PT   |  ES |   EN

|

Mariano Marovatto atualiza cancioneiro alternativo da MPB no EP “Canções Para a Juventude”

O cantor, compositor e instrumentista carioca Mariano Marovatto visita um cancioneiro atípico passeando por décadas da música popular brasileira para um retrato do país de 2021 no EP “Canções para a Juventude”. De Sérgio Sampaio (“Filme de Terror”) a Itamar Assumpção (“Sutil”), passando por Chico Buarque e Odair José, o trabalho está disponível em todas as plataformas de música digital.

 

Ouça “Canções para a Juventude”: https://smarturl.it/MarovattoEP

 

- Publicidade -

O repertório inesperado afina-se ao título irônico. “Canções para a Juventude” sugere que o artista se vista de doutrinador. Se décadas atrás o conceito fazia sentido, hoje em dia propor um conceito programático num álbum direcionado à juventude soa anacrônico e  descabido. Mariano joga com tal formulação. O EP tem canções politizadas, como “Funeral de um lavrador”, e extremamente frívolas, como “Horóscopo”. Os dois assuntos, porém, fazem parte do repertório adolescente e possuem importâncias equivalentes no contexto neoliberal no qual as ideias se sustentam na corda bamba do algoritmo.

 

De volta ao Brasil depois de uma temporada de três anos em Portugal – onde lançou o álbum folclórico experimental “Selvagem” (2016), seu terceiro trabalho solo -, Mariano Marovatto faz do projeto o início de uma reconexão com as suas raízes brasileiras. Artista múltiplo, publicou livros como “Estirâncio” (7Letras, 2019),  e “Vinte e cinco poemas”, em parceria com Chico Alvim (Luna Parque, 2015), além dos discos “Aquele amor nem me fale” (Bolacha, 2010), “Praia” (Maravilha 8, 2013) e “Selvagem” (Embolacha, 2016). 

 

Recentemente organizou “Doutor Caneta”, reunião de contos do poeta e compositor Cacaso (Companhia das Letras, 2020), e a versão em português de “Silêncio”, o grande livro do compositor norte-americano John Cage (Cobogó, 2020). Doutor em literatura brasileira pela PUC-Rio, Mariano foi também apresentador e roteirista do programa musical Segue o Som na TV Brasil entre 2009 e 2016. 

 

O artista reserva a outra metade de 2021 para o lançamento de seu próximo disco, ainda sem título. Enquanto isso, “Canções para a Juventude” pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming.

 

Fonte: Build Up Media

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.