“Beijo de borboleta”, livro de estreia da escritora Vanessa Guimarães, apresenta a detetive Joanna Guivel, que vai até um bairro nobre de Florianópolis para resolver um caso de desaparecimento aparentemente indecifrável. Com lançamento agendado para a 1ª edição da FLISP (Festa Literário de São Paulo), dia 08 de novembro de 2020, a obra se propõe a levantar reflexões por meio de um suspense carregado de revelações.
A história gira em torno do caso de Nicole, uma criança de 5 anos que repentinamente sumiu durante a madrugada dentro da própria casa. A família da pequena tem o histórico exposto na mídia e a população pressiona Vicent Aquires, o investigador responsável, por respostas. Encontrando dificuldades, inspetor solicita a ajuda da renomada detetive Joanna Guivel, que a medida que vai descobrindo as brechas do mistério, traz à tona traumas relacionados a um drama familiar.
Inspirada em grandes nomes da literatura, como Agatha Christie, Tess Gerritsen, C.J. Tudor, a autora Vanessa Guimarães apresente seu alter ego na protagonista: “Talvez tenha dado vida a uma versão de mim mesma por essa necessidade de viver de forma tão intensa.”, disse em entrevista ressaltando a forma intelectualmente brilhante que Joanna Guivel utiliza para conquistar espaço e romper barreiras sem perder a sensibilidade.
“Beijo de borboleta” é o primeiro livro de Vanessa Guimarães, mas a escritora afirmou que Joanna Guivel estará presente em outras narrativas.
Sobre o livro
Quando o repentino desaparecimento de uma criança choca a população de Florianópolis, a imprensa aproveita o histórico familiar da vítima para estampar as manchetes com matérias sensacionalistas. Pressionado a alcançar resultados em um caso popularmente conhecido, o investigador responsável se vê obrigado a pedir ajuda a Joanna Guivel, que chega à cidade especialmente para ajudá-lo a elucidar os fatos. Rapidamente, a renomada detetive mergulha no complicado crime e, conforme as peças vão se encaixando em sua mente com uma precisão cirúrgica, ecos de traumas pessoais se unem a mentiras, segredos, traições e mortes, fazendo-a perceber que até anjos podem esconder demônios dentro de si.
Sobre a autora
Vanessa Guimarães nasceu em 1975, no Rio de Janeiro. Sempre viveu entre investigações, pesquisas e diagnósticos, mas não como detetive ou perita — um sonho da adolescência, quando já era fã dos romances policiais —, e sim como biomédica. Leitora voraz desde criança, sempre soube que seu fascínio pela literatura policial traria algo grandioso à tona, o que se concretizou com seus escritos. Atualmente, reveza sua moradia entre o Brasil e Portugal, atuando como biomédica no Rio de Janeiro e como escritora em Lisboa. Beijo de borboleta é sua publicação de estreia, e foi a maneira encontrada pela autora para dar vida à brilhante detetive Joanna Guivel, seu alter ego.
Rede social
Instagram: @vanessaguimaraesv
Fonte: Victor Tadeu