ou divisórias, mas superfícies de contato.

Sobre Leandro Maia 

Leandro Maia possui três discos autorais: Palavreio (2008, produzido por Pedrinho Figueiredo), Mandinho (2012, produzido por Leandro e Luiz Ribeiro) e Suíte Maria Bonita e Outras Veredas (2014, produzido por André Mehmari). Recebeu o 1º Prémio Ibermúsicas de Composición de Canción Popular, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos. 

Recebeu o Troféu Brasil-Sul de Música como intérprete, melhor projeto visual e melhor disco infantil (para Mandinho). Possui cinco Prêmios Açorianos de Música (Grupo MPB, Revelação, Intérprete, Disco Infantil), um Troféu RBS Cultura e diversas indicações como compositor e melhor espetáculo. Em 2020, lançou o filme Paisagens, dirigido por Juliano Ambrosini e Nando Rossa. 

Leandro Maia é PhD em Música (Songwriting) pela Bath Spa University, Mestre em Letras (UFRGS) e Licenciado em Música (UFRGS). É professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), junto aos Cursos de Bacharelado em Música e Especialização em Artes.

Em turnê, Leandro Maia lança LP Guaipeca em Porto Alegre e segue para a Costa Rica

Capa Guaipeca – crédito: Lucas Bibi de Mello e Patrick Tedesco

Serviço:

Leandro Maia | Show de lançamento do LP Guaipeca: uma ilusão autobiográfica:

Dia 8 de setembro (sexta-feira), às 19h

Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel do complexo cultural Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N) em Porto Alegre (RS)

Quanto: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia-entrada) 

Ingressos: theatrosaopedro.rs.gov.br/guaipeca

Faixas do disco:

1) Guaipeca

2) Perto de Você

3) Raining in Cahuita (para Walter Ferguson)

4) Infinito e Além (Ia)

5) On the same side

6) Deus na Laje – parceria com Pablo Lanzoni (música)

7) Feito São Thomé – parceria com Jerônimo Jardim (letra)

8) quem já viu – parceria com Ronald Augusto (letra)

9) Milagres do Barão de Itararé

10) Minha Barba é Meu Blush

11) Lurdes e o Esquerdomacho

12) As Vaca Ouvindo Mozart

Ficha técnica:

Produzido por Luciano Mello

Masterizado por Marcos Abreu

Gravado por Leandro Maia e Luciano Mello no Téu Téu Studio, Laranjal (Pelotas), entre julho e setembro de 2022

Editado e Mixado por Luciano Mello

Mixado por Luciano Mello no Quatro

Edição de vozes: Rodrigo Esmute Farias

Capa e Encarte, Arte e Fotografias: Patrick Tedesco

Guaipeca da Capa e Encarte: Rei Lucas Bibi de Mello e Tedesco

Links do artista:

https://www.leandromaia.com.br

Compartilhe este Artigo

Três métodos contraceptivos que raramente falham Três métodos contraceptivos que raramente falham

Se você busca métodos contraceptivos eficazes, esses três são altamente confiáveis para evitar uma gravidez indesejada. No entanto, vale lembrar que nem todo método é

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.