Álbum “Arraiá da Aydê” celebra a junina com canções autorais e releituras de clássicos

Além do disco com lançamento no próximo dia 26 (sexta-feira), o projeto terá show de lançamento e oficinas artísticas gratuitas

Álbum “Arraiá da Aydê” celebra a junina com canções autorais e releituras de clássicos
Capa do lançamento (Foto de Vagner Brandão e arte de Juliana Nakaharada)

Contemplado na terceira edição do fomento ao forró da Secretaria Municipal de São Paulo, o novo álbum da cantora e compositora cearense Aydê celebra a tradicional festa junina, com canções temáticas inéditas e autorais e quatro releituras de canções do gênero consagradas. Intitulado “Arraiá da Aydê”, o projeto também terá um show na capital paulista e uma série de oficinas que inclui canto, forró, musicalização infantil e elaboração de projetos. 

O álbum, que chegará às plataformas no próximo dia 26 (sexta-feira), é dedicado ao ritmo arrasta-pé e destinado especialmente ao público jovem. Dentre as oito faixas, metade são autorais. Para Aydê, pode ser proveitoso para a juventude, uma vez que poucos lançamentos neste período do ano são deste gênero musical. Quanto as demais faixas, são regravações de canções já conhecidas do grande público: “Olha pro céu”, “Rindo à toa”, “Olhinhos de fogueira” e “São João na roça”. O álbum conta ainda com o lançamento de 4 videoclipes e 3 participações especiais que inclui a cantora pernambucana Vera Freitas, a cantora paulistana Neide Nazaré e o Trio Beijo de Moça. 

Segundo Aydê, o projeto tem várias finalidades. Como todas as ações de “Arraiá da Aydê” serão gratuitas, ela espera, assim, democratizar o acesso à cultura e bens culturais, o que se estende também para a acessibilidade, já que o show terá intérprete LIBRAS. Outra finalidade é dar voz e fortalecer a presença feminina na música brasileira e, em especial, fortalecer a cena artística entre mulheres compositoras. Assim, a proposta de Aydê é colaborar na construção de mais diversidade dentro da música brasileira.

Faça o pré-save

- Publicidade -

“Arraiá da Aydê”, é mais um capítulo na carreira desta cantora e compositora cearense, produtora cultural pelo Senac Lapa Scipião/SP e bacharel em Canto Popular pela Faculdade FMU/FIAM-FAAM. Em carreira solo desde 2018, tem onze lançamentos disponíveis nas plataformas, incluindo o álbum “Raízes” (2023), e clipes de algumas canções no Youtube.

Radicada em São Paulo, Aydê já passou por diversos e relevantes palcos brasileiros e programas de entrevistas. O engajamento da artista com seu público a fez ser indicada em 2020 e 2022 ao Prêmio Profissionais da Música (PPM), sendo finalista em três categorias. 

Sua sonoridade é característica, uma vez que se baseia na mescla entre a Nova MPB e ritmos tradicionais do cancioneiro popular brasileiro, em especial, do Nordeste, como o xote, reggae, baião, cantigas de roda, e outros. Em algumas canções, essa sonoridade também carrega a força da música afro-brasileira. Quanto às letras de suas canções, Aydê se inspira em suas origens cearenses, exaltando suas lembranças e vivências. Porém, mais do que isso, as letras de Aydê são diversificadas, relatando as situações do cotidiano, com mensagens de reflexão e positividade. 

Ficha Técnica do álbum                                                                                                                                 

Produção Musical: Cicinho Silva                                                                 

Contrabaixo: Omar Campos

Guitarra: Omar Campos                                                                                                                  

Zabumba e Triângulo: Neide Nazaré                                                                             

Percussão Geral: Nathalie Magalhães

Faixas

Músicas de autoria de Aydê: “A Magia do São João”, “Voa Meu Balão”, “Sonho”, “Fogueira”.

“Olha pro céu” José Fernandes / Luiz Gonzaga

“Rindo à toa” – Tato 

“Olhinhos de fogueira” – Luiz Fidélis

“São João na Roça” – Luiz Gonzaga / Zé Dantas 

Clipes com participações especiais de Vera Freitas (Faixa “Sonho”), Neide Nazaré (“Fogueira”) e Trio Beijo de Moça (“Voa Meu Balão”).

Show de lançamento do álbum (04/06)

Local: Casa de Cultura da Freguesia do Ó – Salvador Ligabue 

Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó, São Paulo.

Classificação livre

Duração de 60 minutos

Compartilhe este Artigo

Banda Mahi lança single de MPB Pop com Arnaldo Brandão Banda Mahi lança single de MPB Pop com Arnaldo Brandão

Se a importante proposta da banda Mahi é de valorizar a família, os relacionamentos e o romantismo, seu novo single é a validação certeira. A

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.