Oitenta e duas mulheres, incluindo Cate Blanchett e Ava DuVernay, marcharam no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes no sábado para protestar contra a desigualdade entre gêneros no festival e na indústria cinematográfica.
Os membros do grupo incluíam atrizes, diretores e outras mulheres na indústria cinematográfica, incluindo Kristen Stewart, Salma Hayek e a diretora da “Mulher Maravilha” Patty Jenkins, segundo o site Celebs.
Blanchett, a presidente do júri do festival deste ano, liderou o grupo e leu um comunicado das etapas do Palais des Festivals, acompanhado pela diretora de cinema francesa Agnes Varda, que leu a declaração em francês.
Em seus comentários, Blanchett explicou o significado do número 82.
- Publicidade -
“Nessas medidas, hoje, estão 82 mulheres representando o número de diretores do sexo feminino que subiram essas escadas desde a primeira edição do Festival de Cannes em 1946”, disse ela, segundo o The Hollywood Reporter. “No mesmo período, 1688 diretores do sexo masculino escalaram essas mesmas escadas. Nos 71 anos deste mundialmente famoso festival houve 12 mulheres chefes de seus júris. ”
Ela acrescentou que 71 diretores do sexo masculino receberam o Palme d’Or, o prêmio de maior prestígio do festival. Apenas uma diretora feminina, Jane Campion, em 1993, recebeu a Palme d’Or, embora Varda tenha ganho uma Palme d’Or honorária em 2015.
“As mulheres não são uma minoria no mundo, mas o estado atual da indústria diz o contrário“, disse Blanchett. “Estamos juntos nestes passos hoje como um símbolo da nossa determinação em mudar e progredir.“
A marcha foi planejada pelo “5050 by 2020”, um movimento francês dedicado à igualdade de gênero no cinema. A declaração coincide com o anúncio do Festival de Cannes de que assinará “compromissos concretos e fortes” com a diversidade na segunda-feira, mas não está claro quais serão esses compromissos.
Fonte: Ronaldo Marcos