PT   |  ES |   EN

|

Olívia de Amores lança clipe e game onde faz uma releitura feminista e LGBT+ de Super Mario Bros

 

Em um visual bem familiar surge a protagonista do jogo, Maria, uma mulher negra e lésbica, que é  incumbida da missão de resgatar a princesa amada. Para tanto, ela precisa enfrentar várias fases, combatendo machismo, preconceitos, homofobia e estigmas sociais. Essa é a proposta do game “Super Maria Sis”, referência ao clássico Super Mario Bros que é lançado para plataformas mobile e como clipe para o single “Só Vamo”, da cantora e compositora Olívia de Amores.

Um dos destaques da nova cena musical amazonense, Olívia se prepara para lançar seu primeiro álbum e antecipa o disco com esse projeto multimídia. O jogo, idealizado pela artista, é composto por diversos desafios com intensidades e mecanismos reformulados, o preconceito vivido por negros, mulheres, homossexuais, inclusive o machismo que ainda mata mulheres, uma constante da história mais antiga até os dias de hoje.

- Publicidade -

“O game tem relevância no contexto atual em que, ao passo que ganhamos mecanismos de combate à homofobia, machismo e racismo, pessoas ainda morrem ou têm suas vidas afetadas pelo preconceito. A sociedade precisa acompanhar essa evolução e a cultura é um instrumento de mudanças profundas nas subjetividades das pessoas. Arte muda a percepção das pessoas quanto o que é ‘certo’, ‘bonito’. ‘Super Maria Sis’ traz o protagonismo para uma mulher negra lésbica, uma personagem que está inserida em várias intersecções de vulnerabilidade e, de forma heroica, consegue tirar a princesa de perigo, superando seus próprios medos”, conta Olívia, ela mesmo uma mulher negra e lésbica com muito orgulho.

Empunhando sua guitarra, Olívia de Amores faz um som ao mesmo tempo delicado e sujo, com reflexões memorialistas e temáticas urbanas refletindo uma nova juventude amazonense. Olívia é multi-artista manauara e atualmente grava todos os instrumentos de seu álbum de estreia ao mesmo tempo que abre seu coração em transposições visuais de todas as faixas. 

A ser lançado em breve, “Não é Doce” terá produção musical de Bruno Prestes e masterização do americano Steve Fallone, que trabalhou com artistas como The Strokes, Arcade Fire, Interpol e Adele, entre outros. Com o disco, Olívia coroa uma trajetória iniciada com a banda Anônimos Alhures e agora ampliada com uma carreira solo onde assume todas as suas facetas, de compositora, instrumentista, intérprete, roteirista e diretora.

O projeto será confessional, contando com a gerência criativa da artista em cada instrumento e videoclipe – todas as canções ganharão um, dirigido por ela. Já foram reveladas “La Cancionera”, “Sankyu”, “Post-it”, “Plano baixo”, “Abisso” e “Segunda-feira”, inspiradas por paixões, saudades, perdas e sonoridades diferentes. Agora, “Só Vamo” soma a essas faixas. O clipe, que é um gameplay, está disponível no YouTube e o jogo está disponível para celulares Android.

Veja “Só Vamo”: https://youtu.be/DWFB2DUAubcO

Baixe o jogo:

Android – http://bit.ly/SuperMariaSisAndroid

 

Veja “Abisso”: https://youtu.be/QG7oXa3STEM

Veja “Post-It”: https://youtu.be/7eLtFfF8_k4

Veja “Plano Baixo”: https://youtu.be/z8zwx-HsT2w

Veja “Segunda-Feira”: https://youtu.be/VNnLxo2x_Pc

Veja “Sankyu”: https://youtu.be/Zwtxpe6yCps

Veja “La Cancionera”: https://youtu.be/YD6DQ2j30xU

 

Ficha técnica:

 

Letra, música, arranjos: Olívia de Moraes

Produção musical: Bruno Prestes

Roteiro e concepção: Olívia de Moraes

Criação do videogame: Felipe Lobo / Flameseed

Character design: Amanda Muniz

Edição do vídeo: Felipe Lobo

Fonte: Daniel Pandeló Corrêa

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.