A aclamada artista plástica Bianca Branco vai apresentar parte da sua obra na exposição “DIGNIDADE”, que estreia na sexta-feira, dia 23 de junho, às 14h, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, no Centro. A entrada é gratuita e a temporada vai até 31 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Na exposição, a artista vai apresentar a versatilidade de uma obra autêntica e singular, que inclui pinturas em acrílico e uma paleta de cores vibrantes, permeando o grafite, o abstrato, a figura feminina e a religiosidade.
– Eu busco transformar tudo ao meu redor, vendo beleza e potencial onde outros só veem lixo – conta Bianca.
Arte para refletir o valor humano
- Publicidade -
Com curadoria de Marcelo Valle e OMarcca a convite da procuradora Patrícia Carvão, da Coordenadoria Geral de Dignidade da Pessoa Humana, a exposição “DIGNIDADE” abre espaço para 29 artistas trazerem, através de suas obras, reflexões sobre essa palavra tão corriqueira e tão profunda que não há quem não a entenda e não há quem não a confunda.
Origina-se do latim dignĭtas, cujo significado atual faz referência ao “valor” do indivíduo enquanto ser humano. A dignidade está no alto dos edifícios e dorme sob as marquises, maltrapilha ou bem-vestida, dignidade é parte da vida, na maioria das vezes sofrida.
Princípio norteador, a dignidade da pessoa humana constitui um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. É quase impossível pensarmos em dignidade sem atrelá-la a um direito humano. O acesso e a efetividade dos direitos à saúde, à educação, à espiritualidade, à moradia, à alimentação, ao trabalho, à terra, à integridade física, à opção sexual, ao envelhecimento digno, à comunicação, direito de circular livremente, dentre outros, são direitos básicos inerentes a todo indivíduo. Tudo que atenta contra a condição humana é indigno.
Talento no DNA e admiradores famosos
Nascida em uma família de artistas, Bianca Branco é carioca e trilhou o mesmo caminho de forma autodidata. Influenciada pelo estilo de seu pai, o artista plástico Di Branco, mostrou interesse pela pintura e começou a entalhar aos 7 anos de idade. No entanto, foi a partir dos 15 que ela começou a levar a pintura a sério e, aos 20, já vivia exclusivamente de sua arte.
Com uma personalidade forte e marcante, já realizou diversas exposições coletivas e individuais, tanto no Brasil quanto no exterior, conquistando uma legião de admiradores pelo mundo. Entre os famosos que prestigiam seu trabalho, estão nomes como o ator Henri Castelli, a atriz Dandara Mariana, o jogador de futebol Alexandre Pato e a empresária Barbara Berlusconi.
– A minha obra é plural, como o povo, como a vida. Retrato as diversas vertentes da arte buscando novas possibilidades – reflete.
Serviço:
Exposição “DIGNIDADE”
Local: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na Avenida Marechal Câmara, 370, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Estreia: 23 de junho, sexta-feira, a partir das 14h
Temporada: de segunda a sexta, das 9h às 17h, até 31 de julho
Entrada: gratuita
Mais informações: