PT   |  ES |   EN

|

Grátis e online: confira programação do Favela Jazz Festival

Levando o jazz para seu lugar de origem, o gueto, o Favela Jazz Festival é uma experiência audiovisual em forma de um evento gratuito e online que visa a entreter, divertir, informar e trazer conteúdos que permitam o aprofundamento no contato, vivência e reflexões acerca desse gênero que ainda é visto com muito elitismo. A partir do dia 03/04, em datas não-consecutivas, serão exibidos shows, filmes e cursos no site www.jazznakombi.com.br/favelajazzfestival.

 

A produção do evento é do conceituado Jazz na Kombi, que atua desde 2014 nas ruas de São Paulo, de cidades no interior do estado e até mesmo no Rio de Janeiro e eventos internacionais no chamado “O Menor Festival de Jazz do Mundo”. O evento, que tradicionalmente acontece no Jardim Boa Vista, com a pandemia ganha um novo formato para atingir todas as quebradas. 

 

- Publicidade -

As apresentações foram gravadas em uma pedreira desativada que fica ao lado da comunidade, um local onde as crianças da favela brincam há gerações e que foi transformado no palco do jazz. Entre as performances, nomes consagrados no cenário brasileiro como Bocato Sexteto, além de outros grupos expoentes e inovadores como Conde Favela Sexteto, Átrio Jazz part. Joy Salles e LOQÜAZZ. 

 

A programação inclui também palestras com especialistas da área. Letieres Leite apresenta a aula “O Universo Percussivo Baiano”, método que busca ensinar a música popular brasileira a partir da consciência de um conceito estrutural rítmico ligado às suas matrizes negras. O músico e pesquisador musical Edson Ikê falará das origens negras do gênero em “A História Social do Jazz” e o músico Rob Ashtoffen mostrará a ligação entre essa música e o cinema em “O Jazz como trilha sonora”. 

 

Por fim, a intervenção artística temática “Zoociedade” por Leila Monsegur completa a programação, que se encerra com o filme “Flos & Dona Val”, uma narrativa que une dois cenários e presta honras a duas ilustres personalidades que faleceram no período de produção desta edição do Favela Jazz Festival. O clipe de “Patinete Rami Rami” por Letieres Leite Quinteto é uma homenagem a Flávio Oliveira, artista e produtor cultural baiano; e uma versão jazz da música “Sabiá”, de Luiz Gonzaga por Lilian Estela e banda, compõe uma homenagem à Dona Val, mãe do proponente do projeto, uma das fundadoras da comunidade onde ocorre o festival.  

 

A quarta edição do Favela Jazz Festival foi contemplada pelo ProAc Expresso Lei Aldir Blanc nº 40/2020, realizado com recursos do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Acesse o site www.jazznakombi.com.br/favelajazzfestival para mais informações.

 

SERVIÇO

Favela Jazz Festival 2021

Programação:

 

Zoociedade 

Data: 03/04 (Sábado)

Horário: 16h

 

Bocato Sexteto

Data: 03/04 (Sábado)

Horário: 17h

 

A história Social do Jazz (parte 1) – Edson Ikê

Data: 04/04 (Domingo)

Horário: 16h

 

Conde Favela Sexteto

Data: 04/04 (Domingo)

Horário: 17h

 

A história Social do Jazz (parte 2) – Edson Ikê

Data: 11/04 (Domingo)

Horário: 16h

 

Átrio Jazz

Data: 11/04 (Domingo)

Horário: 17h

 

O Jazz como trilha sonora – Rob Ashtoffen

Data: 18/04 (Domingo)

Horário: 16h

 

LOQÜAZZ

Data: 18/04 (Domingo)

Horário: 17h

 

O Universo Percussivo Baiano – Letieres Leite

Data: 25/04 (domingo)

Horário: 17h

 

Flos e Dona Val (Filme de Encerramento)

Data: 25/04 (domingo)

Horário: 18h

 

Onde: www.jazznakombi.com.br/favelajazzfestival.

Gratuito

 

Fonte: Build Up Media

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.