Raphael Pippa faz das janelas uma ponte com o mundo externo em novo clipe, “Parapeito”

 

Raphael Pippa é um cantor e compositor carioca que celebra as raízes afro-brasileiras, sertanejas e nordestinas de suas origens familiares em um trabalho multifacetado apresentado no EP de estreia solo, “Tombo de Coragem”. Agora, o artista prepara um mergulho ainda mais profundo no novo single e clipe, “Parapeito”. A faixa reflete sobre o atual momento de isolamento social e propõe uma conexão através das janelas – sejam elas físicas ou emocionais. 

 

Assista a “Parapeito”: https://youtu.be/Oe1ZyvR4oZk

- Publicidade -

 Ouça “Parapeito”: https://smarturl.it/Parapeito

 

A composição surgiu justamente na primeira fase da atual pandemia, quando as janelas das casas foram ressignificadas por muitos como um canal possível com o mundo externo, além de ser um local propício para a reflexão sobre desejos e vontades. Ao dar voz às suas próprias inseguranças e emoções, Raphael Pippa transformou “Parapeito” em um grande convite a olhar para fora e a abraçar as mudanças trazidas pelo vento. 

               

“Neste lançamento procuro representar essa saudade em forma de amor, a capacidade de olhar-se e nutrir-se desse momento de solidão como forma de crescer e se autodescobrir também. Quero representar a expectativa desses reencontros durante e pós-pandemia, de antigos e novos amores. Pela urgência que estou em falar sobre esse momento de introspecção que vivi no começo da quarentena e que vi muitos seguidores, amigos e pessoas próximas se identificando, queria falar de amor de forma a considerar que precisamos lidar como nossos vazios e desencontros ao mesmo tempo. Procurar a paz em si para doar-se a uma vida amorosa”, explica Raphael. 

 

O clipe combinou a necessidade de usar apenas uma locação, devido ao isolamento, com a praticidade de filmar na própria casa do artista e também com o conceito da faixa, representando as diversas janelas como acesso aos sonhos e aos desejos. Propondo uma relação entre a inquietude da saudade e a tranquilidade da solitude, os produtores Pedro Erthal e Victória Roque e o figurinista Andrey Alves traduziram o recolhimento, a reflexão e a renovação na cor branca, remetendo também a um resgate da ancestralidade tão presente no trabalho de Pippa.

 

Cria do Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, e após uma longa vivência com a música iniciada ainda na adolescência, Raphael Pippa usou sua experiência nos palcos acumulada ao longo dos anos integrando bandas para desenvolver um trabalho autoral voltado para a diversidade de ritmos brasileiros. 

 

O EP “Tombo de Coragem” veio para marcar esse salto no desconhecido. Lançado em 2017 com quatro faixas, o trabalho ganhou clipes e rendeu também um show, que passou por palcos importantes do Rio de Janeiro e Goiás.

 

Toda essa jornada reflete uma busca por uma identidade musical própria, um mergulho interno em canções pessoais. Raphael é neto de retirantes do nordeste e herdeiro da musicalidade sertaneja por parte da avó materna Teresa Gouveia, que foi violonista de uma família de músicos da cidade de Soledade, no cariri paraibano. A redescoberta dessas origens brota naturalmente na sonoridade de Pippa, que celebra sua ancestralidade musical até encontrar-se com o rock, o samba e o carnaval e criar um trabalho onde amor, diversidade, vida, política e as lutas diárias são celebrados.

 

Agora, Raphael Pippa alça novos voos e “Parapeito” é apenas o primeiro capítulo dessa nova fase. O single está disponível nas principais plataformas de streaming, e o clipe, no canal de YouTube do artista.

 

Fonte: Build Up Media

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.