Yamí continua websérie musical com apresentação com Fernanda Sant’anna
O caldeirão sonoro de Yamí, duo que une o violoncelo e experimentações do italiano Federico Puppi ao mar de percussões do baiano Marco Lobo, se mistura ao canto ancestral de Fernanda Sant’anna no novo episódio da sua websérie. A iniciativa é viabilizada por meio do edital #retomadacultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ, através da Lei Aldir Blanc e está disponível para acesso de todos, inclusive com tradução em Libras.
Assista ao episódio “Yamí Ao Vivo Na Toca Do Bandido – Episódio 2 – Participação Fernanda Santanna”: https://youtu.be/BqChw-qHe3g
A gravação aconteceu no lendário estúdio Toca do Bandido, onde Yamí recebeu Fernanda, Rita Benneditto e de onde interage virtualmente com o artista camaronês Njamy Sitson, direto da Alemanha – cada convidado abrilhantando um episódio diferente. Mesclando a intensa energia de suas apresentações com a candura dos músicos em seus bate-papos, o projeto dá novo fôlego ao repertório do álbum homônimo lançado em 2019.
“Essa websérie musical em 4 capítulos é um formato que criamos para poder gravar a energia da performance, do ‘ao vivo’ e também poder mostrar um pouco do backstage, das ideias que estão por trás do YAMÍ. Aproveitar esse formato para poder mostrar o que num álbum ou num show não dá pra ver”, conta Lobo. “O primeiro capítulo apresenta a nossa sonoridade, a nossa busca musical. No segundo, apresentamos nossa primeira convidada, a Fernanda Sant’anna, com umas releituras que ficaram interessantíssimas na voz dela”, complementa Puppi.
Assista ao primeiro episódio: https://youtu.be/qqQkVBBUHMw
Uma ponte entre o passado e o presente, o ancestral e o moderno é o ponto de partida do disco “YAMÍ”, em um encontro que ultrapassa barreiras. O violoncelo elétrico de Puppi se mescla à percussão orgânica de Lobo, criando uma irresistível mistura que passa pela música brasileira, sons étnicos e aterrissa em beats. O resultado é um álbum plural com sete faixas, reunindo musicalidades diversas e parcerias. Yamí é um encontro de culturas e tempos diferentes, onde ancestralidade e futuro dançam juntos.
Ouça “YAMÍ”: http://smarturl.it/YamiAlbum
Assista ao clipe “Yamí”: https://youtu.be/w0gf3rYv_N0
Italiano radicado no Brasil, Federico Puppi é violoncelista e lançou os álbuns solo “Canto da Madeira” e “Marinheiro de Terra Firme”. Como produtor, trabalhou ao lado de Maria Gadú no disco “Guelã”, indicado ao Grammy Latino, entre outros nomes da cena brasileira.
Já Lobo é um dos grandes nomes da percussão no Brasil, com três álbuns solo e tendo trabalhado com artistas importantes, tais como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Virginia Rodrigues, Lenine, João Bosco, Ivan Lins e Marisa Monte. Além disso, ele tem desenvolvido projetos com músicos de todo o mundo, como o baterista Billy Cobham e o trio Elf, e ainda participa do grupo World Percussion Ensemble. A percussão de Lobo em Yamí inclui, além dos atabaques, instrumentos do folclore brasileiro como berimbau, gungas e tambor onça, além de pads eletrônicos e outros instrumentos experimentais como hang drum, tubos e sucatas.
Para este novo projeto em vídeo, os músicos se reencontram com a cantora Fernanda Sant’anna, com quem gravaram “Mamãe Oxum”. O trabalho de Fernanda é inspirado na natureza, em todas as suas formas e cores, remetendo às raízes e aos ancestrais e traz uma nova camada para os ritmos propostos por Yamí.
A série de pocket shows está disponível no canal dos músicos no YouTube: http://bit.ly/YamiYouTube
De Leve, Daniel Shadow e Erik Skratch lançam álbum conjunto “Poesia Rústica”
A cultura hip hop em seus quatro elementos – o breakdance, graffiti, o MC e o DJ –...
Sad Theory apresenta e disserta nova identidade visual minimalista
A banda de death metal Sad Theory está concluindo as gravações de seu sétimo disco de...
Pedro Mann lança trilogia de clipes com “Faz Um Bem”
O cantor e compositor carioca Pedro Mann explora as diferentes formas de amor na trilogia “Asa”,...
Please Use Right Excuses lança “Pure Quarantine”, EP mergulha fundo no rock dos anos 90 e 00
Please Use Right Excuses é uma banda influenciada pelos anos 90 e 00, com bandas como Nirvana,...
?Você certamente não conhece os usos incomuns desses objetos banais
Os venezuelanos merecem Maduro como presidente?
Artista Sophie Gamand fotografa pit bulls com florais para mostrar seu lado suave e incentivar adoção
Se você se arrepia ao ouvir algumas músicas é porque tem um cérebro especial