Mulheres tomam o tapete vermelho de Cannes para protestar contra a desigualdade no cinema

Oitenta e duas mulheres, incluindo Cate Blanchett e Ava DuVernay, marcharam no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes no sábado para protestar contra a desigualdade entre gêneros no festival e na indústria cinematográfica.

Os membros do grupo incluíam atrizes, diretores e outras mulheres na indústria cinematográfica, incluindo Kristen Stewart, Salma Hayek e a diretora da “Mulher Maravilha” Patty Jenkins, segundo o site Celebs.

Blanchett, a presidente do júri do festival deste ano, liderou o grupo e leu um comunicado das etapas do Palais des Festivals, acompanhado pela diretora de cinema francesa Agnes Varda, que leu a declaração em francês.

Em seus comentários, Blanchett explicou o significado do número 82.

- Publicidade -

Nessas medidas, hoje, estão 82 mulheres representando o número de diretores do sexo feminino que subiram essas escadas desde a primeira edição do Festival de Cannes em 1946”, disse ela, segundo o The Hollywood Reporter. “No mesmo período, 1688 diretores do sexo masculino escalaram essas mesmas escadas. Nos 71 anos deste mundialmente famoso festival houve 12 mulheres chefes de seus júris.

Ela acrescentou que 71 diretores do sexo masculino receberam o Palme d’Or, o prêmio de maior prestígio do festival. Apenas uma diretora feminina, Jane Campion, em 1993, recebeu a Palme d’Or, embora Varda tenha ganho uma Palme d’Or honorária em 2015.

As mulheres não são uma minoria no mundo, mas o estado atual da indústria diz o contrário“, disse Blanchett. “Estamos juntos nestes passos hoje como um símbolo da nossa determinação em mudar e progredir.


A marcha foi planejada pelo “5050 by 2020”, um movimento francês dedicado à igualdade de gênero no cinema. A declaração coincide com o anúncio do Festival de Cannes de que assinará “compromissos concretos e fortes” com a diversidade na segunda-feira, mas não está claro quais serão esses compromissos.

Fonte: Ronaldo Marcos

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.